TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper - Contabilidade nos Negócios Empresariais

Por:   •  20/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  1.298 Visualizações

Página 1 de 8

CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIAS

Jhonatan Rykard dos Santos Costa¹

        

Resumo: Resultado de estudos e pesquisas sobre a Contabilidade nas empresas, este trabalho tem o objetivo de identificar a importância e o papel da contabilidade nos negócios empresariais, bem como conhecer as relações sociais, jurídicas, e econômicas, a política desta relação, seu campo de atuação e a funcionalidade do patrimônio líquido. A pesquisa foi realizada em diversas fontes da internet e em bibliotecas eletrônicas, visando alcançar o aperfeiçoamento das informações obtidas. O estudo mostra de forma simples a complexidade existente entre a contabilidade e o meio empresarial.

Conclui-se que a contabilidade é necessária para todas as empresas para que haja melhores tomadas de decisões, controle de patrimônio e a legalidade de obrigações jurídicas, sociais e econômicas.

Palavras-chave: Negócios empresariais. Importância da contabilidade. Patrimônio líquido. Mercado Empresarial. Conceitos Contábeis. Normas de Contabilidade

Abstract: Result of studies and research on Accounting in companies, this work aims to identify the importance and the role of accounting in business, as well as to know the social, legal, and economic relations, the policy of this relationship, its field of action and equity functionality. The research was carried out in several internet sources and in electronic libraries, aiming at improving the information obtained. The study shows in a simple way the complexity that exists between accounting and the business environment.

It is concluded that accounting is necessary for all companies so that there is better decision making, equity control and the legality of legal, social and economic obligations.

Keywords: Corporate business. Importance of accounting. Net worth. Business Market. Accounting Concepts

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade em negócios corporativos é conceituada como um método de controle de patrimônio líquido e gerenciamento de negócios corporativos. Com base nesse princípio, pressupõe-se que o objeto de pesquisa da contabilidade é o patrimônio líquido. Portanto, esta pesquisa orienta uma compreensão ampla dos conceitos da área, abrangendo as áreas de definição de conceito, aplicação, finalidade e apresentação de eventos contábeis. Uma compreensão total do objetivo da contabilidade significa que, além de inspecionar, e controlar os ativos da empresa, ela também deve fornecer aos clientes serviços abrangentes e dar uma posição clara em face de possíveis obstáculos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é proporcionar aos alunos uma melhor compreensão da contribuição das empresas no campo do desempenho contábil empresarial, e visa comprovar o tipo de relacionamento, objetivos e práticas contábeis. Diante das mudanças econômicas ocorridas no país, o mercado empresarial está cada vez mais exigente, buscando informações mais complexas e de maior qualidade, por isso é necessário preparar-se para o trabalho contábil e dar cada vez mais atenção ao atendimento de todas as necessidades dos empresários destacando-se pela habilidade em oferecer soluções alternativas.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Historicamente a contabilidade sempre ajudou o homem a ponderar seus objetivos por meio de representações numéricas facilitando o controle de seus patrimônios, bem como servindo de modelo para as tomadas de decisões.

 Com a gestão isso não é diferente pois a contabilidade oferece importantes ferramentas que auxiliam o gestor a tomar as melhores decisões utilizando como referência os números.

O planejamento é uma das funções que mais utilizam os dados contábeis. Para que se possa planejar o futuro, a organização necessita de informações relativas ao processo produtivo, como os custos, aos gastos com despesas administrativas, como telefonia, treinamento de funcionários, despesas legais, como o alvará de funcionamento, salários, encargos sobre salários, média de horas-extras nos períodos anteriores, consultoria, auditoria, tecnologia de informação, inventário, fluxo de materiais, entre outras (TESSARI, 2013, p.10).

Ferreira (2010) Faz nos lembrar que como a principal função dos gestores é utilizar os recursos disponíveis, a contabilidade é muito exigida na área de produção. Portanto, os custos, despesas, preços, despesas e despesas de seleção de local são funções vitais e podem até ser considerados vitais em um ambiente de negócios. Os gestores que usam a contabilidade nessas funções tendem a obter resultados positivos.

O processo de avaliação consiste na definição dos resultados esperados, tendo como palco o planejamento estratégico ou as estratégias da organização, o acompanhamento diário do processo, a solução continua dos problemas que ocorrem e revisão final dos resultados conquistados, para elaboração das propostas futuras. (Higa, Neusa e Altoé, Stella Maris Lima, 2015 p.198).

Neste sentido, podemos dizer que a contabilidade tem desempenhado muitas atividades vitais para qualquer sistema organizacional, podendo ser: notificação, cobrança, registro, síntese e explicação do fado que afeta a situação patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade fenômeno. Através da contabilidade, podemos comprovar os aspectos qualitativos e quantitativos do patrimônio. Sem esse controle todo e qualquer negócio está fadado a ser mais sucedido.

A contabilidade é uma atividade fundamental na vida econômica. Mesmo nas economias mais simples, é necessário manter a documentação dos ativos, dividas e das negociações com terceiros. O papel da contabilidade torna-se ainda mais importante nas complexas economias modernas. (CREPALDI, Silvio Aparecido, 1998, p.18).

  1. Conceitos Contábeis

A contabilidade é definida como a ciência social que estuda as variações e a formação do patrimônio. São atributos indispensáveis na informação contábil, prevista em legislação, e que devem revelar a situação real da empresa, concretizando os propósitos jurídicos, sociais e econômicos: a confiabilidade; a tempestividade; compreensibilidade e a comparabilidade. Tais requisitos estão garantidos pelos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Estes requisitos levam a uma conclusão de que os procedimentos tomados pela empresa estão fundados nos dados obtidos da contabilidade, e ela se utiliza destes dados para comparar e avaliar seu comportamento diante dos demais, distinguindo sua posição social perante o mercado como um todo. Caracterizando uma relação mútua entre o contador e o empresário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (224.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com