TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas sobre Contabilidade

Exam: Perguntas sobre Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Exam  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1 (Individual)

Ler o capítulo 1 do PLT e responder as questões a seguir:

a) Qual o objetivo da Contabilidade?

Avaliar a situação econômica e financeira de uma entidade (empresa ou organização). O objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômicos administrativas. Esses objetivos devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões

b) Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da Contabilidade?

c) Quem são os usuários da Contabilidade? Explique.

Os usuários são pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação das empresas e buscam nos instrumentos contábeis suas respostas. Podem ser divididos em usuários internos e externos. São eles, investidores, empregados credores por empréstimos, fornecedores, clientes, governo, e público. O grande desafio da contabilidade é corresponder às necessidades de seus usuários, que são específicas e desta forma, não podem ser atendidas por um objetivo geral, senão o já citado: satisfazer as necessidades dos usuários.

d) O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?

Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, tais como terrenos, edifícios, máquinas, instalações, e assim por diante. Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes, pela tradição no mercado, pelo conceito usufruído na esfera comercial e industrial corporificado pela clientela fixa e permanente e outros também não materializáveis diretamente por objetos físicos.

e) O que são bens, direitos e obrigações? Cite exemplos.

Bens: São objetos que satisfazem a necessidade da empresa, possuem valor econômico podendo ser tangíveis (físico, exemplo Casa, Carro...) e intangível (algo que não existe fisicamente um exemplo seria marcas de empresas) Direitos: São valores a empresa tem para receber de terceiros. As contas seguem com a denominação à receber. Ex: cheque à receber.

Obrigações: São valores que a empresa tem para pagar à terceiros, as contas seguem com a denominação à pagar. Ex: Cheques à pagar.

f) Qual a finalidade de um balanço patrimonial?

O Balanço Patrimonial (BP) é a principal Demonstração Financeira existente (relatório contábil obrigatório por Lei). Ele mostra como de fato está o Patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento (no fim do ano ou em qualquer data predeterminada). O Balanço patrimonial exprime com fidelidade e clareza, a situação real da empresa e, atendidas as peculiaridades desta, bem como as disposições das leis especiais, indicará, distintamente, o ativo e o passivo.

g) Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultado? Cite exemplos

Contas Patrimoniais são aquelas contas que representam o Ativo (indica a existência de Bens e Direitos) e o Passivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com