TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e análise de aspectos formais e fiscais de exercícios contábeis na cidade de Teresopoli

Trabalho acadêmico: Pesquisa e análise de aspectos formais e fiscais de exercícios contábeis na cidade de Teresopoli. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Com o passar do tempo, mudanças importantes na cultura empresarial acontecem, causando impactos diretamente nos negócios. Já foi tempo em que apenas equipamentos e atividades operacionais geravam lucro para as organizações em geral. O olhar empresarial hoje também está voltado para o capital intelectual, ou seja, para as pessoas, pois equipamentos e sistemas sem conhecimento de nada valem sem o conhecimento e a capacidade criativa, bem como a motivação e competência tem um diferencial, abrindo um leque de oportunidades para o crescimento das empresas.

1.1 Objetivo

O trabalho tem como objetivo principal investigar e analisar os aspectos formais e de tributação dos escritórios contábeis na cidade de Teresópolis.

1.2 Metodologia

Revisão de literatura e pesquisa de campo realizada nos escritórios de contabilidade na cidade de Teresópolis através de questionários, na proposta de descobrir quais as formas de registros, formas de tributação, público alvo dos negócios e atividades, e o que os escritórios entendem como mais relevante na prestação dos serviços.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Neste capítuloabordam-se os principais conceitos de alguns autores sobre a contabilidade, os tipos de sociedades possíveis para os Contadores empreendedores em Teresópolis, conhecidos a partir da pesquisa de campo elaborada para este trabalho e as formas de tributação por eles utilizadas e permitidas pela legislação vigente.

2.1. CONCEITO DA CONTABILIDADE

A Contabilidade, na sua essência, é a ciência capaz de evidenciar todo e qualquer ato ou fato que o patrimônio de uma empresa esta sujeita,estudando,controlando e registrando suas atividades, com finalidade de oferecer informações a diversos grupos de interesse.

“É uma ciência que estuda a prática e pratica as funções de controle e de registros relativos aos atos e fatos da administração e da economia” (Rosa Futida, 2005, p.77)

Franco, (1997, p.21) define a contabilidade como a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com fim de oferecer informações e orientações - necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômicas decorrente da gestão da riqueza patrimonial Desta forma, podemos dizer que a contabilidade, intrinsecamente, é a ciência que estuda os atos e fatos ocorridos no decorrer de suas atividades, controlando, registrando e fornecendo informações fidedignas, contundentes, para auxiliar no gerenciamento do patrimônio.

Segundo entendimento de Moura (1999) “a contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização”.

Para SÄ (1998:42) “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia das células sociais”.

JACINTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com