TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADOS EM UMA PESQUISA SALARIAL

Casos: ASPECTOS IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADOS EM UMA PESQUISA SALARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 3

ASPECTOS IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADOS EM UMA PESQUISA SALARIAL

Sérgio Ferreira Pantaleão

A pesquisa salarial tem por objeto a investigação de dados como: salário, remuneração variável (bônus, PLR, comissões), adicionais como periculosidade,insalubridade ou adicional por tempo de serviço e outros que irão compor o “total em dinheiro” recebido pelo funcionário.

Podem ser pesquisados, ainda, dados relativos a benefícios (assistência médica, odontologia, seguro de vida, refeição, etc.), que além de serem coletados de forma detalhada, buscando entender minuciosamente a prática das empresas, podem ser quantificados, compondo a “remuneração total”, ou seja, o “total em dinheiro” acrescido do quanto representam monetariamente na composição da remuneração os benefícios recebidos pelo funcionário.

Para a seleção das empresas é preciso levar em consideração alguns pontos que podem influenciar consideravelmente no resultado que se espera da pesquisa.

Os principais pontos são:

• localização geográfica;

• ramo de atividade;

• estrutura organizacional; e

• política salarial.

Estes pontos são importantes pois farão com que a pesquisa seja mais direcionada e os resultados tabulados poderão espelhar a prática salarial de mercado das empresas, principalmente, com porte equivalente à empresa patrocinadora ou de profissionais equivalentes em seu quadro.

Localização Geográfica

A localização geográfica é importante uma vez que a empresa, que possui atividades em vários estados do país, poderá ter variações consideráveis em termos salariais entre um estado e outro.

Não é raro encontrar pessoas que se deslocam para grandes centros em busca de novas oportunidades profissionais e salariais, já que nestes grandes centros é que se concentram os maiores salários.

Para se obter dados salariais do mercado compatíveis com os salários aplicados na organização, a escolha da região deve ser levada em conta. Caso tenha a necessidade de se fazer a pesquisa em outras regiões, se faz necessário uma análise separadamente (por região) em relação ao salário da organização.

Ramo de Atividade

O ramo de atividade mais aplicado em situações onde a empresa deseja fazer a pesquisa em outras de mesma atividade empresarial, com profissionais equivalentes e cargos semelhantes.

Estas empresas geralmente apresentam semelhanças como tecnologia empresarial, operação e atividades desenvolvidas, tipologia dos cargos entre outras situações equivalentes.

Estrutura Organizacional

Muitos cargos e consequentemente a respectiva remuneração estão relacionados com o tamanho da empresa.

Um cargo de Gerente de Produção ou Supervisor Financeiro de uma empresa de grande porte possui características salariais diferentes de uma empresa de pequeno porte. Por estas razões é que deve levar em consideração a estrutura da empresa para direcionar a pesquisa de acordo com sua necessidade.

Política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com