TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Shine Joias

Por:   •  1/5/2019  •  Artigo  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

aluno

AMPLIAÇÃO DA SHINE JOIAS: UMA ANÁLISE PARA LEVANTAMENTO DE CAPITAL

[pic 3]

cidade

2018

AMPLIAÇÃO DA SHINE JOIAS: UMA ANÁLISE PARA LEVANTAMENTO DE CAPITAL

Trabalho de conclusão de semestre apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Contabilidade, Matemática Financeira, Capital de Giro e Análise Financeira, Raciocínio Lógico e Matemático, Metodologia Cientifica.

Orientador: Prof. Ivan Ferreira de Campos; Marcio Gutuzo Saviani; Eduardo de Faria Nogueira; Magno Rogério Gomes; Vânia de Almeida Silva Machado;

cidade

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4

2.1 BALANÇO PATRIMONIAL...................................................................................4

2.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)............................4

2.3 ORGANIZAÇÃO DO CONTEXTO: A AMPLIAÇÃO DA SHINE JOIAS...............5

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................13

4 REFERÊNCIAS .....................................................................................................14


1 INTRODUÇÃO

        O presente estudo procura estabelecer relações entre uma situação problema empresarial e as disciplinas abordadas no curso, tendo como ponto de partida a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que apresenta uma circunstância hipotética onde a empresa SHINE joias encontra-se entusiasmada com as mudanças no cenário nacional e aumento do consumo no mercado interno, à vista disso está sendo analisado o investimento em uma nova linha de produção de joias especiais, com o designer assinado por profissionais de renome internacional e utilização exclusiva de pedras valiosas e raras. Porém, esta ação irá interferir no processo de produção como um todo, da mesma maneira que a comercialização do novo produto.

        Visto que a empresa necessitará de aumento de capital para os devidos investimentos na produção desta nova e exclusiva linha, os sócios estão avaliando as possibilidades para o levantamento desse capital. Perante tal situação são explorados temas pelo SGA que compreendem o estudo de matemática financeira, capital de giro e análise financeira, raciocínio lógico e matemático e metodologia cientifica. Permitindo aos discentes experienciar uma situação problema, que o mesmo tenha que atuar na tomada de decisões de forma coerente para melhoria empresarial. Oportunizando a união de teoria e prática na análise dos assuntos abordados durante o semestre.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 BALANÇO PATRIMONIAL

        Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.

        No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

        De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/1976, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.

        O Balanço Patrimonial é constituído pelo: ativo (compreende os bens da entidade), passivo (compreende os recursos das obrigações para com terceiros) e o patrimônio líquido (compreende os recursos da própria entidade).

2.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

        O artigo 187 da Lei 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ações), instituiu a Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. No atual Código Civil Brasileiro, a DRE corresponde ao “resultado econômico”, cujo levantamento é obrigatório conforme seu artigo 1.179.

        A DRE tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.

        Na determinação da apuração do resultado do exercício serão computados em obediência ao princípio da competência:

  1. as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda; e
  2. os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

 

2.3 ORGANIZAÇÃO DO CONTEXTO: A AMPLIAÇÃO DA SHINE JOIAS

        Com a abertura econômica de mercado da indústria joalheira, na década de 1990, as empresas se aventuraram na concorrência internacional. Apesar de ser recente, hoje o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de joias da América. Esta modificação aumentou a competitividade e houve impulso para inovações de mercado.

        Fundada em 1985, a SHINE joias atua especialmente na fabricação e comercialização de joias, sobretudo em exportação para outros países, como: Itália, Rússia e Dinamarca.

        Na Situação Geradora de Aprendizagem – SGA que foi proposta, estuda-se a viabilidade de investimentos em uma nova linha de joias exclusivas e para isso, a empresa SHINE joias precisa levantar um capital equivalente a R$ 875.000,00 (oitocentos e setenta e cinco mil reais) para investimentos em novos profissionais e produtos (ouro, prata e pedras preciosas). A partir do incentivo do cenário nacional modificado e crescimento de consumo interno. Diante disso, os membros da empresa estão pondo em análise a entrada de novos sócios com contribuição de capital, como também, o financiamento junto às instituições financeiras, levando em consideração os juros destas instituições, para o devido levantamento do montante necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com