TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Básicos de Contabilidade

Seminário: Princípios Básicos de Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Seminário  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Os princípios Fundamentais de contabilidade

São os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da contabilidade que, como vimos, constituem em apresentar informação estruturada para os usuários.

Princípios versus objetivos: Não se devem confundir princípios fundamentais da contabilidade com os objetivos ou com o objeto. Princípios é a forma, o meio e a estrutura de que a disciplina se utiliza para chegar aos objetos ou, às vezes, para melhor entender o que vem sendo praticado há muito. Um objetivo é informar os usuários e o objeto é o patrimônio das entidades.

A contabilidade e as entidades

A contabilidade é planejada, e mantida e produz suas avaliações e demonstrações relativas às entidades, de qualquer natureza e fim, que tenham exercido atividade econômica.

E as entidades, pelos agentes econômicos, que operações e eventos ocorrem inclusive levando-se em conta os relacionamentos entre entidades.

Entidade contábil

É da natureza dos negócios e das operações que os sócios, proprietários ou quotistas de determinada entidade sejam entidades distintas. Entretanto é preciso considerar que, para a contabilidade, o patrimônio de uma pessoa física, que porventura participe do capital de outra entidade ( esta como pessoa jurídica também pode considerado uma entidade contábil.

Econômico versus jurídico

Para melhor planejar a contabilidade e conduzi-la de forma mais adequada, bem como fornecer aos usuários relatórios e demonstrações mais úteis, a entidade que estamos focalizando deve ser entendida em um sentido econômico, organizacional e até de controle, como recursos administráveis, e não só em um sentido jurídico mais restrito.

Continuidade versus descontinuidade

A continuidade, para a contabilidade e a premissa de que uma entidade, ao que tudo indica , irá operar por um período de tempo relativamente longo e esta premissa somente é abandonada quando um histórico de prejuízos persistentes. A perda de substancia econômica, de competitividade de mercado e mesmo o fim jurídico da sociedade ( principalmente, nos casos de entidades com duração determinada) justificam o fato de a contabilidade, os contadores e auditores, sinalizar que a entidade está prestes a uma descontinuidade.

Valores de saída versus de entrada

Uma entidade que esta operando na premissa da continuidade ( isto é, não se verificam indícios fortes de descontinuidade) tem todo o interesse em sacrificar alguns ativos( ou incorrer em exigibilidades ) em troca de uma receita que supere o valor dos ativos sacrificados. Nesse mecanismo de confronto e despesas, umas representam um valor de saída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com