TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios de contabilidade

Trabalho acadêmico: Princípios de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Trabalho desenvolvido para a disciplina Teoria da Contabilidade apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade ATPS.

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Sumário

1. Resumo.......................................................................................................4

2. Introdução..................................................................................................5

3. Evolução Histórica da Contabilidade.........................................................6

4. Os princípios da contabilidade...................................................................8

5. Conclusão...................................................................................................11

6. Bibliografia.................................................................................................12

Disciplina: Teoria da Contabilidade

1. Resumo

A Contabilidade é a ciências mais antiga de todos os tempos e é muito útil na vida das pessoas mesmo indiretamente e primordialmente na vida das empresas. Com o passar dos anos muitos contribuíram para a evolução dessa ciência do qual nos dias de hoje pode ser analisar o poder econômico de qualquer entidade até de um Nação.

Disciplina: Teoria da Contabilidade

2. Introdução A contabilidade é formada por um conjunto de leis de formação que serve para deixar mais fácil a sua utilização no dia-a-dia, o objetivo da contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma empresa para tomada de decisões, baseando se nisso os princípios fundamentais da contabilidade são meios de se ter informações divulgadas de formas úteis e confiáveis para usuários internos e externos.

Disciplina: Teoria da Contabilidade

3. Evolução Histórica da Contabilidade

A Contabilidade é uma ciência que registra através de lançamentos contábeis os fenômenos patrimoniais de uma entidade ou de uma pessoa física, tendo como objetivo a prestação de contasda situação financeira e econômica, podendo identificar como está o patrimônio. Sendo assim, sabendo o quanto podem investir. Na atualidade a contabilidade é muito usada por empresas de pequenas, médio e grande portes e de pessoas diversas, tendo como objetivo o controlar suas riquezas. A Contabilidade é a ciências mais antiga que temos conhecimento. Os primeiros rumores da contabilidade foram no nascimento das civilizações, em que os homens primitivos controlavam suas riquezas, conhecida como contabilidade rudimentar. Os egípcios utilizavam as gravuras nas paredes de suas casas para controlar a quantidade de trigospagos aos coletores dos tributos. Com os passar dos anos, cada vez mais, a contabilidade foi expandido e fatores importantes da história onde contribuíram com isso significativamente para sua evolução. Com os crescimentos das navegações eem conjunto dos comércios, começavam a expandiras riquezas acumuladas e a negociação que antes era individual passava a ser feita através de representantes. Com todos os acontecimentos e as transformações que estavam ocorrendo, essas situações fizeram com que a Contabilidade se tornasse uma necessidade para os estabelecimentos iniciando com a queda do sistema feudal, as propriedades privadas começaram a crescer.Com a descoberta da América, alguns países europeus começaram a enriquecer significativamente.

A Contabilidade teve muitos precursores que tiveram seus nomes gravados na história para o desenvolvimento dessa ciências e não podemos deixar de mencionar o conhecido Frei Luca

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Pacioli,onde teve a mais brilhante ideia para o mundo da contabilidade, conhecido comoo tratado matemático que incluía uma seção denominada como a Contabilidade por Partidas Dobradas, pode –se entender que onde todo o debitotem que existir o credito, toda saída tem uma entrada e com isso facilitando a análise do balanço patrimonial. Sua obra além de reunir a contabilidade, possibilitou que a Igreja na época de suma importância e o Estado usassem os conceitos contábeis séculos depois e sendo um instrumento importantíssimo para o desenvolvimento do capitalismo. Já no Brasil em 1945 nosso Presidente Eurico Gaspar Dutra sancionou a lei 9295/1.945 onde reconhecia o exercício da Contabilidade, dando sua contribuição para essa pratica ser reconhecida. As teorias e as práticas contábeis se estabeleceram a partir do surgimento de empresas multinacionais e transacionais, de capital aberto e com grande movimentação de riquezas, permitindo a interpretação das informações por parte dos acionistas e investidores. Atualmente, a contabilidade atua como um instrumento para a sociedade, seu usuário não é somente o proprietário da empresa, mas sim, fornecedores, investidores, bancos, governos, empregados e clientes. Pode – se afirmar que sem uma contabilidade hoje em dia nenhum controle poderia ser feito de uma forma clara e objetiva para analise patrimonial de todas as entidades na atualidade. A contabilidade está cada vez mais ganhando espaço, destaque e relevância e indo de encontro a sua finalidade principal que é o planejamento e controle. O progresso tecnológico tem causado grande impacto na contabilidade devido a habilidade e o desenvolvimento para traçar e guardar transações financeiras. Os livros de registro, planilhas manuais e demonstrações financeiras, tornando tudo mais rápido, até mesmo as mudanças podem ser feitas relativamente mais fáceis. Os técnicos em contabilidades conhecidos nas empresas como contabilistas podem preparar relatórios e análises operacionais que dão aosAdministradores uma ideia precisa das operações atuais, porém os mesmo não podem assinar como Contadores.

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Contador é reconhecido em nível profissional, onde podem assinar balanços, já o contabilista pode ser também técnico de contabilidade, formado em nível secundário. A projeção do futuro, algo tão importante para a tomada de decisões, é o grande objetivo da informação que o contador produz, não basta simplesmente reproduzir de forma organizada o que aconteceu, tem que auxiliar nas tomadas de decisões. A burocracia sempre esteve ligada à imagem do profissional de contabilidade, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com