TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios de contabilidade

Projeto de pesquisa: Princípios de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O sucesso de uma empresa depende de vários fatores, entre eles o de maior importância é a contabilidade, sendo assim procuraremos explicar de forma simples os fatos que ocorre dentro da contabilidade comercial, seus aspectos e características, normas e legislações, as obrigatoriedades a ser cumprida tanto pelo contador quanto o empresário.

A contabilidade em si não se trata somente do controle de compras e vendas, ou contas a pagar ou receber, ou apenas informações ao fisco afim de recolhimento de impostos, mas sim de uma ciência social aplicada, que ao procurarmos seguir seus princípios e doutrinas, respeitando as normas e ética, nos proporcionara uma continuidade a entidade, ou seja, a empresa em si estará em constante crescimento, cumprindo o seu importante papel na sociedade. 2 DESENVOLVIMENTO

Neste estudo feito a empresa JMK COMÉRCIO DE FERRAMENTAS ELÉTRICAS LTDA, iremos abordar alguns fatores necessários para o bom andamento de uma empresa comercial, sendo eles:

Aplicações financeiras conceito e suas necessidades de contabilização.

Impostos; características e diferenças.

Estoques; avaliações e seus critérios.

Princípios da contabilidade; abordaremos os principais princípios sendo eles: princípio da entidade e princípio da competência.

Legislação contábil; normas e obrigações que deve ser cumprida pelo empresário e contador, procurando respeitar a ética e as normas de escrituração contábil.

.

2.1 APLICAÇÕES FINANCEIRAS

No transcorrer da atividade operacional da empresa, ela pode se deparar com um volume de recursos financeiros disponíveis maiores do que o valor necessário para o capital de giro, fazendo com que transfira estes recursos geralmente contabilizados nas contas intituladas Caixa ou Bancos conta Movimento, para uma aplicação financeira, movimentando esta conta conforme sua necessidade. (CONTABILIDADE INTERMEDIARIA, 2009, pg.118).

Com grande variedade de aplicações atualmente disponíveis no mercado financeiro ou mercado de capitais, e diversas outras modalidade, é importante saber, que esse tipo de operação financeira não deve passar por despercebida pela contabilidade geral da empresa, sendo assim ao realizarmos algum tipo de aplicação deve ser criado uma conta para a mesma, a fim de reconhecer a origem dos recursos e contabilizar de acordo com as normas contábeis.

Ao evidenciarmos essa conta no balanço patrimonial serão classificadas no Ativo circulante, entre as disponibilidades caso seja em curto prazo isto é dentro do período de competência, ou no realizável, ou seja, aplicações com resgate ao longo prazo.

As aplicações financeiras são efetuadas com objetivo de obter rendimentos financeiros, isto são juros pelo capital aplicado, uma forma mais lucrativa seria a aplicação no regime composto, ou seja, juros composto, pois os mesmo são calculados no final do período sobre o capital inicialmente aplicado. Nos períodos seguintes, os juros são calculados em cima do valor aplicado mais os rendimentos obtidos no mês anterior.

Outra questão a ser cumprida pela empresa é o fato de reconhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com