TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propósito da contabilidade

Ensaio: Propósito da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Ensaio  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 6

Regras:

1 - O trabalho será “em grupo com mesmo componentes de ATPS -1” e valerá 3,00 (três) pontos. Deverá ser entregue ( Combinar com professor);

2– Não será aceito trabalho em data posterior à mencionada acima, salvo, acompanhado de atestado médico, que justifique a ausência do aluno;

3 – O (a) aluno(a) que descumprir quaisquer dos itens desta regra, obterá em seu trabalho nota zero, independente de ter acertado as respostas.

4 – Se houver indícios de que respostas dos quesitos foram copiadas de outros alunos, tanto o aluno que forneceu quanto o que recebeu a informação e se apossou da mesma como se dele fosse, irão obter uma nota zero.

PARTE A (Questões de 1 a 27).

1 – Defina contabilidade.

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.

2 – Qual é o objeto da contabilidade?

Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro.

3 – Cite três usuários da contabilidade.

Proprietários, Funcionários, Governo

4 – Qual é o objetivo fundamental da contabilidade?

O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. O objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômicos administrativas. Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

5 – Qual é a principal finalidade da contabilidade?

Possibilitar a prestação de informações pela função administrativa de controle do patrimônio e função econômica de apuração do resultado.

6 - Enuncie e explique as principais funções da contabilidade.

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;

Organizar: um sistema de controle adequado à empresa;

Demonstrar: com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;

Analisar: os demonstrativos podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa;

Acompanhar: a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas.

7 – Enuncie e explique as principais técnicas contábeis.

Escrituração, Demonstrações Financeiras (ou Demonstrações Contábeis), Análise das Demonstrações Financeiras (ou Análise de Balanços), Auditoria.

As Técnicas Contábeis são o conjunto de procedimentos utilizados na ciência contábil para que os fins propostos sejam atingidos.

9 – Para que é mantida a contabilidade?

A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Considera-se pessoa, juridicamente falando, todo ser capaz de direitos e obrigações.

10 - Diferencie entidades comerciais das prestadoras de serviços.

A indústria- fabrica os produtos, o comércio- vende os produtos- as prestadoras de serviços- prestam serviços a uma determinada empresa, industrial ou comercial, a empresa contratante, não terá compromisso algum com esses empregados e sim a prestadora.

11 - Cite as principais entidades sem fins lucrativos;

Fundação, Organização Não Governamental, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Condomínios.

12 - Explique o método das partidas dobradas.

O método de escrituração contábil das partidas dobradas consiste em registrar sempre um débito em contrapartida a um crédito. A cada entrada corresponde uma saída.

13 - Qual a diferença do Regime de Caixa e do Regime de Competência?

No Regime de Caixa, consideramos o registro dos documentos na data que foram pagos ou recebidos, como se fosse uma conta bancária. No Regime de Competência, o registro do documento se dá na data que o evento aconteceu. Este evento pode ser uma entrada (venda) ou uma saída (despesas e custos).

14 - Diferencia Curto Prazo de Longo Prazo.

18 - De acordo com a Lei 6.404/76 que foi alterada pela Lei 11.638/2007 e Lei 11.941/2009, como o Ativo e o Passivo e Patrimônio Liquido estão exposto no Balanço Patrimonial? Explique cada grupo e subgrupo quanto a forma de composição.

19 - De acordo com a estrutura contábil, é possível apurar a Situação Líquida Patrimonial de uma determinada empresa em um determinado momento. Quais são essas situações líquidas? Explique cada uma delas.

20 – Quais são os cinco elementos essenciais do lançamento?

21 – Defina Fatos Permutativos e dê um exemplo através de um evento contábil.

22 – Defina Fatos Modificativos Diminutivos e dê um exemplo através de um evento contábil.

23 – Defina Fatos Modificativos Aumentativos e dê um exemplo através de um evento contábil.

24 – Defina Fatos Mistos e dê um exemplo através de um evento contábil.

25

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com