TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DE TEORIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  25/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTÕES DE TEORIA DA CONTABILIDADE

Questão 1 – (H. p.74) Como primeiros esforços e na tentativa de uma definição para uma conceituação para princípios contábeis. No ano de 1936, sob a liderança do Professor William Paton, nomeado o primeiro diretor de pesquisa da Associação Americana de Contabilidade (AAA) surgiram uma série de estudos, denominados breves monografias sobre princípios contábeis. A edição de 1936 trazia como título “A tentative Statement of Accounting Principles Underlying Corporate Financial Statements” que expressava a esperança de que seria possível:

Chegar a um acordo quanto a uma base de considerações fundamentais que tenderiam a eliminar as variações aleatórias de procedimentos resultantes, não das peculiaridades de cada empresa, mas das diferentes ideias de financistas e executivos a respeito do que seria adequado, plausível ou convincente para os investidores num determinado momento.

Questão 2 – (H. p.76) A obra de Stephen Gilman, sob o título de Accounting Concepts of Profit, se destaca como a primeira discussão abrangente da teoria da contabilidade, encerrando efetivamente um período de desenvolvimento da teoria da contabilidade. Quais são as principais contribuições apresentadas pela referida obra?

Procura desfazer a confusão terminológica provocada pela introdução da palavra princípios no parecer de auditoria; distingue regras, que podem ser feitas, de princípios, que não podem ser criados; sugere que o termo doutrina descreve mais precisamente os "ensinamentos" dos contadores; e também mostra que muitos livros que descrevem a si mesmos como Princípios de Contabilidade sequer apresentam a palavra princípios em seus índices.

Questão 3 – (H, p. 77) De acordo com o Instituto Americano de Contadores Registrados (AICPA, 1958) existe uma relação entre princípios e postulados sob a ótica da representação, ambiente, segmentos, interpretação, formulação, desenvolvimento e aplicação. Nessa perspectiva, de acordo com o referido Instituto assinale Falso ou Verdadeiro para as alternativas a seguir.

1) ( F ) Os profissionais de contabilidade não possuem completo entendimento sobre a diferença entre princípios e postulados.

2) ( F ) Os postulados decorrem do ambiente onde as empresas atuam, enquanto os princípios apenas representam regras, e neste sentido poderiam até ser desconsiderados.

3) ( V ) Uma base apropriada para a formulação de princípios e o desenvolvimento de regras possui relação direta com o entendimento e interpretação de quem elabora e/ou formula princípios.

4) ( F ) Tanto os postulados como os princípios decorrem do mesmo ambiente, destacando, porém, que aqueles estão contidos nestes.

5) ( V ) Os princípios são apoiados pelas premissas básicas que representam o número reduzido de postulados.

Questão 4 – (I. p. 50) Segundo Iudícibus “a categoria de um postulado, em contabilidade, abarca uma área de atração mais ampla do que a própria disciplina e relaciona-se com certos aspectos “ambientais” ou que cercam o campo e as condições em que a contabilidade deve atuar”. Nessa perspectiva uma possível definição para postulado seria:

a) ( ) Um postulado é a representação apenas de um ponto de vista contábil de inserção da empresa, não importando, por exemplo, se a empresa dará continuidade a suas atividades ou não.

b) ( ) Entender as empresas como sistemas abertos é uma definição que deve ser utilizada para princípios contábeis, e não como explanação para de postulados contábeis.

c) ( X ) Um postulado pode ser definido como proposição ou observação de certa realidade que pode ser considerada não sujeita a verificação, ou axiomática.

d) ( ) O ambiente de atuação das empresas proporciona a estas formas de interação com o mesmo, desde que a empresa como entidade preze pelas ações politicamente corretas.

Questão 5 – (I. p.73) Em relação ao Princípio do denominador comum monetário é correto afirmar que:

a) ( ) Este princípio está associado á forma de a contabilidade evidenciar a composição patrimonial de bens, direitos e obrigações de várias naturezas, homogeneizando-os por meio de mensuração monetária.

b) ( ) Este princípio está associado á qualidade de a contabilidade evidenciar a composição gerencial de bens, direitos e obrigações de várias naturezas, homogeneizando-os por meio de mensuração monetária.

c) ( ) Este princípio está associado á qualidade de a contabilidade evidenciar a composição patrimonial apenas das obrigações de várias naturezas, homogeneizando-os por meio de mensuração monetária.

d) ( X ) Este princípio está associado á qualidade de a contabilidade evidenciar a composição patrimonial de bens, direitos e obrigações de várias naturezas, homogeneizando-os por meio de mensuração monetária.

e) ( ) Este princípio está associado á qualidade de a contabilidade evidenciar a composição patrimonial exclusivamente de bens e direitos de várias naturezas, homogeneizando-os por meio de mensuração monetária.

Questão 6 – (H. p. 79) A Associação Americana de Contabilidade (AAA) produziu no ano de 1966 um documento intitulado “A Statement of Basic Accounting Theory (Asobat)” que afirmava que a contabilidade é "o processo de identificação, mensuração e comunicação de informação económica para permitir a realização de julgamentos e decisões pelos usuários da informação”. Com isso, o Asobat transformou-se no primeiro dos novos pronunciamentos de teoria da contabilidade a orientar-se para o usuário. Neste sentido, alguns padrões e diretrizes foram elencados neste documento. São eles:

Padrões:

1. Relevância, ou seja, deve estar associado, em bases úteis, à ação que visa facilitar

2. Verificabilidade, ou seja, indivíduos qualificados, agindo independentemente, devem chegar ao mesmo resultado.

3. Ausência de viés, ou seja, não deve favorecer um conjunto de usuários às expensas de outro conjunto.

4. Quantificabilidade, ou seja, deve ser possível mensurar, mesmo que não necessariamente em termos monetários.

Diretrizes:

1. Adequação ao uso esperado.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com