TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a diferença existente entre as análises horizontal e vertical ?

Por:   •  17/8/2015  •  Dissertação  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  2.757 Visualizações

Página 1 de 2

1 ) Qual a diferença existente entre as análises horizontal e vertical ?

R:         Análise horizontal das demonstrações financeiras: é o estudo da evolução de um dado item de uma demonstração em diferentes exercícios sociais, ou seja, essa análise concede o exame da evolução histórica dos valores apresentados nos demonstrativos contábeis.

Análise vertical das demonstrações financeiras: estabelece um processo de confronto, pois é desenvolvida por meio de comparações relativas entre valores identificados em uma mesma demonstração contábil; desse modo, por intermédio dessa análise, é admissível conhecer todas as alterações que ocorrem na estrutura dos relatórios analisados.

A diferença é que na análise horizontal você está comparando dados ao longo do tempo (diversos exercícios) e analisando a evolução de cada conta ou grupo de contas no tempo. Na análise vertical você está comparando as contas e os grupos de contas entre si e isso lhe permite outros tipos de análise.


2) Quais as informações fornecidas pelas analises horizontal e vertical sobre o balanço patrimonial e a Demonstração de Resultado do exercício?

R:        No Balanço Patrimonial a analise horizontal apresenta a evolução dos ativos e passivos de curto prazo, evolução do Ativo Imobilizado produtivo e a evolução da estrutura de capital. Na Demonstração de Resultado a analise horizontal procura identificar, principalmente, a evolução dos custos e despesas em relação ao volume de vendas e seus reflexos sobre os resultados do exercício. Á analise vertical ela permite apurar a participação de cada elemento dento do ativo ou passivo, no caso do Balanço Patrimonial, bem como na demonstração de resultados.


3) As análises horizontal e vertical proporcionam informações complementares ?Justifique sua resposta

R:         Sim, as análises        são complementares em termos de informações para os usuários e devem ser feitas juntas para        que tenham todas as informações necessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com