TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a diferença entre salário e remuneração

Relatório de pesquisa: Qual é a diferença entre salário e remuneração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.254 Palavras (14 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 14

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE SALÁRIO E REMUNERAÇÃO?

Salário é a contraprestação devida ao empregado pela prestação de serviços, em decorrência do contrato de trabalho.

Já a remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno,adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem entre outras.

A remuneração é gênero e salário é a espécie desse gênero. A palavra remuneração passou a indicar a totalidade dos ganhos do empregado, pagos diretamente ou não pelo empregador e a palavra salário, para indicar os ganhos recebidos diretamente pelo empregador pela contraprestação do trabalho.

As verbas consideradas como remuneração e que fazem base para cálculo de 13º salário, férias, rescisões entre outras, são:

Horas Extras; Adicional Noturno; Adicional de Periculosidade; Adicional de Insalubridade;

DSR;

Comissões;

Gratificação (a partir da segunda gratificação)

Prêmios – desde que habituais Triênios, anuênios, biênios;

Prêmios de assiduidade;

Quebra-caixa;

Gorjetas;

Ajuda de Custos habituais;

Abonos habituais Salário in Natura – fornecimento habitual de qualquer vantagem concedida ao empregado (aluguel de casa, carros, escola de filhos, etc.)

Qual a diferença entre salário e remuneração?

Pouca gente sabe, mas existe diferença entre o que é definido por lei dos termos salário e remuneração.

Salário é o valor estipulado para retribuição pelo trabalho prestado e é pago diretamente para o trabalhador, não envolvendo terceiros. Já a remuneração, segundo o Art. 457 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), é o total de bens fornecidos ao empregado pelo trabalho prestado, ou seja, o resultado da somatória do salário adicionado de comissões, porcentagens, horas extras, gratificações, gorjetas e abonos pagos pelo empregador.

O salário deve ser pago em períodos máximos de um mês e pode ser realizado em dinheiro, cheque, depósito bancário ou utilidades (nesse caso, pelo menos 30% do salário deverá ser pago em dinheiro). A CLT fixa o quinto dia útil do mês subseqüente ao do vencimento como o dia do pagamento. O salário pode ser estipulado com base no tempo que o empregado permaneceu à disposição do empregador ou pelo tempo no qual o serviço foi prestado. Também pode ser calculado em função da produção por unidade ou por tarefa.

Relação dos trabalhos subordinados

Subordinação é o estado de um indivíduo de não ter a liberdade para tomar suas próprias decisões. É o contrário de autonomia.

CARGA HORÁRIA DE TRABALHO SEGUNDO A CLT

Quando você é contratado numa empresa, é necessário que sejam cumpridas as suas horas de trabalho, que é chamada de jornada de trabalho.

De acordo com a CLT, uma pessoa deve trabalhar, no máximo, 8 horas por dia, sendo 44 horas semanais (devidamente registradas pelo cartão de ponto ou banco de horas).

Como devem ser organizadas as horas de trabalho?

Faltas

Alguns dias de ausência no trabalho

As faltas representam os dias em que o empregado não foi ao trabalho. Elas podem ser justificadas ou não. Existem aquelas em que uma empresa é obrigada a oferecer ao funcionário, como por exemplo, auxílio doença, licença maternidade e outros. Mas, também, existem as prejudiciais, que causam desconfiança na relação entre patrão e funcionário, trazendo prejuízos tanto financeiros quanto morais.

Com as faltas ou os atrasos, o funcionário acaba colocando a sua credibilidade à prova e poderá gerar uma possível demissão ou mesmo descontar-lhe do salário o valor correspondente à falta. Com base na CLT, um funcionário poderá se ausentar completamente ou parcialmente do trabalho quando:

Situação dias

Falecimento de cônjuge, ascendente, descendente ou irmão sob dependência econômica do mesmo (comprovada) 2 consecutivos

Casamento 3 consecutivos

Nascimento do Filho Até 5 dias

Doar sangue voluntariamente 1 em cada 12 meses

Serviço Militar indeterminado

Prova de vestibular indeterminado

Em reuniões quando for representante de entidade sindical. indeterminado

Licença maternidade ou aborto criminoso indeterminado

Acidente no trabalho ou enfermidade (INSS) indeterminado

Como funcionam as faltas justificadas e não justificadas? Qual o desconto para quem falta no trabalho?

A falta também pode ser justificada com a apresentação de um atestado médico (em caso de doença) oude comparecimento (em caso de consulta médica). Caso a falta não seja justificada, a mesma é descontada da remuneração, além da DSR (descanso semanal remunerado – preferencialmente, aos domingos). O valor da DSR é proporcional a um dia de trabalho ou às horas trabalhadas (o desconto pode variar para cada jornada de trabalho). No caso de feriado na mesma semana da falta não justificada, o trabalhador perderá também o direito à remuneração do dia respectivo.

Cálculo das Faltas

Faltas = Salário : 220 hrs (jornada mensal) x nº de horas das faltas

Ex: R$ 2.100.00 : 220 x 8

Resultado: O desconto na remuneração, equivalente a 8 hrs de falta é de R$ 76,36.

Para mais informações a respeito, consulte: Lei Nº 605, de 5 de Janeiro de 1949

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com