TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a estrutura física da Internet?

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  2.394 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

PROFESSORA: ME. JULIANA LILIS

ESTUDO DIRIGIDO – INTERNET

ALUNO: HUGO CLEMENTE SILVA DUMONT

EGC 1A

Para  desenvolvimento deste exercício o aluno deverá ler o conteúdo das páginas 44 (Capítulo 3 – Rede Mundial de Computadores) a 83 do documento: Introdução à informática: uma abordagem com Libreoffice, o qual está anexado junto a esta atividade no portal.

Após ler o material responda às seguintes questões:

  1. Qual é a estrutura física da Internet?

A internet é formada por um conjunto de redes governamentais, universitárias, comerciais, militares e científicas. Onde estas estão interligadas entre si, onde cada empresa ou entidade é responsável por manter a sua própria rede, a qual conecta-se, direta ou indiretamente, a uma linha de alta velocidade chamada backbone(linha responsável pela conexão das redes).

  1. Porque o Departamento de Defesa americano decidiu patrocinar o projeto de uma rede de computadores? Qual era a ideia principal para o desenvolvimento dessa rede?

Os EUA decidiu patrocinar o projeto de uma rede de computadores com o propósito de proteger o Pentágono(onde se armazenava informações estratégicas) de ataques nucleares inimigos. A ideia principal era de que os vários locais fossem conectados através de uma estrutura de rede descentralizada, com diversos caminhos alternativos interligando dois pontos quaisquer da rede. Assim, caso uma parte da rede fosse destruída, os dados ainda poderiam ser transmitidos até o destino utilizando a estrutura remanescente.

  1. (a) Quando a Internet deve início no Brasil? (b) Qual era o objetivo inicial de utilização da rede mundial no país? (c) Como ocorreu a popularização da Internet no Brasil?
  1. A Internet teve início efetivo no Brasil em 1991, através da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).
  2. A princípio o objetivo era proporcionar a conexão das redes de universidades e centros de pesquisas. Logo, órgãos públicos federais e estaduais começaram também a se interligar.
  3. Em 1995 os Ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia abriram a Internet para exploração comercial. A partir daí, empresas chamadas provedores de acesso puderam contratar conexões junto a RNP e a Embratel, e fornecer acesso a usuários domésticos, empresas e indústrias.
  1. Como as empresas de médio ou grande porte, normalmente, se conectam à Internet?

Estas empresas alugam uma linha de fibra ótica de alta capacidade de transmissão, conectada a um backbone da Internet. O acesso é então distribuído entre os computadores dos usuários, através de uma rede local (LAN, ou Local Area Network). A conexão com o backbone fica disponível exclusivamente para o tráfego de dados da empresa contratante.

  1. Para se conectar à Internet, usuários domésticos e pequenas empresas precisam se conectar a um provedor. Quais os meios que podem ser utilizados para conexão com um provedor? Explique como funciona cada um dos meios de conexão citados.

Acesso discado (Dial up): o acesso é realizado na forma de uma ligação telefônica, através de uma linha telefônica fixa convencional e um modem6 conectado ao computador do usuário. Desta forma, o modem origina uma chamada telefônica destinada ao número do provedor. O equipamento do provedor “atende” a chamada e verifica se o login e senha informados pelo usuário estão corretos. Uma vez que a conexão foi estabelecida, o computador do usuário passa a fazer parte da rede daquele provedor.

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line): esta modalidade também utiliza uma linha telefônica convencional. Porém, ao solicitar o serviço à operadora de telefonia, a mesma irá conectar a linha a um aparelho especial capaz de dividi-la, para que seja capaz de transmitir simultaneamente dados e voz, ou seja, para que possamos navegar na Internet e usar o telefone ao mesmo tempo.

Modem a cabo (Cable modem): o acesso por cable modem é feito através de uma operadora de serviços de TV por assinatura que usa sua rede de TV a cabo para fornecer a conexão de banda larga.

Rádio: o sistema via rádio consiste basicamente de duas antenas com visualização direta (visada) de uma para a outra: uma no provedor e outra na residência ou empresa do usuário. As antenas comunicam-se através de ondas de rádio, daí sua denominação.

Satélite: provê acesso em qualquer região do planeta, diretamente do satélite geoestacionário, através do uso de uma antena e de dois modems, um para envio e um para recebimento.

Acesso móvel Celular: a conexão é feita através da rede móvel de uma operadora de telefonia celular. É necessário o uso de um aparelho celular ou mini modem contendo um chip da operadora.

WiFi (rede sem fio): WiFi (wireless fidelity) é a tecnologia que permite conectar-se a uma rede sem o uso de cabos. Os aparelhos devem possuir um dispositivo de rede WiFi para conectar-se a um ponto de acesso (access point) disponível.

  1. Em uma rede de computadores, qual função desempenha um computador servidor? Como ocorre a comunicação entre cliente e servidor?

O computador servidor disponibiliza algum tipo de serviço a outros computadores em uma rede. Deve permanecer sempre ligado a fim de que possa “servir” informações sempre que elas forem solicitadas, fazendo assim a comunicação entre cliente e servidor.

  1. Qual é a relação entre endereços IP e domínios?

Os domínios funcionam como apelidos  textuais para os endereços IP, é muito mais fácil lembramos do endereço xyz.com.br do que do número 301.299.120.039.

  1. Quais serviços e aplicações podem ser empregados em uma rede de computadores?

WWW(World Wide Web, ou “teia de alcance mundial”), E-mail(Abreviatura de electronic mail, ou correio eletrônico), Lista de discussão, Blog, Microblog, Portais, Bate-papo (chat), Mensagens instantâneas, Fórum, Wiki, Sites de Relacionamento, Ambientes virtuais de aprendizagem, Áudio conferencia, Videoconferência, Streaming, RSS e Podcast.

  1. Qual o serviço mais usado na Internet? Explique como os usuários utilizam esse serviço.

A WWW é o serviço mais utilizado na internet , que nada mais é do que o conjunto de paginas web disponíveis em servidores ao redor do mundo. Estas  páginas podem ser visualizadas pelos usuários  através de um programa conhecido como navegador (ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (202.1 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com