TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a importância e relevância dos livros de contabilidade em gestão empresa?

Seminário: Qual é a importância e relevância dos livros de contabilidade em gestão empresa?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Seminário  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

1-Todos os acontecimentos que ocorrem diariamente na empresa, responsáveis pela sua gestão, são registrados em livros próprios, nos quais fica configurada sua própria vida Os livros de escrituração têm várias finalidades. Uns servem para registrar as compras, outros para registrar as vendas, controlar os estoques, os lucros ou prejuízos fiscais. Há livros onde são registrados os empregados e outros em que se registram Atas da Assembléias. Enfim, podemos dividir os livros em três grupos: livros fiscais, livros contábeis e livros sociais. Livros fiscais são os exigidos pelo fisco Federal, Estadual ou Municipal. Os mais comuns são:

1. Registro de Entradas

2. Registro de Saídas

3. Registro de Impressão de Documentos Fiscais

4. Registro de Inventário

5. Registro de Apuração de IPI

6. Registro de Apuração de ICMS

7. Livro de Apuração do Lucro Real - LALUR

8. Livro de Movimentação de Combustíveis - LMC

9. - Livro Diario

10. -Livri Razão

11. -Livro Caixa

12. -Livro de Inventario

13. -Livro de entrada de mercadorias

14. -Livro de Saida de Mercadorias

15 -Livro de Registro de Prestação de Serviço

2 -. Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma

empresa?

A escrituração contábil, primeira técnica utilizada pelo profissional da com contabilidade. cuida-se do lançamento dos fatos contábeis em livros destinados ao registro de tais operações. Segundo os princípios da oportunidade e do registro pelo valor original, a escrituração deverá ser feita de imediato e corretamente, independente das causas, e sempre pelo valor original, lembrando que os princípios mais se confundem como regras pois sua observância é obrigatória ensejando inclusive punições a quem deixe de aplicá-los, dessa forma podemos perceber a importância da escrituração nos processos de controle financeiro e fiscal da entidade.

Analisaremos com um maior detalhamento a escrituração nos campos da legislação societária, triburária e profissional, importantes campo do meio empresarial.

3. O que é SPED ?

A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.

4. A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com