TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Empresas

Dissertações: Contabilidade De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

Todo administrador necessita de dados e informações sobre as atividades realizadas pela entidade, independente do ramo de atuação. Nas entidades sem fins lucrativos a importância dos dados e informações é ainda maior para o gerenciamento devido aos escassos recursos e a dependência de auxílio, seja por meio de doações financeiras ou trabalho voluntário. Para conhecer quais os dados e informações, especialmente relacionados aos custos, foi realizado um estudo em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI do Alto Vale do Itajaí – SC. O estudo teve por objetivo identificar os custos, por cada hóspede, que a entidade tem para prestar seus serviços. Utilizou-se para a coleta de dados, a pesquisa exploratória por meio de um estudo de caso, numa abordagem quali-quantitativa. Com a coleta de dados, efetuada por meio de documentos e entrevistas não estruturadas, obteve-se o levantamento dos gastos para alocar em cada departamento e posteriormente evidenciar o custo de cada hóspede. A pesquisa foi realizada durante os quatro primeiros meses de 2011 e foi possível identificar que os custos dos hóspedes oscilaram entre R$ 1.204,00 a R$ 1.713,50 de acordo com o grau de dependência, seguindo critérios definidos pela ANVISA.

Palavras-Chave: Gestão do Terceiro Setor. Contabilidade. Custos.

Abstract

Every manager needs data and information on the activities of the entity, regardless of branch of activity. In nonprofits the importance of data and information is even greater for management due to scarce resources and dependence on aid, whether through financial donations or volunteer work. To know what data and information, especially related to costs, a study in an institution of Long Term Elderly - ILPI Upper Valley Itajai - SC. The study aimed to identify the costs for each guest, the entity has to provide its services. Was used for data collection, exploratory research through a case study, a qualitative and quantitative approach. With data collection, performed through documents and unstructured interviews, gave the survey to allocate spending in each department and then highlight the cost of each guest. The survey was conducted during the first four months of 2011 and were able to identify the costs of guests ranged from R $ 1,204.00 to R $ 1,713.50 according to the degree of dependence, following criteria set by ANVISA.

Keywords: Management of the Third Sector. Accounting. Costs.

1. Introdução

O terceiro setor vem crescendo devido à importância dos serviços prestados na sociedade bem como pelo volume de recursos e de pessoas envolvidos. Para Decicino (2011), atividades que estão ligadas ao terceiro setor abarcam mais de cinco por cento das vagas de emprego gerados no mundo, 20 milhões de funcionários remunerados e cerca de 15 milhões de voluntários.

Nº 02 – Dezembro 2012 77

O mesmo autor ressalta que no Brasil, o governo federal já cadastrou mais de 250 mil entidades do terceiro setor, que empregam cerca de dois milhões de pessoas. Há também cerca de dois milhões de voluntários trabalhando nesse setor.

Segundo Dicicino (2011) para o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada - IPEA, a taxa de desemprego no país estará estabilizada, devido ao ritmo menor de crescimento da indústria. Com isso, o IPEA estima uma migração de trabalhadores para o terceiro setor.

Diante destas informações percebe-se que tal segmento merece atenção quanto à forma de gestão dos recursos financeiros e/ou econômicos movimentados. Independente do tamanho da organização, do número de pessoas envolvidas, é necessário ao gestor dispor de dados e informações sobre as atividades desenvolvidas.

Nas Instituições de Longa Permanência para Idosos - ILPI a evidenciação do custo também é necessário, pois são entidades que não possuem o objetivo de lucro, entretanto, geralmente, dependem de doações de terceiros, o que exige gestão e controle ainda mais rígidos, tendo em vista a necessidade de prestar satisfação ao doador dos recursos e a realização da melhor aplicação do recurso na instituição.

As entidades que possuem o levantamento do custo podem administrar melhor seus recursos e sucessivamente obter melhor tomada de decisão e melhor desempenho.

Segundo Niyama e Silva (2008, p. 263) “idealmente, a contabilidade seria um importante parâmetro para que o doador de recursos pudesse avaliar se o impacto social tem sido positivo”, porém, de acordo com os autores, nem sempre a preocupação com o trabalho social da entidade é mostrada. Para Neves Junior e Lins (2007, p.1) “a contribuição dos profissionais contábeis ainda está deixando a desejar no quesito serviços prestados as empresas do terceiro setor”.

O estudo teve por objetivo identificar os custos, por hóspede, que uma ILPI, localizada no Alto Vale do Itajaí/SC, tem para prestar seus serviços. Conforme Beuren (2006), trata-se de uma pesquisa exploratória, efetuada por meio de um estudo de caso, numa abordagem quali-quantitativa. Com a coleta de dados, efetuada durante os meses de janeira a abril de 2011, por meio de documentos tais como relatórios contábeis e controles internos, observação e entrevistas não estruturadas junto aos gestores e responsáveis por cada departamento, obteve-se o levantamento dos recursos utilizados e posteriormente sua mensuração para assim evidenciá-los em cada departamento e alocar para cada hóspede visando responder a seguinte pergunta: qual o custo que a ILPI tem, por hóspede, para prestar seus serviços?

2. Terceiro Setor

O terceiro setor é uma terminologia criada na sociedade há pouco tempo, é comum ouvir falar em primeiro setor,sendo o estado e segundo setor, empresas privadas enquanto que terceiro setor pouco se comenta. Nos tempos atuais o terceiro setor ganha forma e força, na sociedade devido ao impacto das atividades desenvolvidas pelas diversas entidades cujo número vem crescendo significativamente.

Segundo Imeton (2008), o terceiro setor surgiu no Brasil e no mundo, mais precisamente nas décadas de setenta, por pesquisadores americanos, e nos anos oitenta por pesquisadores europeus, que tinham por objetivo identificar e caracterizar um conjunto de organizações que apresentavam desvantagem em mercado e na maximização de lucro e pelo governo em relação à burocracia.

As mudanças que ocorriam na sociedade durante as décadas de que terceiro setor surgiu eram de grande abrangência política. Para Dias (2008), as grandes mudanças que ocorrerem no início do século XXI, fizeram com que o Estado buscasse alicerces para a realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com