TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o propósito da contabilidade?

Ensaio: Qual é o propósito da contabilidade?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Ensaio  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 3.

Passo 1:

a)Qual o objetivo da Contabilidade?

Fornecer informação estruturada de natureza econômica e financeira aos usuários internos e externos a entidade.

b) Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da

Contabilidade?

A qualidade das normas contábeis é superior à qualidade atual dos profissionais da área. Tal fato se deve, em parte, a expansão do número de Universidades pelo país, sendo a maioria privada. Porém, pode-se constatar que por outro lado existem contadores de grande qualificação, capazes de editar normas de tal escalão.

c) Quem são os usuários da Contabilidade? Explique.

São pessoas físicas ou jurídicas que querem obter informações para tomada de decisões.

d) O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?

Bens tangíveis são aqueles que têm corpo que pode tocar e bens intangíveis àquele que tem valor econômico como marca e passe de jogador de futebol.

e) O que são bens, direitos e obrigações? Cite exemplos.

Bens tudo o que possui valor econômico, e que pode ser convertido em dinheiro EX:bens tangível e intangível;Direitos são os recursos que a empresa tem a receber e que gerarão benefícios presentes e futuros EX:duplicatas a receber;Obrigações são dividas, valores a serem pagos a terceiros.EX:impostos a pagar,fornecedores e duplicatas.

f) Qual a finalidade de um balanço patrimonial?

Deverá exprimir, com a finalidade e clareza, a situação real da empresa.

g) Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultado? Cite exemplos

Contas Patrimoniais são aquelas contas que representam o ativo e o passivo e são elas que representam o patrimônio da empresa. EX: Ativo: duplicatas a receber e no Passivo: duplicatas a pagar.

h) Qual a finalidade de uma demonstração de resultado dos exercícios?

É um relatório contábil que apresenta as receitas, custos, despesas, perdas e ganhos obtidos e suportados pela entidade,assim como as participações no seu resultado,evidenciando o lucro liquido apurado em determinado período.

i) Qual a importância de uma sistemática contábil para as empresas no Brasil?

Explique.

j) O que se entende por capital de terceiros? Explique.

Refere-se apenas a recursos externos da empresa, como por exemplo empréstimos ou financiamentos.

Passo 2:

Entendimentos de definição e critérios de avaliação de ativo, passivo e patrimônio líquido.

ATIVO

De maneira geral, o ativo é considerado pela contabilidade como o conjunto de bens e direitos de propriedade de uma sociedade. Pode ser apresentado tanto sob a forma tangível quanto intangível (possuindo ou não matéria corpórea) e como móveis ou imóveis (podem ser deslocados ou não). Exemplos: estoque, marcas e patentes, veículos e terrenos. Explicando melhor, poderíamos dizer que a empresa capta recursos, tanto próprios quanto de terceiros e aplica em uma atividade, compondo então seu conjunto de ativos.

Critérios de Classificação do Ativo

A classificação do ativo é dividida em três grupos:

- Circulante

O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os título negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização a curto prazo, como adiantamento a fornecedores e empregados.

Por realização a curto prazo, entende-se aquela que ocorrerá no exercício seguinte (prazo de 12 meses seguintes ao do balanço). Entretanto, na companhia em que o ciclo operacional tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

- Não Circulante

No grupo de contas contábeis denominado Ativo Não Circulante são registrados todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da entidade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

O Ativo Não Circulante será composto dos seguintes subgrupos:

Ativo Realizável a Longo Prazo

Investimentos

Imobilizado

Intangível

- Não Circulante

Ativo Permanente refere-se a um grupo de contas que engloba os recursos aplicados em bens ou direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da empresa. Instituído no Brasil pela Lei n° 11.638 de 2007, o uso desse grupo de contas foi extinto no país a partir de 4 de dezembro de 2008, pela Medida Provisória 449/2008,1passando o Ativo Permanente a integrar o Ativo Não Circulante.

De acordo com a Lei n° 11.638 de 2007 (art. 178, § 1°, c)2 , o Ativo Permanente era formado por quatro subgrupos:3

• Investimentos

• Imobilizado

• Intangível

• Diferido

Sendo:

Investimentos: bens e direitos em participações permanentes em outras empresas ou sociedades e direitos de qualquer natureza, não classificáveis no Ativo Circulante e que não se destinem à manutenção da atividade da empresa ou sociedade.

Ativo imobilizado: bens tangíveis destinados à manutenção da atividade fim da empresa. Apresentam-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.).

Ativo intangível: bens intangíveis (incorpóreos) destinados à atividade fim da empresa, como, por exemplo, o fundo de comércio (goodwil), marcas e patentes, etc. 4 .

Ativo diferido : despesas que contribuíssem para a formação do resultado de exercícios futuros. Tais despesas somente eram apropriadas às contas de resultado na medida em que contribuíssem para a geração do resultado de cada exercício (art. 183 da Lei nº 6.404/76). Classificavam-se no ativo diferido as seguintes contas:

I - gastos de implantação e pré-operacionais;

II - gastos com pesquisa e desenvolvimento de produtos;

III - gastos de implantação de sistemas e métodos;

IV - gastos de reorganização ou reestruturação.

A Medida Provisória 449/2008 modificou a composição dos grupos patrimoniais, estabelecendo que o Ativo não-circulante passasse a ser composto por:

• Ativo realizável a longo prazo

• Investimentos

• Imobilizado

• Intangível

Assim, o grupo de contas Ativo Permanente deixou de ser usado.

2 PASSIVO

Em contabilidade, o passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas, enquanto no ativo se representam os bens e direitos que pertencem a uma determinada entidade. O passivo é a coluna da direita num Balanço Patrimonial. Um exemplo de ativo é uma conta a receber, e passivo seria uma conta a pagar.

O Passivo é um recurso controlado por uma entidade e um acontecimento passado e do qual se esperam que fluam benefícios económicos no futuro, cuja liquidação se espera um ex-fluxo de recursos.

O Passivo monetário representa bens numerários que ainda vão ser repassados aos seus verdadeiros proprietários num momento futuro, e que está na entidade apoiando ou ajudando a gerar novos recursos financeiros para o devedor. O passivo não-monetário representa obrigações de lançamentos futuros no resultado do período daqueles ganhos já efetivados, porém não pertencentes ao atual exercício.

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em:

• Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

• Passivo financeiro e passivo permanente, conforme lei 4.320/64 (direito público, que regulamenta a contabilidade pública).

Para fins de análise contábil, as contas contábeis que compõe o passivo exigível curto e longo prazo (direito privado), podem ser inicialmente segregadas em obrigações em moeda nacional, e obrigações em moeda estrangeira. A partir desse início, pode se proceder as sub-divisões, a serem compostas das principais obrigações. Como exemplo: salários, remunerações e encargos a pagar, empréstimos e financiamentos a pagar, fornecedores e prestadores de serviços a pagar, tributos a pagar e a recolher, adiantamentos a clientes, provisões etc.

O resultado de exercícios futuros em geral se dividia em receitas e custos diferidos. Hoje, por força de lei, o REF faz parte do passivo circulante em conta representativa da receita diferida (ver Lei 6404/76 art. 299-B).

Patrimônio Liquido:

O Patrimônio Líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas.

A partir de 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, para as sociedades por ações, a divisão do patrimônio líquido será realizada da seguinte maneira:

a) Capital Social

b) Reservas de Capital

c) Ajustes de Avaliação Patrimonial

d) Reservas de Lucros

e) Ações em Tesouraria

f) Prejuízos Acumulados.

CAPITAL SOCIAL

O capital social representa os valores recebidos pela empresa, em forma de subscrição ou por ela gerados. A integralização do capital poderá ser feita por meio de moeda corrente ou bens e direitos.

Quando a integralização do capital social é feita em moeda corrente, debita-se uma conta específica do ativo circulante (Bancos c/Movimento, por exemplo) e credita-se a conta "Capital Social".

No caso de integralização de capital mediante conferência de bens, debita-se uma conta específica do ativo imobilizado e credita-se a conta "capital social".

RESERVAS DE CAPITAL

A reserva de capital abrange as seguintes subcontas:

a) Reserva de Correção Monetária do Capital Realizado;

b) Reserva de Ágio na Emissão de Ações;

c) Reserva de Alienação de Partes Beneficiárias;

d) Reserva de Alienação de Bônus de Subscrição;

e) Reserva de Prêmio na Emissão de Debêntures; (excluída desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007)

f) Reserva de Doações e Subvenções para Investimento; (excluída desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007)

g) Até 31.12.2007, a Reserva de Incentivo Fiscal. A partir de 01.01.2008, respectiva reserva passa a fazer parte do grupo de Reservas de Lucros.

RESERVAS DE LUCROS

As reservas de lucros são constituídas pelos lucros obtidos pela empresa, retidos com finalidade específica.

Os lucros retidos com finalidade específica e classificados nesta conta são transferidos da conta de "Lucros ou Prejuízos Acumulados".

LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS

Os lucros ou prejuízos representam resultados acumulados obtidos, que foram retidos sem finalidade específica (quando lucros) ou estão à espera de absorção futura (quando prejuízos).

Com o advento da Lei 11.638/2007, para as sociedades por ações, e para os balanços do exercício social terminado a partir de 31 de dezembro de 2008, o saldo final desta conta não poderá mais ser credor.

Respectivos saldos de lucros acumulados precisam ser totalmente destinados por proposta da administração da companhia no pressuposto de sua aprovação pela assembléia geral ordinária. Observe-se que a obrigação de essa conta não conter saldo positivo aplica-se unicamente às sociedades por ações.

Essa conta continuará nos planos de contas, e seu uso continuará a ser feito para receber o resultado do exercício, as reversões de determinadas reservas, os ajustes de exercícios anteriores, para distribuir os resultados nas suas várias formas e destinar valores para reservas de lucros.

Desta forma, para as sociedades por ações, o saldo respectivo deverá ser composto apenas pelos eventuais prejuízos acumulados (saldo devedor), não absorvidos pelas demais reservas.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO NEGATIVO

No caso em que o valor do Patrimônio Líquido é negativo é também denominado de "Passivo a Descoberto". Isto ocorre quando o valor das obrigações para com terceiros é superior ao dos ativos.

O Conselho Federal de Contabilidade - CFC, por meio de sua Câmara Técnica, editou em 16/06/1999 a Resolução CFC nº 847/99, alterando dispositivos da NBCT-3 que trata acerca do conceito, conteúdo, estrutura e nomenclatura das Demonstrações Contábeis.

Por meio da aludida Resolução, de observância obrigatória por todos os contabilistas no país, foram procedidas alterações quanto ao Balanço Patrimonial, precisamente a caracterização e evidenciação do "PASSIVO A DESCOBERTO".

Esta nomenclatura deve ser utilizada, quando da constatação ao final do exercício que o Patrimônio Líquido é negativo, sendo demonstrado, conforme Resolução CFC 1.049/2005, substituindo-se a expressão Patrimônio Líquido por Passivo a Descoberto.

Passo 3

ELEMENTOS A B C

Dinheiro bens positivo ativo

Estoque de Mercadorias bens positivo ativo

Duplicatas a Receber direitos positivo ativo

Duplicatas a Pagar Obrigação Negativo passivo

Imóveis

Marcas bens positivo ativo

Máquina de Calcular

Terrenos bens positivo ativo

Veículos bens positivo ativo

Salários a Pagar Obrigação Negativo passivo

Impostos a Pagar Obrigação Negativo passivo

Notas Promissórias a Receber direitos positivo ativo

Instalações bens positivo ativo

Pró-Labore a Pagar

Ferramentas bens positivo ativo

Estoque de Matéria-Prima

Aluguéis a Pagar Obrigação Negativo passivo

Patentes

Móveis e Utensílios

Notas Promissórias a Pagar Obrigação Negativo passivo

...

Baixar como  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »