TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário pericia

Por:   •  6/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  1.528 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

A perícia Contabil foi institucionalizada no Brasil em 1946 com a irrupção do Decreto lei nº 9295 de 27/05/1946.

[pic 2]

A perícia pode ser definida como um conjunto de procedimentos técnicos e ciéntificos que norteiam a decisão de um juíz por meio da apresentação de provas. Essas provas são utilizadas para esclarecer um litigio judicial, a fim de suportar a decisão do juiz. Por meio da perícia pode-se demonstrar a verdade de fatos ocorridos e contestados por uma parte deles.

[pic 3]Sim. A perícia proporciona alguns efeitos na sociedade. Dessa forma , o trabalho pericial deve ser honesto e eficaz.

[pic 4]

A perícia pode ser classificada em perícia judicial, extrajudicial, arbitral, administrativa ou operacional e semi-judicial. A perícia judicial demanda um conhecimento técnico  e especializado de um profissional da área em questão.

[pic 5]

Perícia pode ser qualquer trabalho de natureza específica , no qual exista rigidez em sua execução. O objetivo da perícia é a obtenção de prova ou opinião que norteie o julgamento de um fato. É originada do interesse das partes, do interesse da justiça e do interesse público. A perícia pode surgir de uma área específica ou empírica. A perícia tem a função de apresentar um fato quando não haja prova documental. Dessa forma , são criados procedimentos técnicos e científicos que auxiliam na resolução do caso.

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e ciéntificos destinados a levar a instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio, mediante laudo percial contábil e / ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente . a pericia contabil é uma determinada natureza de trabalho tratada na área pericial.

[pic 6]

O perito é o profissional de nível universitário devidamente inscrito no órgão de classe adequado escolhido pelo juiz para resolver questões técnicas de seu conhecimento. O perito é resposável por interferir na decisão do juiz, já que divulga sua opinião sobre determinados fatos.

[pic 7]

O perito é nomeado pelo juiz enquanto o assistente técnico é indicado pelas partes. Com relação as funções de cada um, o perito faz a perícia, lavra e assina o laudo. Já o assistente técnico emite o parecer.

[pic 8]

A normatização da perícia contábil foi lançada pela NBC/CFC 858-99. Nos dias de hoje a perícia esta a,parada pela NBC/CFC 1243 e 1244/2009, pela TP 01 e PP 01.

[pic 9]

Os quesitos são perguntas técnicas que podem ser elaboradas pelo juiz ou pelas partes. No entanto, o juiz pode indeferir os quesitos que ele julgar como impertinentes. Na execução do trabalho pericial, os quesitos são elaborados para o escarecimento de duvidas.

[pic 10]

O perito deve estar bem preparado para seu trabalho para que este tenha um real valor social, moral e ético. Essa preparação é adquirida por meio de uma formação profissional de quelidade que gera um trabalho honesto e eficaz.

[pic 11]

O perito deve agir de maneira ética para com a sociedade, pois seu trabalho proporcionará informações que serão o suporte para alguns julgamentos, podendo trazer consequências injustas para as partes.

[pic 12]

A função percial exige do profissional contabilista o domínio profundo sobre a contabilidade. Esse domínio deve ser a base fundamental da execução do trabalho pericial, pois no desenvolvimento dessa função o profissional poderá deparar com fraudes contábeis que só a experiência profissional poderá auxiliar na sua localização e no modo como foi executada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (648 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com