TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário sobre perícia contábil

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONÁRIO

1) O que é um perto judicial?

É um técnico ou especialista que opine sobre questões que lhe são submetidas pelas partes ou pelo juiz, a fim de esclarecer fatos que auxiliem o julgador a formar sua convicção.

2) Quando é necessário um perito?

O perito entra em ação toda vez em que uma pericia judicial for solicitada por uma das partes interessadas ou no entendimento do juízo, caso o processo não apresente os elementos suficientes capazes de convencer e, em decorrência disto, levar a um julgamento justo que pode ser feita através de exame: vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.

3) Quais são as principais pericias?

Pericia judicial e extrajudicial , estatal, administrativa e arbitral.

Judicial: visa auxiliar a justiça com esclarecimentos sobre questões que são objetos de ações judiciais . Exemplos: avaliação de haveres, levantamento de perdas e danos, inventários, contratos financeiros, etc.

Estatal: é realizada sob controle do estado. Exemplo: solicitada pelo ministério publico durante uma investigação criminal.

Administrativa (voluntaria): possui como intuito apurar irregularidades (fraudes) no âmbito administrativo de sua analise. Exemplo: Quando sócios desconfia do trabalho do outro, ou ate mesmo entre emprego e patrão.

4) Quem pode ser perito judicial?

Um profissional que deverá ter o curso de pericia contábil, esta registrado no conselho de classe da sua jurisdição e precisa esta em dia com as obrigações para com o seu respectivo órgão de classe, CREA, CRA, CRC, CRM, entre outros. Podem ser perito funcionários públicos, aposentados, recém-formados, profissionais liberais e colaboradores de empresas normais (arquitetos, médicos, engenheiro ambiental, administradores, etc.

5) Quem utilizara o perito judicial?

Muitas perícias na área da contabilidade são hoje requeridas principalmente na parte de revisão de encargos financeiros contra bancos, também referentes ao Sistema Financeiro Habitacional, e demais questões como leasing, condomínios, entre outros.

6) Qual a finalidade do uso da pericia?

Dar-se justa solução a uma controvérsia para efetivar-se a pacificação social das partes envolvidas em litigio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com