TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECEITA PÚBLICA

Por:   •  28/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

RECEITA PÚBLICA

Passo 1: Leia atentamente o artigo: “Entendendo a Lei Rouanet”

Passo 2: Considerando a compreensão do texto, reflita e responda as seguintes questões:

  1. O que é a Lei Rouanet?
  2. De acordo com os textos lidos, quais as vantagens para as empresas que doam recursos para o desenvolvimento de projetos culturais?
  3. Na sua opinião, qual a importância da Lei Rouanet no desenvolvimento da cultura no Brasil. Esta lei é eficaz ou limitada?

Criada em 23 de dezembro de 1991, a Lei Federal de Incentivo a Cultura (Lei nº 8312/9), também conhecida como Lei Rouanet (em homenagem ao Ministro da Cultura, Sérgio Paulo Rouanet), surgiu para educar as empresas e cidadãos a investirem em projetos culturais.

Ela deu início ao Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), que é constituído de 3 mecanismos: o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Incentivo Fiscal (Mecenato) e o Fundo de Investimento Cultural e Artístico (FICART).

A principal vantagem das empresas que investem nos projetos é a restituição parcial ou integral do imposto de renda (que varia de acordo com o incentivo e que depende do artigo no qual o projeto cultural está inserido).

Outra vantagem é a utilização da marca no espaço destinado a patrocínios (o conhecido Marketing Cultural), que gera maior credibilidade, valorização e fortalecimento da imagem corporativa junto à sociedade, além de benefícios internos, uma vez que acaba por propiciar também o Endomarketing.

No entanto, a Lei Rouanet é um tanto limitada, já que nem todos ainda a conhecem ou a compreendem bem.

Contudo, penso que a mesma é importante para o desenvolvimento cultural de nosso país. Pois através de investimentos como este, um maior número de pessoas tem acesso à cultura e incentivo para desenvolverem atividades culturais.

Outrossim, contribui para o desenvolvimento da sociedade e promoção da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com