TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REGIÕES DE CONTABILIDADE

Artigo: REGIÕES DE CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Artigo  •  2.860 Palavras (12 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 12

WEB AULA 1

Unidade 2 – Campos de Atuação da Contabilidade

Você já sabe como se devem mensurar os elementos de um Balanço Patrimonial? Esta web levará você a este conhecimento. Não se permita deixar-se levar, busque o conhecimento, questione, participe do Fórum de discussão, deixe sua opinião.

CAMPOS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

O campo de atuação da contabilidade abrange diversas áreas, sendo profissão legalmente reconhecida. O profissional da contabilidade poderá atuar como pessoa jurídica, pessoa física, ou ainda como empregado.

Dentro da formação profissional da contabilidade encontramos profissional com formação acadêmica secundária, que corresponde aos técnicos em contabilidade. Para estes profissionais existem algumas restrições que fazem com que o mesmo seja um pouco mais limitado nas suas atribuições.

Para os de graduação, são os chamados bacharéis em Contabilidade. Para estes não há restrição, o campo de atuação é bastante amplo, possibilitando um leque de grande vastidão. O Conselho Federal de Contabilidade – CFC determina, por meio da Resolução nº 560/83, diversas atribuições peculiares do profissional contábil.

Além da Resolução 560/83, ainda temos o Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946, que no Art. 25 e 26 define as prerrogativas profissionais dos técnicos em Contabilidade, bem como dos bacharéis em Ciências Contábeis.

VARIAÇÃO PATRIMONIAL

Conhecendo este fato, podemos agora estudar as variações patrimoniais dentro de uma entidade, como eles ocorrem.

Vamos ver que eles irão ocorrer de acordo com os acontecimentos e o evento ocorrido dentro da entidade, através dos atos gerados pelos gestores. Estes atos possuem classificação, denominação, tal como veremos a seguir. Assim, os atos administrativos que ocorrem dentro da empresa, e que de alguma forma irão trazer modificações no patrimônio da entidade, são chamados de fatos contábeis.

Estes atos que ocorrem têm como origem os atos praticados pelos administradores, porém neste momento se faz necessário entendermos a necessidade de diferenciarmos os atos administrativos dos fatos administrativos.

Assim, convenciona-se que os atos administrativos são aqueles acontecimentos que não alteram o patrimônio de uma empresa. Porém, existem atos administrativos que irão gerar um fato contábil, definidos como acontecimentos que provocam alterações qualitativas e/ou quantitativas no patrimônio da empresa.

FATOS CONTÁBEIS

PERMUTATIVO

Provocam alterações qualitativas Representam permutações entre os elementos patrimoniais. Comprar à vista, comprar a prazo, pagamento de duplicatas, pagamento do IR dos empregados, aumento do CS com uso de reservas de capital.

MODIFICATIVO

Provocam alterações quantitativas DIMINUTIVO

Reduzem o valor do PL Pagamento de despesas

Apropriação de salários.

AUMENTATIVO

Aumentam o valor do PL Recebimento de receitas.

Prescrição de dívida.

MISTOS

Provocam alterações qualitativas e quantitativas DIMINUTIVO

Reduzem o valor do PL Recebimento de duplicata com desconto, pagamento de duplicata com juros, reforma de dívida com juros, emissão de debêntures abaixo do par (com deságio).

AUMENTATIVO

Aumentam o valor do PL Recebimento de duplicata com juros, pagamento de duplicata com desconto, reforma de dívida com desconto, emissão de debêntures acima do par (com ágio).

Tais variações patrimoniais podem ocorrer positivamente ou negativamente, depende dos valores que irão compor os eventos.

Quando estes são representados de forma positiva, tal variação é chamada de variação ativa, aumentando o ativo e diminuindo o passivo. Quando o fato ocorre da forma inversa, tais variações são apresentadas de forma negativa, passa a ser identificado na contabilidade como variação passiva, aumentando o passivo e diminuindo o ativo.

Neste contexto, vale lembrarmos que quando os atos administrativos geram um fato contábil que altera o patrimônio, são apresentados na contabilidade como fatos modificativos, que podem ser aumentativos ou diminutivos, permutativos ou mistos. Assim, para que a contabilidade possa apurar numericamente se houve um aumento ou uma diminuição do patrimônio, faz-se necessário que seja apurado tal evento por meio da escrituração contábil, lançamentos de débitos e créditos.

LANÇAMENTOS CONTÁBEIS

Os lançamentos contábeis são a forma convencionada pela legislação contábil de escrever os eventos ocorridos dentro da empresa em um determinado período.

Conforme convenção, os lançamento contábeis devem obedecer ao método das partidas dobradas, que, segundo a convenção apresenta, para cada débito um crédito de igual valor. Assim entendido, fica estabelecido que o mesmo valor do débito é igual o valor do crédito.

Contudo, “o lançamento contábil não se resume a “débito e crédito”, mas deve possuir também o valor (ou valores) expressos em moeda corrente do país, também deverá conter a data do documento e o histórico.

Todos os eventos ocorridos dentro da empresa em um determinado período, gerados pela movimentação da mesma, devem ser escriturados através dos lançamentos contábeis seguindo a convenção. Estes lançamentos vão evidenciar os fatos contábeis que ocorreram dentro da entidade, e deve conter todos os detalhes do fato ocorrido.

O primeiro lançamento contábil que ocorre em uma entidade está relacionado com o Capital Social, este valor refere-se aos valores que os sócios investiram na empresa.

Este investimento diz respeito ao desembolso dos sócios, por este motivo deve gerar lançamentos contábeis que irão evidenciar a formação do patrimônio da entidade. Estes valores que irão dar início ao ramo de atividade empresarial podem ser em dinheiro, em moeda corrente do país ou ainda em bens na forma de imobilizado. Também pode ser em promessa de capital a realizar.

De qualquer forma, o mesmo deve ser expresso no documento de constituição da empresa, independente da natureza jurídica da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com