TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE A CRISE DA BOLSA DE NOVA YORK E A CRISE DA EMPRESA ENRON

Por:   •  15/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

6 RELAÇÃO ENTRE A CRISE DA BOLSA DE NOVA YORK E A CRISE DA EMPRESA ENRON.

                         Tanto o caso da Bolsa de Nova York como o caso da empresa Enron houve uma crise financeira e na economia.

        As crises que ocorrem em um país podem afetar os fundamentos da economia de outro país, seja pelos laços de mercados comerciais e de capital (por exemplo desvalorização em um país afeta negativamente a competitividade internacional da outros países) ou pela interdependência das carteiras de credores (por exemplo, a liquidez em um mercado exige que os intermediários financeiros a liquidar ativos em outros mercados).

        Ao longo dos anos vinte, a década que se seguiu a Primeira Guerra Mundial e levou ao acidente, foi uma época de riqueza e excesso. Com base no otimismo pós-guerra, os americanos rurais migraram para as cidades em grande número ao longo da década com a esperança de encontrar uma vida mais próspera na expansão cada vez maior do setor industrial da América. Enquanto as cidades americanas prosperaram, a superprodução de produtos agrícolas criou um desespero financeiro generalizado entre os agricultores americanos ao longo da década.  Isso seria mais tarde culpado como um dos fatores-chave que levaram ao crash do mercado de ações de 1929.

        Setenta e nove anos atrás a Bolsa de Valores de Nova York experimentou o pior pânico financeiro que o país já havia visto. 

        O Wall Street Crash teve um grande impacto sobre os Estados Unidos e a economia mundial, e tem sido a fonte de intenso debate acadêmico - histórico, econômico e político - desde suas conseqüências até os dias atuais. Algumas pessoas acreditavam que os abusos por empresas de utilidade pública contribuíram para o Wall Street Crash de 1929 e a Depressão que se seguiu. Muitas pessoas culparam o acidente em bancos comerciais que estavam muito ansiosos para colocar depósitos em risco no mercado de ações.

        A queda da bolsa em outubro de 1929 levou diretamente à Grande Depressão na Europa. Quando as ações caíram na Bolsa de Valores de Nova York, o mundo percebeu imediatamente. Embora os líderes financeiros na Inglaterra, como nos Estados Unidos, tenham subestimado amplamente a extensão da crise que se seguiria, logo ficou claro que as economias do mundo estavam mais interligadas do que nunca. Os efeitos da interrupção do sistema global de financiamento, comércio e produção e o subseqüente colapso da economia americana logo se sentiram em toda a Europa. Durante 1930 e 1931, em particular, os trabalhadores desempregados entraram em greve, demonstraram em público, e de outra forma tomaram ação direta para chamar a atenção do público para sua situação. Os protestos muitas vezes se concentraram no chamado Means Test, que o governo instituiu em 1931 como forma de limitar a quantidade de pagamentos de desemprego feitos a indivíduos e famílias. Para os trabalhadores, o Means Test parecia uma maneira intrusiva e insensível de lidar com a privação crônica e implacável causada pela crise econômica. As greves foram atendidas com força, com a polícia rompendo protestos, prendendo os manifestantes e acusando-os de crimes relacionados à violação da ordem pública.

                Caso Enron: Uma crise de liquidez caracteriza-se por uma remoção inesperada e prolongada da liquidez do mercado (a capacidade de negociar um ativo ou instrumento financeiro em curto prazo sem um grande impacto de preço) e liquidez de financiamento (a capacidade de levantar dinheiro vendendo ativos ou emprestando dinheiro). Por exemplo, partes do setor de energia enfrentaram uma crise de liquidez no rescaldo da falência da Enron em novembro de 2001, quando a incerteza sobre o efeito da falência da Enron sobre outros players da indústria e colapso dos preços do mercado energético fez com que instituições financeiras e outros principais players do mercado de energia bloqueassem (Crise pós-Enron).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com