TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESULTADO ANTES DOS TRIBUTOS SOBRE O LUCRO

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.995 Palavras (16 Páginas)  •  1.369 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE BRASIL NORTE

FABRAN

RESULTADO ANTES DOS TRIBUTOS SOBRE O LUCRO

        

MACAPÁ – AP

2014

FACULDADE BRASIL NORTE

FABRAN

RESULTADO ANTES DOS TRIBUTOS SOBRE O LUCRO

(-) Despesas com tributos sobre os lucros

(-) Participações

Orientador: Prof.ª Carla Patrícia                                                         Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis

Acadêmicos: Antônio Junior                                                              Disciplina: Contabilidade Intermediaria

Beatriz Gonçalves                                                                               Turma: CT3P66 / CT4P66

Lenyltton Célio                                                                                    Período: 2014. 2 (SALA 10)

Fernanda Palheta

Francisco Barros

Janes Carlos                      

Joenildo Pantoja                      

                     

                              

                     

                     

        MACAPÁ – AP

2014

Sumário

1. INTRODUÇÃO        1

1.1.        Demonstração do Resultado do Exercício – DRE        2

1.2.        Estrutura da DRE        3

2. RESULTADO ANTES DOS TRIBUTOS SOBRE O LUCRO        6

2.1. Provisão para Contribuição Social        6

2.2. Provisão para o Imposto de Renda        6

3. RESULTADO DO EXERCÍCIO APÓS O IMPOSTO DE RENDA        7

4. PARTICIPAÇÕES        7

4.1. Base de Cálculo das Participações        8

4.2. Debêntures        8

4.3. Empregados e Administradores        8

4.4. Partes Beneficiárias        9

4.5. Contribuições para Instituições ou Fundos de Assistência ou Previdência de Empregados        9

5. CONCLUSÃO        10

6. REFERÊNCIAS        11


1. INTRODUÇÃO

A Demonstração do Resultado do Exercício é a representação dos fatos que ocorreram durante um exercício social em razão das operações realizadas pela empresa, tendo em vista o seu objeto social, com a finalidade de evidenciar o resultado líquido daquele exercício social. É uma medida do desempenho operacional da empresa, durante determinado período. A demonstração do resultado observa o princípio da competência e evidencia a formação dos vários níveis de resultados, mediante confronto entre as receitas e os correspondentes custos e despesas, como Resultado Operacional, Resultado não Operacional, Resultado Antes do Imposto de Renda.

Conforme determina o art. 175 da lei nº 6404/76 “Lei das S/A”. O art. 187 que determina a sua estrutura; onde abordaremos a parte que compreende sobre os resultados antes dos tributos sobre o lucro, que teremos como ponto de partida o resultado operacional descontando as despesas não operacionais e adicionando as receitas não operacionais, que são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Considerada expressamente pelo RIR/1999, como resultados nãooperacionais, os quais se referem, basicamente, a transações com bens do ativo permanente.

Abordando, também os tributos sobre o lucro em relevância o Imposto de Renda (IRPJ) e a Contribuição Social (CSLL), juntamente com as participações estatutárias que após a apuração do “Lucro Depois do Imposto de Renda e da Contribuição Social” deduziremos as participações, previstas nos estatutos, de debêntures, de empregados, administradores e partes beneficiarias, e as contribuições para instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados.  

Confrontando as receitas com as despesas do período ao final da apuração desta de resultado, será evidenciado se a empresa esta atuando de maneira correta, ou seja, se a mesma estará gerando Lucro ou prejuízo, onde este resultado irá integra no balanço patrimonial, seja na conta Reserva de Lucro, seja na conta Prejuízo Acumulado. Assim, conforme o seu resultado será eficaz para a tomada de decisões por parte de seus administradores.

  1.  Demonstração do Resultado do Exercício – DRE

A demonstração do resultado do exercício é uma demonstração contábil dinâmica, destinada a evidenciar a composição do resultado apurado num determinado período de operações da entidade. A DRE, observado o princípio de competência, evidenciará de forma vertical e dedutível, ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e apura-se o resultado, lucro ou prejuízo.

As informações sobre a posição patrimonial e financeira são principalmente fornecidas pelo balanço patrimonial, enquanto que as informações sobre o desempenho econômico (confronto das receitas e despesas) da empresa são basicamente fornecidas na demonstração do resultado.  

As informações referentes ao desempenho da entidade, especialmente a sua rentabilidade, são requeridas com a finalidade de avaliar possíveis mudanças necessárias na composição dos recursos econômicos que provavelmente serão controlados pela entidade. Estas informações são úteis para prever a capacidade que a entidade tem de gerar fluxo de caixa a partir dos recursos atualmente controlados por ela. Também é útil para a avaliação da eficácia com que a entidade poderia usar recursos adicionais.

O resultado é frequentemente usado como medida de desempenho ou como base para outras avaliações, tais como o retorno do investimento ou resultado por ação. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração do resultado são receitas e as despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com