TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Particapão nos lucros ou resultados

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.112 Palavras (17 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 17

ADRIANO FARIA
ALEANDRO ANTUNES
DAVIDSON HENRIQUE
DOUGLAS WILLIAM
HIVERSON DUARTE
MONICA FACIOLI

PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS


Trabalho apresentado como exigência parcial da
disciplina de Gestão de Pessoas do curso de
Administração, da Universidade de Franca.
Prof.ª Alessandra Olavio Carneiro.

FRANCA
2015

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO        

2- EVOLUÇÃO- CONCEITO        

3- PRINCIPAIS CONCEITOS NA PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS   Diferença entre lucro e resultado        

3.1 Conceitos lucro:        

3.1.1  Conceito de resultado        

3.1.2 O que é lucro real        

3.1.3 Diferenças básicas entre Lucro Real e Contábil        

4- MÉTODOS DE PAGAMENTO DE P. L. R          

4.1 Pagamento Proporcional  .        

4.1.1 Sistema Misto             

5-  ALINHAMENTO COM ESTRATÉGIAS DAS ORGANIZAÇÕES        

6- ENTREVISTAS        

6.1 Entrevista realizada com a gerente de Rh Karina Gonçalves da empresa Grupo Automec Franca Chevrolet          

6.1.1 Entrevista realizada com a gerente geral Emiliane de Souza Castro        

7- CONCLUSÃO  .        

8-REFERÊNCIAS................................................................................................21         



1-INTRODUÇÃO



       A PLR (Participação nos lucros e resultados) é um processo de remuneração variável presente nas atuais formas de remuneração do trabalho, onde as organizações a buscam para aumentar a produtividade e lucratividade. Trata-se de um método de remuneração com custos reduzidos, pois tema a característica de uma “bonificação” e não de salário, o seu valor pago não tem incidência em encargos sociais. Essa forma de pagamento além de vantajosa para as empresas é também para o trabalhador, pois dependendo do valor a ser pago e da forma como é paga, a PLR pode representar quantias bem maiores, do que os salários pagos no período de um semestre por exemplo.

Essa monografia descreverá como essa prática de remuneração surgiu, como foi elaborada em vários países e como foi implantada no Brasil. Fará também uma análise de como o programa funciona, principais conceitos, os métodos mais utilizados para essa forma de remuneração e por fim as formas de estratégias das organizações em implantar a PLR, o porquê adota essa prática, os impactos positivos e negativos ao executá-la.

As transformações que atualmente estão acontecendo no mundo dos negócios têm feito as empresas se preocuparem cada vez mais com os seus funcionários, encontrar uma forma de motivá-los a fim de conseguirem atingir as metas e objetivos desejados. E nisso a PLR se destaca com uma forma de incentivo no quadro funcional, segundo pesquisas de opinião e dados estatísticos feitos nas organizações.

No Brasil apesar de sua implantação legalizada em 2000, somente no período de 2005 a 2009, período no qual houve uma retomada no crescimento econômico do país, foi que a PLR apareceu com maior ênfase, pois na década de 90 o Brasil enfrentava instabilidade da moeda e problemas com a economia. Nesse atual cenário as empresas obtêm maiores aberturas comerciais e financeiras e se expõem cada vez mais a concorrência internacional. Para isso contam com o retorno dos seus colaboradores através de incentivos como a PLR dentre outros benefícios.

        Esse modo de remuneração faz com o que o funcionário se torne uma espécie de “sócio” da empresa, incentiva o mesmo a ter mais responsabilidade em suas tarefas e a assumir maiores riscos, aumentando os resultados. Sendo assim a PLR compatibiliza os interesses de trabalhadores e empresas, os colaboradores terão aumento em seus ganhos de forma passiva, entre acordos, e as empresas ganham uma gestão mais eficiente no setor de RH melhorando a motivação, a produtividade, qualidade, sendo mais estratégicas no mundo dos negócios.

A inserção da PLR dentro das organizações conta também com o sindicato da classe dos trabalhadores, conforme respaldo da Lei 10.101 de 2000, que firma o contrato entre ambas as partes, empregado e empregador, que garante a execução dos direitos e deveres de cada um. Sendo assim não há injustiças para com o trabalhador, e as formas de pagamento da remuneração variável podem ser de acordo com o que for combinado entre funcionário e empresa e essas formas serão mais bem enfatizadas em um dos capítulos dessa monografia.

Contudo o sucesso da PLR dependerá indubitavelmente das relações de trabalho, pois além do que protege a lei, são fundamentais a confiança e disposição tanto dos empregados como das empresas, diálogos permanentes e processos eficientes nos setores de RH para salvaguardar a distribuição proporcional do poder nos processos produtivos e a valorização dos processos,

Para discutir com mais detalhes todo o assunto que abrange a PLR o desenvolvimento desse trabalho foi dividido em quatro capítulos. O primeiro vai relatar toda a evolução do conceito que diz respeito a PLR, como nasceu, quais foram os primeiros países a adotar a pratica e implantar e como começou no Brasil. O segundo capitulo vai explicar com mais detalhes do que já foi falado acima, sobre o que é de fato a PLR, como funciona, conceitos e como é aplicada nas empresas, vantagens de desvantagens do processo como um todo. O terceiro capítulo vai abranger os métodos nos quais a PLR é paga aos colaboradores e por fim o quarto capítulo enfocará a importância que o programa tem para as empresas e por qual finalidade esse tipo de remuneração é aplicada, quais os retornos que as empresas e os colaboradores terão com a adoção dessa prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (250.7 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com