TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial teórico contabilidade na antiguidade

Artigo: Referencial teórico contabilidade na antiguidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Artigo  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE

A contabilidade e uma ciência muito antiga, que foi desenvolvida desde a época dos primórdios em que os homens primitivos foram os primeiros a fazerem um tipo de contabilidade. Sá (1997, p. 20) “admite-se, pois, que há cerca de 20.000 anos, o homem já registrava os fatos da riqueza em contas, de forma primitiva,” foram quando eles começaram a contar e marcar seus animais nas paredes de suas cavernas. Essas manifestações na antiguidade do pensamento contábil, “identificavam os objetos [...] e a quantidade desses mesmos objetos [...] como meios patrimoniais. O mais antigo documento dessa época que se conhece parece ser o que nos apresenta Figuier, foi encontrado na gruta de D’Aurignac, no departamento de Haute Garone, na França; é uma lâmina de osso de rena, contendo sulcos que indicam quantidades”.

Na mesopotâmia, atual Iraque, foram encontrados os primeiros registos patrimoniais, em que o homem já se preocupava em registar seu patrimônio, dando origem do livro diário. Séculos depois as pessoas sentiram a importância da vivencia em grupo e com isso surge as grandes civilizações. Em torno do rio Nilo, a agricultura floresceu e com ela uma civilização que marca a história até os dias de hoje. Com os egípcios, foram encontrados os papiros, nas margens do grande rio, onde os escribas registravam os movimentos de colheita das plantações, por exemplo. Foram, então uns dos primeiros livros registros contábeis.

Os fenícios navegavam os mares no mediterrâneo aumentando os seus vínculos comerciais, desenvolvendo as primeiras trocas em base monetárias, o que deixaram mais simples os registros contábeis através de símbolos.

2.2 BRASÃO DE CONTABILIDADE

O símbolo da contabilidade é composto por um caduceu, que é um bastão que tem duas serpentes enrolada no mesmo, onde em sua parte de cima contém duas pequenas asas ou um elmo alado. A história deste bastão vem da Grécia onde tinha um deus grego chamado de Mercúrio, que intercedia diante da briga de duas serpentes as quais se enrolavam em seu bastão.

Cada objeto que faz parte do caduceu, tem um sifnificado que transmite um valor poderoso para a profissão contábil que são bastão, serpente, asas e o elmo.

Bastão, representa a força;

As duas serpentes, Conhecimento;

As asas, significa zelo;

O elmo: proteção contra pensamentos ruins ou desonestos.

2.3 CONTABILIDADE NO IMPÉRIO ROMANO

Da península itálica vieram os Romanos, nascia um dos maiores e mais desenvolvido Império da Antiguidade que se expandiu por toda Europa, norte da África e Oriente Médio, conquistando povos e levando a paz Romana e o que se pode de um verdadeiro sistema de contabilidade. Muitos impérios nascem, crescem e são destruídos e com Roma não foi diferente, porque os bárbaros evadiram a península com isso veio a queda do império Romano.

2.4 TEMPO DO RENASCIMENTO

Momento do renascimento, os Árabes depois de invadirem a península trouxeram muitas obras manuscritas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com