TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Disciplina Teoria da Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Relatório da Disciplina Teoria da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.773 Palavras (16 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 16

POLO PRESENCIAL - SÃO LUIS

TEORIA DA CONTABILIDADE

São Luís- MA

2013

RELATÓRIO DA DISCIPLINA TEORIA DA CONTABILIDADE

Relatório da Disciplina Teoria da Contabilidade apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito para obtenção de nota relativa ao 2º bimestre de 2013.

Tutor EAD: Juliana Leite Kirchner

Tutor Presencial Jesus Martins Oliveira Junior

São Luís - MA

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. OBJETIVO DA CONTABILIDADE

2. REDAÇÃO VIDA FINANCEIRA PARTICULAR E A DE UMA EMPRESA

3. CONCEITO: ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, DESPESAS, GANHOS E PERDAS.

4. PLANILHA DESCRITIVA DE ATIVO E PASSIVO

5. MANUAL DE DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS

6. CONSIDERAÇÕES SOBRE SOCIEDADE ANÔNIMAS E SEU REGRAMENTO LEGAL

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

1. INTRODUÇÃO

Contabilidade sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Sistema de informação: conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes emissões de relatórios.

Usuário: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação de situação e evolução de uma entidade.

Usuários: preferenciais ou externos são:

Acionista, credores em geral e emprestadores de recursos e integrantes do mercado de capitais.

Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.

Informação de natureza econômica deve ser considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio).

Informação de natureza financeira: fluxo de caixa, capital de giro, etc.

Informação de natureza física complemento aos valores monetários (quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, numero de funcionários numa empresa, etc).

Informação de natureza produtiva: se refere á utilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativa (físico), como: receita bruta per capita, depósitos por clientes, etc. As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares as demonstrações contábeis tradicionais.

Objetivo principal da contabilidade: permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica de entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários não se justificando por si mesma. Antes deve ser um instrumento útil á tomada decisões.

A contabilidade é uma ciência social no que se refere ás suas finalidades, mas quando a metodologia de mensuração reúne tanto o social quanto o quantitativo.

2. SEMELHANÇA EXISTENTE EM RELAÇÃO A MINHA VIDA PESSOAL FINANCEIRA E A DE UMA EMPRESA.

Há muitas semelhanças entre minha vida pessoal financeira e a de uma empresa, pois em ambas existem entrada e saída de dinheiro.

Primeiramente posso citar a maior e mais importante delas, tanto eu quanto uma empresa colocamos como prioridade a obtenção de lucros no final do mês quando fechamos o nosso balanço, a empresa em fluxo maior, lógico, pois esse é quase sempre o motivo do nascimento da mesma.

No meu caso na maioria das vezes, já fico contente apenas em fechar o mês sem créditos se também não ficar com débitos. E para que alcancemos esse objetivo imprescindível fazer um controle das nossas finanças, para isso podemos utilizar planilhas com o descritivo das contas fixas mensais, que no caso de uma empresa são custos com folha de pagamento, luz, telefone, água, contribuições sociais, impostos, fornecedores e muitas das vezes, aluguel.

Já as minhas despesas fixas são com alimentação, faculdade, cartão de crédito, estética, higiene pessoal, transportes, telefone, e impostos também, afinal sou consumidora de muitos produtos que na hora em que compro, pago imposto.

O que nos assemelha também são os investimentos, as empresas visando aumentar sua clientela e consequentemente dobrar seus lucros e muitas das vezes até mesmo correndo alguns riscos, fazem diversos investimentos em alguns dos seus setores como: maquinários, contratação de pessoal, cursos de capacitação, aquisição de produtos e serviços novos ou similares entre outros.

Eu também faço alguns investimentos para aumentar minha qualidade de vida cursos em diferentes áreas, marketing pessoal, vestuário, e ás vezes até faço apostas em casas lotéricas.

No final de tudo, o que se percebe é que tanto eu quanto uma empresa, em proporções bem diferentes, é claro, temos em comum o fluxo de caixa (contas a pagar e a receber) para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com