TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado Ao Curso De Bacharelado Em Administração Da UNOPAR - Universidade Norte Do Paraná, Para As Disciplinas De Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Comportamento Organizacional, Estatística, Teoria Ecomômica E Metodologia Cien

Casos: Trabalho Apresentado Ao Curso De Bacharelado Em Administração Da UNOPAR - Universidade Norte Do Paraná, Para As Disciplinas De Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Comportamento Organizacional, Estatística, Teoria Ecomômica E Metodologia Cien. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.555 Palavras (11 Páginas)  •  1.663 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PAULO CESAR CASAGRANDE

“ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR – INDIVIDUAL”

Cachoeiro de Itapemirim - ES

2013

paulo cesar casagrande

“ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR – INDIVIDUAL”

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Comportamento Organizacional, Estatística, Teoria Ecomômica e Metodologia Científica

Prof. Vania Silva, Régis Garcia, Helenara R. Sampaio, Mônica Silva, Marcelo Viegas, Regina Malassise e Rodrigo Trigueiro.

Cachoeiro de Itapemirim - ES

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 4

3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 11

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 12

1 Introdução

A atividade interdisciplinar individual proposta para o 3º período do curso de bacharelado em administração, da UNOPAR, em 2013, vem nos levar a pesquisar e dissertar sobre temas referentes às matérias estudadas no período, colocando em evidência assuntos relacionados ao dia a dia de um gestor empresarial. Essas evidências seapresentam, principalmente, em relação os temas ligados à estatística e ao comportamento organizacional.

As questões aqui apresentadas nos levam a raciocinar sobre a importância das informações contidas nos dados estatísticos e suas aplicações, no dia a dia das organizações, sejam elas pequenas, médias ou grandes, públicas ou privadas, industriais, comerciais ou de serviços; bem com a importância de se entender o comportamento dos indivíduos nessas organizações.

Destacam o quanto se deve ter atenção, em relação à motivação do indivíduo, mostrando que esse deve ser valorizado pela instituição para que possa desempenhar suas tarefas com total dedicação e aproveitamento; não comprometento, em nenhum momento o cumprimento de uma ação planejada.

Mostra a importância da qualificação profissional, pois só com qualidade no que faz, o indivíduo pode exercer suas atividades de maneira correta e de modo a promover o crescimento econômico em cadeia, onde cresce ele, a organização e o país, nas mais distintas áreas.

Vem, de modo claro, destacar que o gestor deve se valer das informações contidas nos dados estatísticos, entender o comportamento dos indivíduos e promover a qualificação desses, para que tenha condições de administrar uma organização; mostrando que o bom administrador é aquele que tem conhecimento, capacidade, e, acima de tudo, é humano, sabendo entender cada reação individual que acontece na organização.

2 Desenvolvimento

2.1 A estatística por meio de análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Certamente essa análise ajuda muito na previsão dos cenários a serem contemplados no planejamento de qualquer organização, sejaela privada, pública, mixta, de pequeno ou grande porte, industrial, comercial ou de prestação de serviços. Enfim, essa análise é uma importante ferramenta para os gestores, pois mostra a situação em que se encontra a empresa, através de dados referentes aos mais diversos setores e seguimentos, servindo de base para as tomadas de decisões e planejamentos futuros. Tal análise, apresenta, entre outros fatos, os possíveis resultados a serem obtidos, a partir de uma determinada ação.

Através dessa análise detalhada, os gestores podem criar diversas situações dentro da organização, considerando cada possível acontecimento. Esses acontecimentos podem ser favoráveis, desfavoráveis ou podem não alterar em nada a situação da empresa, portanto, cabe aos gestores entender, a partir dos dados estatísticos, qual a melhor a ação a ser adotada.

A análise de probabilidades e a previsão de cenários, servem, entre outros, para se tomar decisões sobre produção, vendas, compras, marketing, contratação de mão de obra, aquisição de matéias primas, distribuição de lucros, etc...

Dessa forma, vale ressaltar que o gestor deve estar sempre se servindo de dados estatísticos diversos, para ter a cada dia mais informações disponíveis, que o ajudem a planejar as ações da organização.

[pic]

2.2 O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística? Justifique.

A única resposta que se pode dar a tal questionamento é “NÃO”.

Pensar que a estatística é uma ferramenta restrita aos profissionais de matemática e estatística, é, absolutamente, impossível e inaceitável. O fato é que a estatística, por suas diversas aplicações, está presente na vida de qualquer ser humano, bem comono cotidiano das organizações, trazendo informações, através de dados, que possibilitam o entendimento do momento atual e orientam quanto ao futuro. Dessa forma, quando se fala em estatística, refere-se a tudo que envolve os acontecimentos, por mais distintos que possam ser.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com