TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Da Disciplina "Teoria Da Contabilidade"

Monografias: Questionário Da Disciplina "Teoria Da Contabilidade". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  3.036 Palavras (13 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 13

Questionário da disciplina "Teoria da Contabilidade"

1) Quais são as entidades mais atuantes no Brasilno campo Contábil? Explique cada uma delas.

R - Tradicionalmente são elas:

CFC - Conselho Federal de Contabilidadefoi criado no Brasil pelo Decreto-lei 9.295/46, com o intuito de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio (nos estados) dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC - por exemplo: CRC-SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo).É uma autarquia de caráter corporativo, sem vínculo com a Administração pública do Brasil.

IBRACON - Instituto Brasileiro de Contadores - é uma organização brasileira que se propõe a defensor os interesses dos auditores e contadores frente aos órgãos públicos. É responsável também por editar e aprimorar normas éticas e técnicas da profissão de contador e auditor.

CVM - Comissão de Valores Mobiliários- Órgão federal normativo, criado em 1976, juntamente com o CMN (Conselho Monetário Nacional), para desenvolver, disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobiliáriosnãoemitidos pelo sistema financeiro ou pelo Tesouro - basicamente o mercado de ações e debêntures.

2) Quais são os Grandes desafios para a Teoria da Contabilidade?

R - O ambiente das empresas de competitividade global é internacional e está colocando, para os contadores, para os contadores e para a Contabilidade, desafios e, ao mesmo tempo, oportunidades de desenvolvimento, que podem marcar uma nova fase na evolução da teoria da Contabilidade

3) Quais são as principais tendências? Explique cada uma delas.

R - São elas:

a) Internacionalização dos mercados, com necessidade de harmonização de princípios contábeis em nível supranacional.

b) Necessidade de a teoria da Contabilidade de Custos adequar-se, sem perder suas vantagens comparativas de sistema de baixo custo, às novas filosofias de qualidade total, competitividade e eficiência.

c) Considerar as análises mais recentes que têm demonstrado que o modelo decisório e as necessidades informativas – tanto de tomadores de decisões internas à empresa como do corpo de agentes externos – são basicamente os mesmos. Não mais se justifica, em nível conceitual, a existência de uma teoria da Contabilidade Financeira (para usuários externos) e o que se denomina Contabilidade Gerencial, esforços terão que ser realizados para montar uma teoria que abrange tanto a Contabilidade Gerencial quanto a Financeira (e a de Custos, como parte da Gerencial, é claro)

4) Qual é o objetivo da Contabilidade?

R - O objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade.

5) As operações da entidade à qual se está aplicando a Contabilidade são estudadas minuciosamente, sendo então desenhado o que? Por qual motivo?

R - Sendo desenhado o Plano e Manual de Contas para a contabilização sistemática das operações rotineiras da entidade.

6) Quem usa as demonstrações contábeis?

R - São eles: Investidores atuais, potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público.

Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades

7) As demonstrações Contábeis satisfaz, algumas das suas diversas necessidades de Informações. Essas necessidades incluem as dos? Explique cada uma delas.

R - São eles:

Investidores –Eles necessitam de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos. Os acionistas também estão interessados em informações que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos.

Empregados – Os empregados e seus representantes estão interessados em informações sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores. Tam,bém se interessam por informações que lhes permitam avaliar a capacidade que tem a entidade de prover sua remuneração, seus benefícios de aposentadoria e sua oportunidades de emprego.

Credores por empréstimos – Estão interessados em informações que lhes permitam determinar a capacidade de a entidade pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento.

Fornecedores e outros credores comerciais – Estão interessados em informações que lhes permitam avaliar se as importâncias que lhes são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos. Os credores comerciais provavelmente estarão interessados em uma entidade por um período menor do que os credores por empréstimos, a não ser que dependam da continuidade da entidade como um cliente importante.

Clientes – Têm interesse em informações sobre a continuidade operacional da entidade, especialmente quando têm um relacionamento a longo prazo com ela, ou dela dependem como fornecedor importante.

Governo e suas agências – Estão interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades. Necessitam também de informações a fim de regulamentar as atividades das entidades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e estatísticas semelhantes.

Público – As entidades afetam o público de diversas maneiras. Elas podem, por exemplo, fazer contribuições substancial à economia local de vários modos, inclusive empregando pessoas e utilizando fornecedores locais. As demonstrações contábeis podem ajudar o público fornecendoinformações sobre a evolução do desempenho da entidade e os desenvolvimentos recentes.

8) Qual é Objetivo das demonstrações Contábeis?

R - O objetivo das demonstrações contábeis, num sentido mais profundo, é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade. O objetivo é prover os usuários de dados para tomada de decisões.

9) Quais são as características qualitativas das demonstrações Contábeis? Explique cada uma.

R - São elas:

A Compreensibilidade – uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com