TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Variações nas Contas Contábeis

Por:   •  21/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 4

                                        [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

                [pic 5][pic 6]

                


[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

Relatório de Variações nas Contas Contábeis - 2016 a 2017

Inicialmente, este relatório tem como objetivo observar as variações que ocorreram nas contas contábeis ao longo dos anos de 2016 e 2017 da empresa Electrolux do Brasil SA, para isso, serão utilizadas as informações que foram disponibilizadas sobre as finanças da empresa nesse período. Sendo assim, a análise será baseada nos dados fornecidos, utilizando das análises vertical e horizontal, que demonstram a participação do percentual de cada item em relação a um valor base, e comparação dos valores absolutos e as variações percentuais ao longo do tempo, com o intuito de obter uma percepção em relação ao status da saúde financeira, a fim de identificar áreas de destaque e possíveis desafios.

Ao observar o total do Ativo Circulante, foi possível concluir que este demonstrou um aumento na análise vertical de 67,0% em 2017 em relação a 2016, apesar de representar 4,2% sob o total do ativo, por outro lado, podemos levar em consideração esse aumento sabendo que o fator que levou esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento expressivo das contas caixa e equivalentes de caixa, obtendo um demonstrativo de aumento significativo na análise horizontal de 169,9%. Ademais, nas contas a receber de clientes, observou-se crescimento de 44,5% em relação a 2016. Essas variações sugerem um aumento nas disponibilidades financeiras da empresa e um aumento nas vendas a prazo. Por outro lado, a conta outros ativos registou uma variação negativa de -85,1%, indicando uma redução significativa em relação a 2016.

Ao observar conta em estoque, levamos em consideração que em relação a 2016, ocorreu uma diminuição representada por 10,8%, isso indica uma redução no valor absoluto do estoque em relação ao período anterior essa variação pode estar ligada com um crescimento nas vendas e diminuição nas compras, ou seja, representa um dado positivo.

No Ativo não circulante, apresentou uma variação negativa de -4,4% na análise horizontal, tendo como pivô o grupo de realizável a longo prazo, exemplo, a conta tributos a recuperar (-57,7%), que podem ter sido recebimento dos créditos, dessa forma, baixando o saldo a recuperar e contabilizando no caixa, ficando na disponibilidade da empresa. Em contrapartida, o intangível teve uma variação positiva de 19,5% em relação a 2016, isso demonstra que a empresa pode ter tido investimentos em novos mecanismos, indicando um crescimento geral nos recursos controlados pela empresa ao longo desse período.

O total do Passivo Circulante também sofreu algumas variações, tendo um aumento na análise vertical de 67,5% em 2017 em relação com 2016. A conta Fornecedores apresentou um aumento em 2017 de 44,4%. Esse acréscimo, se justifica no aumento de compras ou gastos realizados pela empresa, enquanto a conta de Empréstimos e financiamentos registraram uma variação negativa de -9,1%, fazendo com que a empresa diminua suas obrigações a pagar em relação a esse grupo, possivelmente como resultado de pagamentos celebrados ou renegociação de dívidas. Vale destacar o crescimento expressivo da conta Tributos a pagar no Passivo Circulante, tendo uma variação de 174,6% possivelmente devido ao aumento da carga tributária ou a uma alteração nas leis fiscais que resultaram em um aumento dos impostos devidos, geradas das compras ou gastos administrativos, mesmo com esses aumentos significativos nos tributos podemos entender que a empresa está cumprindo com o as suas obrigações fiscais, já que houve uma queda no tributos a recuperar do ativo se comparados com 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (535.8 Kb)   docx (283.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com