TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Entre a Crise

Por:   •  16/6/2016  •  Ensaio  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

A INFLUÊNCIA DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO NO MUNICÍPIO DE NATAL: UM ESTUDO DE CASO DA COOPERATIVA CREDSUPER        

  1. OBJETIVO GERAL

Analisar a influência do cooperativismo de crédito nos municípios de Natal e João Pessoa através dos demonstrativos contábeis.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Verificar o impacto econômico da cooperativa de crédito no contexto norte rio grandense;
  • Verificar a contribuição da Auditoria Interna na Cooperativa de Crédito para qualidade dos controles internos;
  • Analisar o crescimento entre cooperativas de crédito e demais Instituições Financeiras no contexto econômico estadual;
  • Verificar as semelhanças e diferenças entre uma cooperativa de crédito,  factoring e instituições financeiras.

  1. JUSTIFICATIVA

A pesquisa a ser feita contribuirá de forma relevante para o terceiro setor, especificamente na área do cooperativismo de crédito, pois irá analisar seu impacto econômico no estado norte rio-grandense a fim de mostrar a população o grande poder de destaque na economia         e por fim tornando-as mais atrativas a futuros investimentos.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Pode-se definir uma cooperativa como sociedade de pessoas, constituída com a finalidade de prestar serviços a seus sócios.

De acordo com Pinheiro, Marcos (2008, p. 7)

Cooperativas de crédito são instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedade cooperativa, tendo por objeto a prestação de serviços financeiros aos associados, como concessão de crédito, captação de depósitos à vista e a prazo, cheques, prestação de serviços de cobrança, de custódia, de recebimentos e pagamentos por conta de terceiros sob convênio com instituições financeiras públicas e privadas e de correspondente no País, além de outras operações específicas e atribuições estabelecidas na legislação em vigor.

[pic 1]

  1. METODOLOGIA

A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, inicialmente, através de estudo de caso na Cred Super Natal/RN em entrevista não estruturada e através dos dados das demonstrações contábeis será feita a parte quantitativa com análises estáticas a fim de verificar se há relação entre os dados das cooperativas dos municípios de Natal e João Pessoa.

  1. REFERÊNCIAS

Pinheiro, Marcos Antonio Henriques. Cooperativas de crédito : história da evolução normativa no Brasil / Marcos Antonio Henriques Pinheiro. – 6 ed. – Brasília : BCB, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (227.5 Kb)   docx (214.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com