TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução nº 750-93. Princípios de contabilidade

Seminário: Resolução nº 750-93. Princípios de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Seminário  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

A Resolução do CFC nº 750-93, define os Princípios, que estão revestidos de universalidade e generalidade, elementos que caracterizam o conhecimento científico, justamente com a certeza, o método e a busca das causas primeiras.

Os Princípios da Contabilidade são:

1. Entidade

2.Continuidade

3. Oportunidade

4. Registro pelo valor original

5. Atualização Monetária

6. Competência

7. Prudência

Entidade

Uma entidade contábil é estabelecida de modo que as operações da organização são registrados separadamente pelo contador. Mesmo que os acionistas são os donos do negócio e da gestão cuida dos negócios, os seus gastos pessoais são diferentes daqueles da organização. As transações comerciais são registados como uma unidade totalmente separada . Esta separação das despesas é uma parte da ética contábil e também é necessário para o bom funcionamento da organização.

A Contabilidade deve ter plena distinção e separação entre pessoa física e pessoa jurídica. Enfim, o patrimônio da empresa jamais se confunde com o dos seus sócios.

Continuidade

O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

A CONTINUIDADE influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da ENTIDADE tem prazo determinado, previsto ou previsível.

Oportunidade

Refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais. Devem ser feitas imediatamente e de forma integral, independentemente das causas que as originaram, contemplando os aspectos físicos e monetários. Quando se tratar de um fato futuro, o registro deverá ser feito desde que tecnicamente estimável mesmo existindo razoável certeza de sua ocorrência. São os casos de Provisões para Férias, para Contingências, etc.

Princípio do Registro pelo Valor Original /(ou Custo Como Base de Valor) – as variações do patri-mônio devem ser registradas pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos em valor presente e na moeda do país. Esses valores serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, quando configurarem agregações ou decomposições no interior da empresa.

Princípio da Atualização Monetária - refere-se à correção monetária proveniente da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional. Não representava uma nova avaliação e sim o ajustamento dos valores originais para a data presente, aplicando os indexadores oficiais.

Princípio da Competência - estabelece que as Receitas e as Despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que foram geradas, sempre simultaneamente quando se correlacionarem (Princípio da Confrontação das Despesas com as Receitas), independentemente de recebimento ou pagamento. Prevalece sempre o período em que ocorreram.

Princípio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com