TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas as questões de Orçamento Empresarial

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.918 Palavras (8 Páginas)  •  2.808 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADES ESTÁCIO DE SÁ

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

RESPOSTAS AS ATIVIDADES I e II.

CRISTINA SEVERO MOREIRA SOUZA

Prof.ª. Mariano Terço de Melo

BOA VISTA, RORAIMA.

JUNHO -2015

Respostas às questões da aula 19/05/2015:

1 – Qual a diferença entre orçamento participativo x ditatorial?

O orçamento ditatorial e feito de cima para baixo (top down) de forma impositiva sem nenhuma participação dos gestores. Tende a produzir resultados inferiores do que sob outra proposta de conclusão do sistema orçamentário.

O orçamento participativo e conduzido de forma totalmente democrática (bottom up), não e comum nesse procedimento que alguns gestores, menos pragmáticos estipulem metas e objetivos exagerados.

  1. – O que é plano orçamentário e aponte os principais objetivos?

Um orçamento é definido como a expressão formal de planos, metas e objetivos em um processo de gestão, que abrange todos os aspectos das operações de uma empresa por um período de tempo designado. O orçamento é uma ferramenta que fornece metas e direção. O planejamento orçamentário fornece o controle sobre o ambiente imediato, ajuda a dominar os aspectos financeiros do trabalho e a resolver problemas antes que eles ocorram. O planejamento orçamentário foca a importância de avaliar alternativas de ação antes que as decisões realmente sejam implementadas.

  1. – Quais os princípios gerais para a estruturação do plano orçamentário?

Orientação para objetivos: O orçamento deve se direcionar para que os objetivos da empresa e dos setores específicos sejam atingidos eficiente e eficazmente.

• Envolvimento dos gestores: Todos os gestores responsáveis por um orçamento especifico, devem participar ativamente dos processos de planejamento e controle, para obtermos o seu comprometimento.

• Comunicação integral: Compatibilização entre o sistema de informações, o processo de tomada de decisões e a estrutura organizacional.

• Expectativas realísticas: Para que o sistema seja motivador, deve apresentar objetivos gerais e específicos, que sejam desafiadores, dentro da melhor visão da empresa, mas passiveis de serem cumpridos.

• Aplicação flexível: O sistema orçamentário não e um instrumento de dominação. O valor do sistema esta no processo de produzir os planos, e não nos planos em si. Assim, o sistema deve permitir correções, ajustes, revisões de valores e planos.

• Reconhecimento dos esforços individuais e de grupos: O sistema orçamentário e um dos principais instrumentos de avaliação de desempenho etc.

4 – Quais as principais críticas ao processo orçamentário?

  • O orçamento engessa em demasia a empresa (o plano tem de ser seguido a qualquer custo), impedindo a criatividade e o empreendimento dos gestores, provocando, medo e/ou insatisfação.
  • Ferramental insuficiente para o processo de gestão e frustação com os resultados obtidos no processo.
  • Extrema dificuldade de obtenção de dados quantitativos para as previsões e volatilidade do futuro.
  • Altamente consumidor de tempo e recursos e criação em excesso de rotinas contábeis.
  • Falta de cultura orçamentaria.
  • Utilização de tecnologias de informação inadequadas etc.

5 – Fale da cultura orçamentaria?

É preciso a criação de uma cultura orçamentaria, dentro da cultura maior da empresa, para que o sistema de orçamento sempre tenha sucesso. É uma forma de criar hábitos dentro de uma organização para obter um orçamento de sucesso.

6 – planejamento é o mesmo que previsão? Explique:

         A previsão e o planejamento são processos sequenciais. O planejamento pode ser reconhecido como o processo de estabelecer compromissos de gerência que permitem que a empresa atenda à demanda prevista e alcance, assim, os objetivos estratégicos de seu negócio. Por outro lado, a previsão pode ser vista como o processo de desenvolver a visão mais provável de qual será o nível da demanda futura, assumido um conjunto de premissas sobre a tecnologia, o ambiente, a competição, a evolução dos preços, o marketing e os esforços de vendas.

7 – Fale dos tipos de orçamento: de tendência, base zero, estatístico, flexível, ajustado, corrigido:

  • Orçamento de tendência: e a utilização de dados passados para projeções de situações futuras.
  •  Orçamento base zero: rediscutir a empresa a partir de seus processos e da existência necessária deles
  • Orçamento estatístico: e o mais comum. Elabora-se todas as peças orçamentarias a partir da fixação de determinado volume de produção ou vendas.
  • Orçamento Flexível: é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividades.
  • Orçamento ajustado: E um conceito derivado do orçamento flexível, e um segundo orçamento, que passa a vigorar quando se modifica o volume ou nível de atividade inicialmente planejado, para outro nível de volume ou de atividade, decorrente de um ajuste de plano. Em outras palavras, ele e o ajuste efetuado nos volumes planejados dentro do conceito de orçamento estático ou inicial.
  • Orçamento corrigido: O conceito de orçamento corrigido e o ajuste do orçamento original, de forma automática, sempre que houver alteração de preços em função de inflação.

8 – Qual a relação do orçamento, inflação e moedas?

Quando ha inflação persistente, com índices variados ou crescentes e, conjuntamente, um processo de indexação ou correção monetária generalizada ou semigeneralizado, o orçamento devera ser elaborado também em uma moeda forte. Esta devera ser a moeda que a empresa mais transacione ou que seja a mais comum como linguagem de seus negócios.

Independente do fenômeno inflacionário, o orçamento em moeda estrangeira pode vir a ser necessário caso a empresa faca parte de um grupo transnacional, que deva consolidar seus demonstrativos projetados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com