TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre o tema "Análise das demonstrações financeiras"

Ensaio: Respostas às perguntas sobre o tema "Análise das demonstrações financeiras". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Ensaio  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  3.458 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 10

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

A. QUESTÕES

1. "A análise de balanços só utiliza o Balanço Patrimonial." Analise a afirmativa.

R.: No final do século passado, banqueiros americanos solicitavam apenas o Balanço às empresas que desejavam contrair empréstimos, isto fez com que a Análise das Demonstrações Financeiras ficasse associado a expressão “Análise de Balanços”. Porém a Análise das Demonstrações Financeiras efetua análise de todas as demonstrações financeiras e não apenas do balanço, não sendo o termo análise de balanço o melhor, porém é o mais utilizado.

2. Qual a finalidade principal do uso dos quocientes?

R.: Os quocientes têm como finalidade principal permitir a extração de tendências e compará-las com padrões preestabelecidos. A finalidade dessa análise – que pode ser tanto no âmbito da empresa quanto em relação ao segmento/concorrentes - é, mais do que retratar o que aconteceu no passado, fornecer algumas bases para inferir o que acontecerá no futuro.

3. Quais as Demonstrações Financeiras que devem ser analisadas?

R.: - Balanço Patrimonial(BP)

- Demonstração do Resultado do Exercício(DRE)

- Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)

- Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.

4. O que acontece com o quociente de liquidez corrente quando uma empresa substitui dívidas de longo prazo por dívidas de curto prazo?

R.: O quociente de liquidez corrente relaciona quantos reais dispomos, imediatamente disponíveis e conversíveis em certos prazos em dinheiro, com relação às dívidas de curto prazo.

O quociente de liquidez corrente de uma empresa diminui quando esta substitui dívidas de longo prazo por dívidas de curto prazo uma vez que o Ativo Circulante permanecerá inalterado e o Passivo Circulante será aumentado.

5. Qual o quociente que detecta a saúde financeira, no longo prazo, do empreendimento?

R.: Liquidez Geral detecta a saúde financeira do empreendimento no longo prazo..

6. "A análise horizontal e vertical são independentes entre si e por isso não se complementam." Analise a afirmativa.

R.: Isoladamente, essas duas técnicas poderão induzir a erros de avaliação ou encobrir fatos importantes. Conjuntamente, essas técnicas se completam e permitem identificar aqueles elementos merecedores de uma investigação mais profunda para determinar as causas dos seus desvios e adotar medidas corretivas cabíveis. Por exemplo, as disponibilidades de uma empresa podem ter aumentado numa série temporal em valores absolutos, porém sua participação percentual sobre o total do Ativo pode ter diminuído no mesmo período.

7. O que expressam os quocientes de rotatividade?

R.: Expressam a velocidade com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com