TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões de contabilidade

Ensaio: Respostas às questões de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Ensaio  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

1. Defina o que é contabilidade.

Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.

2. Elenque as principais áreas de atuação do profissional contábil, descrevendo em que consistem.

Auditoria interna: tem como objetivo, avaliar o processo de gestão, no que se refere a aspectos como a governança corporativa, gestão de risco e procedimentos de aderência às normas, a fim de apontar eventuais desvios e vulnerabilidade às quais a organização está sujeita.

Auditoria externa: consiste no exame das demonstrações financeiras feitas com o propósito de expressar uma opinião sobre a propriedade com que as mesmas apresentam, a situação patrimonial e financeira da empresa e o resultado das operações no período de exame.

Perito Contábil: é o conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo a emissão de laude sobre as questões contábeis, mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado.

Profissional liberal: sócio de empresa contábil.

Docência: é o profissional que ministra as aulas ou cursos em todos os níveis.

3. Cite os principais usuários da contabilidade, mencionando também o que os leva a ter interesse pelas informações contábeis.

Sócios acionistas, proprietários de quotas: focam na rentabilidade e segurança de seus investimentos;

Administradores, diretores, executivos: se interessam na responsabilidade, pelas tomadas de decisões de acordo com cada entidade;

Governo e economistas governamentais: exercem o poder de tributar e arrecadar impostos, taxas e contribuições, além disso, os economistas se interessam em dados contábeis das diversas unidades microeconômicas, com o objetivo de fornecer bases adequadas para as análises econômicas;

Bancos: fazer empréstimos desde que a empresa tenha condições de pagar.

Emprestador de dinheiro: tem como finalidade a rentabilidade e segurança de retorno de seus investimentos.

4. Com base na resolução CFC 750/93, explique o que são princípios contábeis, elencado tais princípios.

Os princípios contábeis são a essência das doutrinas e teorias da ciência da contabilidade. Fazem parte da contabilidade no sentido mais amplo de ciência social, cujo objetivo é o patrimônio das entidades.Princípio da entidade, princípio da continuidade, princípio da oportunidade, princípio do registro de valor original, princípio da competência e princípio da prudência.

5. Qual o conteúdo/finalidade das leis 6.404/1976, 11.638/2007 e 11.941/2009?

Lei 6.404/1976 (Leis das sociedades por ações): A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em três ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. Pode ser objeto da companhia qualquer empresa de fim lucrativo, não contrário à lei, à ordem pública e aos bons costumes.

Lei 11.638/2007: Com a promulgação da Lei 11.638/07, em 28 de dezembro de 2007, que altera, revoga e introduz novos dispositivos à Lei é a atualização das regras contábeis brasileiras e aprofundar a harmonização dessas regras com os pronunciamentos internacionais, em especial os emitidos pelo International Accouting Standards Board (IASB), por meio dos International Financial Reporting Standarts (IFRS).

Lei 11.941/2009: tem como objetivo amenizar os impactos da crise financeira mundial sobre a economia brasileira, que teve seu auge no início do ano de 2009. Dentre as principais medidas estão a redução de alíquotas de impostos, a redução da taxa de juros, a remissão de créditos tributários e o incentivo para o pagamento de tributos federais não recolhidos através de redução de juros, multas e outros encargos.

6. Para cada uma das instituições a seguir, explique em que consistem e quais são seus principais objetivos e/ou finalidades:

CVM / BACEN / SUSEP / RFB / CFC / IBRACON / CPC / BM&FBOVESPA / FASB / IASB / ANATEL / ANEEL / ANP

CVM (Comissão de Valores Mobiliários): é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda do Brasil. Que tem por objetivo regulamentar e fiscalizar o mercado brasileiro de valores mobiliários e informar ao público sobre quais as companhias que emitiram esses valores.

BACEN (Banco Central do Brasil): é uma entidade independente ou ligada ao Estado, cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com