TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo história da contabilidade de custos

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  1.396 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade de Custos – 5NB

Guilherme Felix de Melo Fritche Libos

Resenha

Tendo seu início na Idade Média, a Contabilidade de Custos serve como uma ferramenta para ajudar a encontrar respostas para diversas questões diariamente em uma empresa. É preciso dividir a evolução dos sistemas de produção em duas partes para entender a Contabilidade de Custos: Sistema Familiar, de Corporações ou Domésticos, que durou desde o início até o século XVI, e o Sistema de produção fabril, onde no primeiro as necessidades eram atendidas por familiares e agregados, em um cenário precário, com tecnologia não desenvolvida, sem requerimento de sofisticados artifícios contábeis para registro das operações realizadas ou apuração dos resultados obtidos; Tudo que um indivíduo precisava, com a ajuda da sua família e de pessoas próximas, ele mesmo fabricava, desde alimentos à móveis, e caso ainda faltasse, poderia haver troca entre vizinhos etc. Tudo “prático e simples”. Algo que, com o aumento gradual da população, foi se modificando, ficando mais limitado e complexo.

Com o crescimento do mercado, da tecnologia, surge o Intermediário, que negociava e entregava matéria prima para o artesão, criando uma nova forma de organização: o sistema doméstico, que fez o artesão se tornar muito menos relevante.

Por consequência disso e mais alguns fatores, o intermediário percebeu que o sistema de produção doméstico não era ágil, muito menos eficaz, pois era um sistema que não estava crescendo proporcionalmente à população, e começou a fazer mudanças radicais.

Posteriormente, então, começam a usar a “Contabilidade”, que na verdade mostrava as mesmas coisas desde à Idade Média, porém agora de uma maneira mais detalhada, onde se detalhavam Compras, Estoques finais, CMV, deduziam todas suas Despesas etc.

Então, vem a Contabilidade Financeira para atender objetivos a serem alcançados pela empresa mercantil.

Atualmente, a Contabilidade de Custos reflete sua utilidade como instrumento gerencial do planejamento, controle e na tomada de decisões. Ela apresenta muitos dados importantíssimos para a administração, informações essenciais para tomadas de decisões de longo prazo.

Terminologias em Custos: custo de produção acabada, custos primários, custo de transformação, diretos, indiretos, fixos, variáveis, semifixos e semivariáveis, gasto, desembolso, investimento, custo, despesa, perda, ganho, prejuízo.

Se uma empresa tem uma boa administração, ela deve estudar seus custos. Deve saber quais são eles, e procurar sempre diminuí-los sem alterar seu produto ou a qualidade dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com