TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre o objetivo da contabilidade

Tese: Resumo sobre o objetivo da contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Tese  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Passo 1: resumo sobre o objetivo da contabilidade

A contabilidade existe desde o começo da civilização, tendo muitas mudanças e aprimoramentos ao longo do tempo, junto com as necessidades e o desenvolvimento dos seres humanos.

A contabilidade é um sistema de informações que cuida da parte financeira e econômica de uma empresa ou pessoa. Para contabilidade a natureza econômica é a demonstração os gastos e lucros,como fluxos de caixas e capital de giro. A produtividade nada mais é que receita bruta per capita e depósitos por clientes.

O centro da contabilidade é constituído pela natureza financeira e econômica, sendo cercada como complementos pela natureza física e produtividade. Assim formando um dos objetivos da contabilidade que é a avaliação da situação financeira e econômica da empresa podendo assim controlar e prever as tendências futuras.

• métodos

• administrativo

• controlar o patrimônio

• econômico

• apurar o resultado

• fornecer informações

Na contabilidade temos os elementos das demonstrações contábeis o ativo,passivo,o patrimônio liquido,as receitas e as despesas.

O ativo é um resultado controlado pela empresa pelo qual é esperado futuros benefícios econômicos. Já o passivo é uma obrigação,onde a saída de recursos que passam gerar benefícios. Patrimônio liquido são os bens,direitos e obrigações onde se junta o ativo com o passivo da empresa. Receitas são os gastos e vendas,não importando se entra ou sai. Despesas decréscimos nos benefícios econômicos,ou seja,tudo que é gasto.

A três tipos de contabilidades:

• a financeira que aqui no Brasil é chamada de contabilidade geral;

• a de custo que é usada para tomar decisões,controlar e calcular os custos;

• e a gerencial que é usada pelos gerentes e administradores.

Com tudo a contabilidade tem um grande objetivo de passar informações,cuidar da parte financeira da empresa que pode-se considerar o coração,pois sem o dinheiro a empresa não existe e sem a contabilidade para gerenciar seria como uma pessoa no meio do mar em um bote sem rumo algum.

Passo 2:

Na vida particular de uma pessoa se utiliza contabilidade mesmo sem perceber.

Usamos para cuidar da nossa vida financeira que envolve objetivos e sonhos como:ter a casa própria,comprar um caro ou uma moto;fase uma poupança.Usamos também para controlarmos as contas e gastos do mês com roupas,calçados,comida e muito mais.

Temos que ter um controle sobre os gastos para obtermos resultados bons,e é ai que entra o planejamento.Assim como os administradores administram na gestão da empresa,na nossa vida temos que administrar os projetos para que posamos ter êxito sem ter prejuízo financeiro acabano endividados como é o que acontece hoje em dia.

Na empresa se não há controles,informações pode entrar pelo buraco literalmente pois empresa com dividas quebra e acaba fechando por falta de uma boa administração.

Tanto na empresa como pessoas físicas tem um objetivo,um sonho algo que as faz lutar e perseverar,e por incrível que pareça esse objetivo é crescer e atingir suas metas garantindo êxito e felicidade.Com a contabilidade podemos viabilizar metas analisando as melhores formas de alcançar,tanto na empresa como na vida pessoal.

Com o controle dos gastos sabemos quanto podemos gastar, e fica mais fácil saber em que podemos investir,abrindo poupança,investindo em bolsa de valores.Já a empresa pode investir em aparelhos e máquinas novas,melhorias para os funcionários para ter uma produtividade melhor.

A contabilidade nos ajuda a controlar as finanças para que possamos sobreviver sem nos enforcarmos em dividas por uma mal administração.Com a contabilidade eu poço controlar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com