TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVO RESUMO DA CONTABILIDADE

Tese: OBJETIVO RESUMO DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Tese  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  275 Visualizações

1RESUMO OBEJTIVO DA CONTABILIDADE

Contabilidade é a ciência social (estabelece princípios para que todos sigam a mesma regra) que estuda, controla, registra, interpreta e avalia o Patrimônio.

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que é o objeto da contabilidade.

A finalidade da contabilidade é fornecer informações úteis, compreensíveis, comparáveis, relevantes e confiáveis sobre o patrimônio aos usuários da informação contábil. Esses usuários podem ser: o dono da empresa, o sócio, o administrador, o acionista, o banco que empresta dinheiro, o fornecedor que vende a prazo, o cliente da empresa, o empregado, o governo e etc. A finalidade da contabilidade está em assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.

A contabilidade estará presente em qualquer entidade econômico-administrativo (empresas com ou sem fins lucrativos, empresa comercial, industrial, prestadora de serviço, em organização não governamental, na União, Estados, Municípios e Distrito Federal). Onde houver um patrimônio sendo gerido, ali estará à contabilidade.

A contabilidade tem função administrativa que é controlar o patrimônio (funções do dia-a-dia) e a função econômica que é apurar o resultado em determinado período, ou seja, verificar se a entidade obteve lucro ou prejuízo.

A apuração do lucro ou prejuízo sempre será verificada através do confronto de receitas e despesas ao longo do tempo.

A contabilidade trata de coisas que tenham utilidade e possam ser avaliados economicamente através bens (tangíveis ou intangíveis), direitos

...