TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Contabilidade

Monografias: Resumo De Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  961 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 2 – PASSO 1

RESUMO SOBRE O ARTIGO “ CONCEITOS RELEVANTES DE ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, RECEITAS, DESPESAS, GANHOS E PERDAS: UMA ANÁLISE DO ENSINO DA TEORIA DA CONTABILIDADE.”

Dentre os vários conceitos utilizados na Contabilidade podemos destacar como sendo os principais os significados de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas.

A contabilidade é uma ciência social que tem como objetivo principal controlar o patrimônio das entidades econômico-administrativas e suas variações. É a contabilidade através de seus registros que faz com que se conheça o passado e o presente da situação econômica da entidade, bem como este registro representa a possibilidades de orientações de planos futuros da organização. As empresas, de maneira geral, têm receita e despesas constantes durante os meses do ano, e a apuração desse resultado informará se neste período houve lucros ou prejuízos. Se as receitas do período são maiores que as despesas, haverá lucro, se ocorrer o inverso, despesas maiores que receitas, haverá prejuízo.

Podemos descrever como sendo ATIVO todo o conjunto de bens e direitos de uma entidade ou como são realizadas "as aplicações de recursos" de uma empresa. Poderíamos dizer que o estudo do ativo é o capítulo essencial da Contabilidade, porque a sua definição e avaliação está ligada a multiplicidade de relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas". Além de envolver valiosa discussão sobre as diferentes metodologias para a mensuração de elementos patrimoniais, o conceito de ativo é de utilidade para a definição de outros importantes termos, assim como receitas, despesas, passivos, perdas e ganhos.

Ativo é tudo onde estão englobados os bens e direitos da empresa, sendo considerados como bens as duplicatas a receber, contas a receber, caixa, carros, imóveis, terrenos, maquinários, entre outros e como Direitos tudo que a empresa tem direito a ter. Exemplo: Duplicatas a Receber ou Contas a Receber, toda empresa tem direito de receber aquele valor estipulado.

Pode ser considerado um ativo, todo e qualquer elemento com ou sem natureza física, que seja controlado pela empresa e que a ela proporcione a possibilidade de obtenção de fluxos de caixa. Assim, como os bens de uma entidade possuem a capacidade de prestação de serviços e de geração de benefícios econômicos futuros, a mensuração aparece como uma forma de traduzir esse potencial de serviços em unidades monetárias. Meigs e Johnson (1962, apud IUDÍCIBUS, 2009) definem ativos como recursos econômicos possuídos. De fato, a expressão recursos econômicos é mais abrangente, porém, o conceito ainda se limita à posse do ativo. Sprouse e Moonits (1962, apud IUDÍCIBUS, 2009) também abordam o tema e ao conceituá-lo, passam a ideia de benefícios futuros esperados. Os autores, porém ao dar ênfase às transações com terceiros ignorando que os ativos podem ser gerados de maneira interna, a exemplo do esforço em pesquisa e desenvolvimento e de outros ativos intangíveis. Martins (1972, apud IUDÍCIBUS, 2009) deixa claro que é o valor dos benefícios futuros que determinará o valor do ativo e não o agente, embora seja difícil separá-los. Iudícibus (2009), por fim, destaca a conceituação elaborada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com