TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOMENTE COMECE A APRESENTAÇÃO DEPOIS DE AUTORIZADO

Por:   •  16/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 7

OBS: SOMENTE COMECE A APRESENTAÇÃO DEPOIS DE AUTORIZADO

** APOS A AUTORIZAÇÃO INICIAR

SLIDE 1

Boa tarde, inicialmente gostaria de agradecer a presença dos representantes da banca: Sr. Luiz josé, Srª Janine Alarcão e a Srª Rosania Emilia, é sempre bom contar com o apoio de mestres tão ilustres. O tema que procurei trabalhar foi ANALISE DO COMPORTAMENTO PATRIMONIAL DO FRIGORIFICO MATABOI NO PERIODO DE 2005 À 2008 DESTACANDO AS PRINCIPAIS INDICADORES FINANCEIROS. A escolha do tema foi devido por eu trabalhar na área e para auxiliar profissionais e estudantes no entendimento do conhecimento teórico ligado a prática e o auxilio da organização para a tomada de decisões.

SLIDE 2

O objetivo geral desse trabalho é ressaltar a importância da analise de balanços como fator crucial para medir o desempenho de uma organização, uma vez que esse método contribui para a tomada de decisão. Além disso, avaliar como tais índices contribuem para a análise qualitativa da empresa Frigorífico Mataboi S/A nos últimos 4 anos. E a pergunta que o trabalho buscou responder é qual a contribuição da analise e indicadores financeiros na gestão empresarial e na avaliação de tendências?

SLIDE 3

Em busca do objetivo geral, este trabalho trás os seguintes objetivos específicos:

(pode ler no slide)

  • apresentar os principais conceitos inerentes ao assunto;
  • demonstrar a importância da análise de balanços
  • destacar a importância dos índices financeiros e econômicos
  • ressaltar a importância dos índices para a tomada de decisão
  • apresentar os resultados obtidos com a pesquisa realizada no Frigorífico Mataboi S/A

SLIDE 4

Para a realização deste trabalho busquei pesquisar livros e o estudo de caso realizado na empresa, por meio de informações internas, como forma de averiguação de resultados. A escolha de se buscar informações somente de livros se deu pelo fato de o trabalho se apresentar mais cientifico .

SLIDE 5

Para o desenvolvimento do trabalho o mesmo foi estruturado em 3 capítulos, sendo que o 1º capítulo aborda uma analise conceitual demonstrando as descrições de balanço patrimonial bem como a sua estrutura. o segundo capitulo aborda as principais metodologias de análise de balanços e seus principais índices econômicos e financeiros. O terceiro capitulo representa um estudo de caso na empresa Frigorífico Mataboi S/A, fazendo uma análise das principais indicadores financeiros, e por fim é apresentado as condições finais.

SLIDE 6

Temos varias definições para o assunto, entre elas (analise de balanços visa, relatar, com base nas informações contábeis fornecidas pela empresa, a posição econômico-financeiro atual, a causas que determinam a evolução apresentada e as tendências futuras. em outras palavras, pela análise de balanços extraem-se informações sobre a posição passada, presente e futura projetada de uma empresa) Assaf Neto, 2002, p. 48) pode-se ler o texto no slide 

SLIDE 7

Capitulo I - ANALISE DE BALANÇO: UMA ANALISE CONCEITUAL. Este capitulo faz um levantamento acerca dos componentes que formam a estrutura do balanços patrimonial e todos os procedimentos para se chegar a uma análise de balanços, que é fator primordial, para verificar a situação econômica e financeira de uma empresa. BALANÇO PATRIMONIAL: (SITUAÇÃO ECONOMICA) - é o reflexo das conta patrimoniais no final de um período prefixado, esse período pode ser de um ano, trimestre e outros pré definidos pela empresa ou responsável. O BP se constitui de 2 colunas, do lado direito é denominado de passivo e patrimônio liquido (responsável pela demonstração de obrigações adquiridas pela empresa e seus lucros ou prejuízos). Já do lado esquerdo o ativo (responsável pelo bens e direitos da empresa avaliados em dinheiro sendo corrente ou imobilizado. No BP tanto essas duas contas tem por obrigação por igualarem seus valores. O DRE (demonstração dos resultados do exercício) - (SITUAÇÃO FINANCEIRA) visa fornecer, de maneira esquematizada, os resultados (lucros e prejuízos) adquirido pela empresa em determinado período de tempo. deve ser apresentado na forma dedutiva, ganhos e perdas e definindo claramente o lucro ou prejuízo do exercício, por ações, sem confundir-se com a conta de lucros acumulados, onde é feita a distribuição ou alocação só dos resultados.

  • PROCEDIMENTOS PARA OBTER A RECEITA LIQUDA - são apresentadas as deduções das receitas brutas (total bruto vendido no período estudado) menos as obrigações que obtém a receita liquida;
  • CUSTOS DAS VENDAS: englobam todos os custos ocorridos para a venda dos produtos sendo apresentados pela industria como sendo (CPV), para as empresas comerciais (CMV) e para as empresas prestadoras de serviços (CSP);
  • LUCRO LIQUIDO: é encontrado após a apuração do lucro depois do imposto de renda faz-se a dedução das participações previstas.

SLIDE 8

Capítulo II - INDICADORES FINANCEIROS E ECONÔMICOS. este capitulo tem como finalidade abordar as principais atividades da análise e os indicadores financeiros. Por meio da observação do resultado individual dos índices, é possível construir um quadro de avaliação do desempenho econômico e financeiro da empresa, ou seja, os índices permitem que os analistas concluam como está o grau de endividamento da empresa ou mesmo como está a sua solvência. De acordo com MATARAZZO pode-se dividir a análise das demonstrações financeiras em análise da situação financeira como a estrutura de capitais e os índices de liquidez e análise da situação econômica como a rentabilidade, após as duas análises prontas separadamente juntam-se as conclusões das mesmas e obtém um estudo mais detalhado sobre em qual situação se encontra a empresa. na situação financeira é conhecida como situação em dinheiro da empresa. Já a econômica onde encontramos os valores dos investimentos, ou mesmo onde podemos encontrar o exato período de seus investimentos.

  • ESTRUTURA DE CAPITAIS - por meio desses índices é possivel identificar o grau de endividamento da entidade e posteriormente detectar o grau de solvência da empresa.
  • PARTICIPAÇÃO DE TERCEIROS : este índice tem como principal objetivo mostrar o grau de comprometimento do capital próprio de uma empresa com o capital de terceiros. È apresentado pela fórmula: capital de terceiros dividido pelo patrimônio liquido x 100. Em outras palavras quanto menor for seu valor melhor será para a empresa.
  • COMPOSIÇÃO DO ENDIVIDAMENTO: este índice indica a relação existente entre os capitais de terceiros e os ativos totais da empresa, ou seja, o quanto em porcentagem do capital de terceiros vencem a curto prazo. Em outras palavras quanto menor seu valor melhor será para a empresa. Nesse índice podemos verificar qual a composição dessas dividas, ou seja, identificar quais são as dividas geradas em curto prazo e qual é a probabilidade de se gerar recursos em curto prazo para que essas dividas sejam sanadas.
  • IMOBILIZAÇAÕ DO PATRIMONIO LIQUIDO: Este índice mostra o quanto em % a empresa investiu no Ativo Permanente uma determinada quantia do Patrimônio Liquido. é apresentado pela formula ativo permanente dividido pelo patrimônio liquido X 100. Em outras palavras quanto menor for seus valores, melhor será para a empresa.
  • ANÁLISE DE LIQUIDEZ - servem para descobrir o grau de solvência das entidades, isto é, a capacidade financeira para saldar os compromissos de curto prazos.
  • LIQUIDEZ GERAL - este índice demonstra que a empresa consegue ou não, pagar suas dividas e se consegue obter uma "folga" para suprir outras necessidades, mesmo aquelas de longo prazo. É apresentado pela formula ativo circulante + realizável a longo prazo / passivo circulante + exigível a longo prazo. Em outras palavras o quanto maior o seu valor melhor será para a empresa.
  • LIQUIDEZ CORRENTE: o índice corrente mede a capacidade que cada empresa tem para somar as obrigações financeiras de longo prazo. Esse índice é calculado dividindo o ativo circulante pelo passivo circulante. Em outras palavras quanto maior seu valor melhor será para a empresa.
  • LIQUIDEZ IMEDIATA: este índice mede a capacidade da empresa em quitar com mais rapidez as suas dividas de curto prazo. É apresentado pela formula disponivel + aplicações financeiras +  clientes de rápida conversibilidade em dinheiro / passivo. Em outras palavras quanto maior for seu valor melhor será para a empresa.
  • LIQUIDEZ SECA: Este índice deve ser sempre comparado ao da liquidez corrente onde sendo a única diferença a retirada do estoque, sendo a conta de menor agilidade em transforma-la em dinheiro. É apresentado pela formula ativo circulante - estoques / passivo circulante. Em outras palavras quanto maior seu valor melhor será para a empresa. (APRESENTAR O QUADRO LIQUIDEZ SECA X CORRENTE).
  • ANÁLISE DA RENTABILIDADE: são as medidas que permitem avaliar os lucros da empresa em confronto com os dados das vendas, ou mesmo os investimentos dos proprietários, em outras palavras, tem como principal objetivo demonstrar todo o retorno dos capitais investidos.
  • GIRO DO ATIVO: Este índice mede o volume de vendas da empresa em relação ao capital total investido, ou seja, o quanto foi o crescimento econômico da empresa em relação as suas vendas. É apresentado pela formula vendas liquidas dividida pelo ativo. Em outras palavras quanto maior o seu valor melhor será para a empresa.
  • MARGEM LIQUIDA: Este índice demonstra quanto a empresa obteve de lucro em cada quantidade vendida. Esta análise é feita da divisão de valores do lucro líquido e os valores obtidos de suas vendas. Em outras palavras quanto maior seu valor melhor será para a empresa.
  • RENTABILIDADE DO ATIVO: Este índice evidencia quanto a entidade obteve de lucro líquido para cada real de investimento feito. É apresentado pela formula lucro liquido / ativo x 100. Em outras palavras quanto maior seu valor melhor será para a empresa.
  • RENTABILIDADE DO PATRIMONIO LIQUIDO: o objetivo é constatar quanto os sócios lucram com seus investimentos, sendo que o valor do patrimônio liquido não é dinheiro da empresa, mas sim dos sócios por isso ele se encontra do lado esquerdo do balanço patrimonial. É apresentado pela formula lucro liquido / patrimônio liquido médio x 100.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com