TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SPED : a contabilidade na era digital

Trabalho acadêmico: SPED : a contabilidade na era digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.022 Palavras (17 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – CON61

SPED : A CONTABILIDADE NA ERA DIGITAL

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

SPED 5

OBJETIVOS ESPECIFICOS 7

AREA DE ATUAÇÃO 7

SPED FISCAL 8

LEGISLAÇÃO 8

SPED CONTÁBIL 9

Conhecendo a escrituração contábil digital. 9

Repasse, Validação e o Prazo de entrega. 10

Requerimento e Retificação 11

O que é plano de contas referencial? 11

Acesso às informações enviadas ao SPED 12

NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e) 13

a) Benefícios 14

b) DANFE 15

c) Escriturações da NF-e 16

CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

REFERÊNCIAS 16

RESUMO

O sistema público de escrituração digital foi desenvolvido no Brasil para modernizar o sistema de administração tributária, ainda na década de 1990. Foram implantadas leis, portarias e convênios para que o repasse de informações das sociedades empresárias fosse feitas de maneira mais segura e eficiente.

Com essa nova visão digital, se fez necessário que os Estados se preparassem, modernizando-se para poder fazer o SPED funcionar de maneira eficaz. A autora Lúcia Helena Young (2009), fala em sua obra “SPED – Sistema Público de Escrituração Digital” fala que o governo adquiriu um supercomputador chamado de TRex no valor de US$ 100 milhões. Por mais que o SPED tenha sido criado para atender as áreas fiscal e tributária, ele não é restrito a ela, possue valor para toda a corporação. E o motivo disso, é que muitas áreas da empresa têm que reavaliar seus sistemas, se eles atendem o novo cenário, a nova forma de repasse de informações para os órgãos governamentais. Além da necessidade de implantar um novo sistema, há também a necessidade de ensinar, treinar e capacitar os operadores, funcionários para trabalharem com essa nova realidade.

Na pesquisa aqui apresentada, é possível conhecer o que é de fato o SPED, suas subdivisões (fiscal e contábil),a legislação que a rege, o plano de contas contábil e o seu objetivo, a relação entre o fisco e o contribuinte além de suas vantagem e importâncias.

INTRODUÇÃO

A tecnologia avançou com uma rapidez incrível, progrediu em termos de programas específicos qualificando ainda mais os profissionais, para o ramo da contabilidade ajudou a ganhar espaço no mercado e a auxiliar os empresários nas tomadas de decisões. O Sistema de Informações ao longo dos anos se tornou a ferramenta indispensável para a Contabilidade, pois é por meio desse tipo de sistema que o contador enquanto profissional progrediu em termos de qualidade, segurança e agilidade das informações.

Segundo (PADOVEZE, 2009), sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo... O contador se caracteriza como um profissional comprometido com as informações essenciais para o bom andamento da empresa, assim podemos dizer que a partir das informações geradas e fornecidas o empresário poderá escolher que estratégia deverá seguir.

O avanço tecnológico crescente proporcionou ao profissional contábil programas que foram se aperfeiçoando ao longo do tempo, no entanto ainda existia a necessidade da utilização de livros contábeis impressos que tornavam difícil a vida do contador em diversos fatores, como o acumulo de papeis, a dificuldade em corrigir os erros, a facilidade de fraudes entre outros.

Com o intuito de resolver essas dificuldades surgiu a Escrituração Contábil Digital (ECD) e o projeto Sistema Publico de Escrituração Digital (SPED) que tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros: livro Diário e seus auxiliares; livro Razão e seus auxiliares; Livro, Balancetes, Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Este trabalho tem por objetivo esclarecer duvidas existente a cerca do SPED, demonstrando sua importância e a sua atuação na visão do contador, para isso fez-se uma entrevista por meio de um questionário em um escritório de contabilidade de nome comercial (Assessoria Contábil Duarte) localizado no endereço (Av. Itacaiúnas, no bairro Cidade Nova), as perguntas estão anexadas ao final deste trabalho e abrangeram a importância, as vantagens e as mudanças com esse novo sistema.

SPED

A contabilidade vem crescendo ao longo dos anos e ganhando sua importância nas empresas, a crescente globalização do mundo tem contribuído muito para esse reconhecimento, o contabilista atual não consegue mais se vê sem o computador, pois esta tecnologia ganhou uma importância tão grande no mundo contábil que um escritório sem um programa de contabilidade não consegue se manter no mercado.

As inovações tecnológicas, as mudanças aceleradas do mundo globalizado, e a competitividade mercadológica exigem grande capacidade de adequação por parte do profissional contábil, e com o aumento do número de empresas obrigadas a aderir ao Sistema Público de Escrituração Digital – SPED – aumenta também a preocupação em torno do assunto (SASSO,2011).

O SPED foi lançado pelo governo em meio a muitas duvidas, levando a maioria dos contadores a voltarem às salas de aulas buscando se aperfeiçoarem nesta nova ferramenta, o profissional contabilista tem ganhado um espaço muito grande nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com