TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviços de contabilidade

Projeto de pesquisa: Serviços de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.727 Palavras (19 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1. JUSTIFICATIVA 4

2.HISTÓRICO 4

3.TRIBUTAÇÃO 4

3.1.TRIBUTAÇÃO FEDERAL 5

4.LIVROS FISCAIS 8

5.ENCARGOS TRABALHISTAS 9

6.LIVROS CONTÁBEIS 10

6.1.FORMALIDADE DOS LIVROS 11

6.2.ENCARGOS TRABALHISTAS 12

6.3.CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL 13

6.4.CONTRIBUIÇÃO SINDICAL EMPREGADOS 14

7.DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 15

7.1.BALANÇO PATRIMONIAL 15

7.2.DEMOSNTRAÇÃO DO RESULTADO DE EXERCÍCIO (DRE) 17

7.3.DEMONSTRAÇÃO E LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS (DPLA) 17

7.4.DEMOSNTRAÇAO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) 17

8.CONTRATO SOCIAL 19

9.ESTRUTURA FÍSICA 23

10.ESTRUTURA DE PESSOAL 24

11.PROJEÇÃO DE COMPRAS 24

12.PROJEÇÃO DE VENDAS 25

13.FLUXO DE CAIXA 25

14.REFERÊNCIAS 26

1. JUSTIFICATIVA.

O porquê da minha pesquisa foi conhecer quais os tributos e todas as formalidades de uma grande empresa para o profissional contábil que presta serviços contábeis. Eu achomuito interessante as demonstrações contábeis e toda parte de tributações.

2. HISTÓRICO

A contabilidade é uma das ciências mais antigas e complexas, existedesde os primórdios das civilizações, quando o homem sentiu a necessidade de controlar os seus bens, quais sejam: rebanhos, ferramentas de trabalho e tudo mais que ia surgindo para satisfazer suas necessidades. Desde então, a contabilidade, antes de forma rudimentar, não sistematizada, foi evoluindo, adquirindo normas até chegar à dinâmica de controle atual. Desse modo, os conceitos variados possibilitam desenvolver com mais critério e brevidade, a aplicação dessa ciência nos mais diversos estilos e modalidades, adaptando-a cada um.

Essa ciência foi ganhando espaço no cenário econômico brasileiro, na medida em que foi exigido maior controle sobre o patrimônio e como consequência foram criados princípios e normas técnicas, para que essa ciência no seu aspecto profissional acompanhasse os avanços do contexto sócioeconômico e financeiro nas suas funções de controle e orientação da atividade contábil.

Assim, a presente pesquisa busca diagnosticar a realidade da profissão contábil e a relevância no aspecto social e econômico brasileiro, no qual suas funções não se restringem mais aos aspectos meramente fiscais e tributários, sendo o profissional indicado para assumir a controladoria das organizações, em posto de comando e responsável por desenvolver e gerenciar um sistema de informações financeiras, econômicas, patrimoniais e de produtividade que auxiliam o processo decisório dos empreendimentos.

3. TRIBUTAÇÃO

Tributos– os tributos formam a receita da União, Estados e Municípios e abrangem impostos, taxas, contribuições e empréstimos compulsórios. O Imposto de Renda é um tributo, assim como a taxa do lixo cobrada por uma prefeitura e a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

Eles podem ser diretos ou indiretos. No primeiro caso, são os contribuintes que devem arcar com a contribuição, como ocorre no Imposto de Renda. Já os indiretos incidem sobre o preço das mercadorias e serviços.

Imposto– Não há uma destinação específica para os recursos obtidos por meio do recolhimento dos impostos. Em geral, é utilizado para o financiamento de serviços universais, como educação e segurança. Eles podem incidir sobre o patrimônio (como o IPTU e o IPVA), renda (Imposto de Renda) e consumo, como o IPI que é cobrado dos produtores e o ICMS que é pago pelo consumidor.

Taxa– esse tributo está vinculado (contraprestação) a um serviço público específico prestado ao contribuinte e prestado pelo poder público, como a taxa de lixo urbano ou a taxa para a confecção do passaporte.

Contribuições– elas são divididas em dois grupos: de melhoria ou especiais. No primeiro caso estão as contribuições cobradas em uma situação que representa um benefício ao contribuinte, como uma obra pública que valorizou seu imóvel. Já as contribuições especiais são cobradas quando há uma destinação específica para um determinado grupo, como o PIS (Programa de Integração Social) e PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), que são direcionados a um fundo dos trabalhadores do setor privado e público.

Empréstimos compulsórios– o governo pode defini-los em situações de emergência

3.1 TRIBUTAÇÃO FEDERAL

CONFINS –Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, instituída pela Lei Complementar 70 de 30/12/1991. Incide sobre o Faturamento Mensal São contribuintes da COFINS as pessoas jurídicas de direito privado em geral, inclusive as pessoas a elas equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, exceto as microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao regime do Simples Federal (Lei 9.317/96) e, a partir de 01.07.2007, do Simples Nacional (LC 123/2007). A alíquota da COFINS é de 3% para optantes do Lucro Presumido e 7.65% para optantes do Lucro Real.

PIS – O PIS foi criado pela Lei Complementar 07/1970.São contribuintes do PIS as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhe são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, inclusive empresas prestadoras de serviços, empresas públicas e sociedades de economia mista e suas subsidiárias, excluídas as microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao regime do Simples Federal (Lei 9.317/96) e, a partir de 01.07.2007, do Simples Nacional (LC 123/2007).A partir de 01.02.1999, com a edição da Lei 9.718/98, a base de cálculo da contribuição é a totalidade das receitas auferidas pela pessoa jurídica, sendo irrelevante o tipo de atividade por ela exercida e a classificação contábil adotada para as receitas. A alíquota do PIS é de 0,65% para as empresas optantes pelo Lucro Presumido e ou 1,65% para as empresas optantes do Lucro Real (a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com