TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de custos

Pesquisas Acadêmicas: Sistemas de custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.196 Palavras (13 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Pólo Padrão – Turma N60

Bacharelado em Ciências Contábeis

Gerenciamento Estratégico de Custos

Prof. Me. Ademir Cavalheiro Leite

Campo Grande, MS 16 de setembro de 2014.

Gerenciamento Estratégico de Custos

Trabalho apresentado à ANHANGUERA – Centro Universitário de Campo Grande – relativo à Atividade Prática Supervisionada (ATPS) de Gerenciamento Estratégico de Custos – Tutor a distância Prof. Me. Ademir Cavalheiro Leite

Campo Grande, 16 de setembro de 2014.

Sumário

INTRODUÇÃO 4

1- SISTEMAS DE CUSTOS 5

2- CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS: DIRETOS, INDIRETOS, FIXOS E VARIÁVEIS. 6

3- SEPARAÇÃO ENTRE CUSTOS E DESPESAS 7

4- BALANÇO PATRIMONIAL EMPRESA FICTÍCIA LTDA. 7

5- PONTOS DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL 10

5.1- PONTOS DE EQUILÍBRIO ECONÔMICO 11

5.2- PONTOS DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO 12

5.3- PRODUÇÕES E VENDA DE ACORDO COM A CAPACIDADE MÁXIMA INSTALADA (730.000 UNIDADES). 13

5.4- PRODUÇÕES E VENDA SOMENTE DO PRODUTO CANETA AZUL (O MERCADO ABSORVE TODA A PRODUÇÃO). 13

5.5- PRODUÇÕES E VENDA SOMENTE DO PRODUTO CANETA VERMELHA (O MERCADO ABSORVE TODA A PRODUÇÃO). 14

5.6- QUAL CONFIGURAÇÃO FABRIL A LUCRATIVIDADE DA EMPRESA É MAIOR? 15

6- QUADRO COMPARATIVO ANALISANDO O IMPACTO COM AUMENTO DE 15% E REDUZIR O PREÇO DE VENDA EM 10% 19

7- CONCLUSÃO 21

8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

INTRODUÇÃO

O gerenciamento estratégico tem por objetivo desenvolver o conhecimento, a capacidade e a habilidade de profissionais de empresas privadas, instituições públicas e organizações sem fins lucrativos para elaborar, analisar e gerenciar projetos de qualquer natureza, porte ou complexidade, liderando equipes multidisciplinares, gerenciando recursos, tempo, orçamentos, riscos e implementando-os com sucesso.

Além disso, o curso pretende fornecer capacidade analítica, técnicas e métodos que permitam ao profissional desempenhar tais atividades com eficácia e eficiência, atendendo às necessidades organizacionais que utilizam ou pretende utilizar o gerenciamento de projetos como estratégia de gestão.

O gerenciamento estratégico de custos fornece os dados detalhados sobre custos que a gestão precisa para controlar as operações atuais e planejar para o futuro.

A importância da apuração correta e legitima dos custos não só nas empresas de manufatura, como no comercio e no serviço, que auxiliam nos sistemas de informações contábeis essenciais no desenvolvimento operacional determinando custos e preços dos produtos e serviços.

Torna-se imprescindível adentrar nessa área de grande sustentação e controle para as empresas, desvendando seus caminhos e alcançando seus objetivos.

Público alvo: Executivos, consultores, empreendedores, administradores de empresas, contadores, engenheiros, analistas de sistemas e profissionais com graduação superior que lidam com projetos de qualquer segmento de negócio ou área de atuação, que tenham responsabilidade por implementação de mudanças nas organizações, que sintam necessidade de reciclagem, para poder atuar a um nível global de mercado.

1- SISTEMAS DE CUSTOS

Terminologia aplicada à Contabilidade de Custos:

• Gasto – é o valor arcado pela entidade para obter um produto ou serviço, representado pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo (dinheiro, bens). Ex.: Gastos com mercadorias, gastos com pessoal etc.

• Investimento – é um gasto efetuado em bens ou serviços com benefícios futuros. Os ativos são estocados na empresa e têm maior vida útil, sendo consumidos ou vendidos em maior tempo. Ex.: Máquinas, ações de empresas etc.

• Custo – é o gasto efetuado em um bem ou serviço que é utilizado na produção de outros bens ou serviços ou revendido com lucro. Ex.: Matéria-prima de um produto, energia elétrica na produção de bens e serviços etc.

• Despesa – são bens ou serviços consumidos para se auferir receitas. O dinheiro (ativo) é consumido ao se pagar os salários dos empregados. Ex.: comissões sobre vendas, despesas financeiras etc.

• Desembolso – é o pagamento efetuado ao se adquirir um bem ou serviço.

• Perda – é o bem ou serviço que se consome de modo involuntário e anormal.

Observações:

 As despesas reduzem o patrimônio líquido da entidade;

 O custo de um produto vendido representado pelo seu valor de compra ou valor de produção não é uma despesa, e sim, um custo de vendas ou custo de produção. O custo se refere ao gasto na compra ou na produção;

 Todas as despesas são gastos. Porém, nem todos os gastos incorridos pela empresa são despesas. Um terreno comprado, por exemplo, é gasto mas não é despesa;

 O desembolso pode ser antes, durante ou após a compra do bem ou serviço;

 A perda não pode ser confundida com despesa ou custo para a empresa. Ela não é previsível. Ex.: perdas por incêndios, deterioração de produtos perecíveis etc.

TERMINOLOGIA EM ENTIDADES NÃO INDUSTRIAIS

O custo em empresas não produtoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com