TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Acumulação de Custos

Pesquisas Acadêmicas: Sistemas de Acumulação de Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A contabilidade de custos é a área da contabilidade que trata dos gastos que ocorreram na produção de bens ou serviços; tem aplicação em qualquer empresa que possua linha de produção de bens ou serviços. A contabilidade de custos de serviços é a área da contabilidade de custos que analisa os gastos que ocorreram na prestação de serviços como, por exemplo, um colégio, um hospital, um banco e outras empresas onde se destaca a indústria da prestação de serviços. Contabilidade de custos industrial trata das mudanças patrimoniais sob o aspecto empresarial, analisando o processo industrial como um todo, dando enfoque em três elementos básicos: • Matéria - matéria prima. - material secundário. - embalagem. • Força - Mão de obra direta. - Mão de obra indireta. • Capital - Dinheiro. - Financiamentos. Tipos de indústrias mais comuns no Brasil: Minerais. Têxtil. Automotivas. Beneficiamento. Mecânicas. Alimentar. Transformação. Recondicionamento.

A contabilidade de custos tem como objetivo auxiliar a administração e o presente trabalho visa fornecer informações sobre as funções de um administrador dentro de uma empresa. O trabalho do administrador fundamenta-se principalmente no desempenho das funções administrativas de planejamento, organização, direção, liderança e controle.

Sistemas de Acumulação de Custos

Pra controle da empresa e para ajudar nas tomadas de decisões toda empresa comercial ou industrial necessita controlar seu estoque e/ou produções. O tipo de sistema de custos deve ser adotado pela empresa de acordo com as suas necessidades, para essa decisão é preciso conhecer bem o processo de produção da empresa, para com base nisso escolher o melhor processo a ser utilizado.

Custeio Variável

É um método que utiliza a margem de contribuição como conceito, sua principal vantagem é fornecer dados que auxiliam no processo de tomada de decisões da empresa, apontando quais produtos apresentam maior rentabilidade, determinando pontos de equilíbrio.

Embora seja um método muito eficiente em relação aos anteriores, está limitado a hipóteses em que o preço final praticado permite á empresa ter margem de contribuição suficiente para obter o lucro desejado.

Custeio por Absorção

O custeio por absorção delimita que todos os custos, sejam eles diretos ou indiretos, sejam debitados no produto, assim todos os gastos da fabrica que tenham relação com o produto terão seu custo rateado para todos os produtos prontos.

Até o momento o custeio por absorção é o mais indicado para utilização por ser o único aceito pela legislação por atender amplamente ao principio Contábil da Competência.

Custos Diretos e Indiretos

Os custos diretos podem ser facilmente identificados por estarem diretamente ligados ao produto não precisando nem mesmo de critério de rateio para identificá-lo, sendo assim mensurados de maneira objetiva, por exemplo, matérias primas utilizadas na fabricação do produto, mão-de-obra direta, serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos e serviços.

Já o custo indireto não pode ser identificado diretamente ao produto, sendo calculado através de critérios de rateio, que é o caso da administração, depreciação, manutenção da fabrica etc.

Esses custos geralmente são atribuídos ao produto baseando-se nas horas trabalhadas, valor de mão-de-obra direta, ou horas-máquina dependendo dos critérios que a empresa adotar.

Custos Variáveis e Fixos

Custos variáveis são aqueles que mudam de acordo com a quantidade produzida isso inclui custo de matéria prima insumos diretos, embalagens, comissão de venda entre outros.

Custo fixo é a soma de todos os fatores fixos independente da produção ou horas trabalhadas, são exemplos aluguel/IPTU, prestadores de serviços, telefone, marketing e publicidade etc. OU seja, mesmo que a empresa não produza nada são custos que deverão ser pagos no final do período.

Rateio dos Custos Indiretos

O rateio dos custos indiretos como a energia elétrica depreciação das maquinas etc. tem que ser calculado em cada produto, pois não é possível agregar como cada produto consome separadamente.

Existem varias formas de chegar ao rateio de custos indiretos, que pode ser pelas horas trabalhadas, material gasto, mão-de-obra etc..

Produtos em Processo

È o sistema em que os custos são acumulados em contas respectivas das diversas linhas de produção. São encerrados essas contas no final de cada período semana, mês Trimestre, ano ou conforme período mínimo contábil de custos da empresa) ( Martins ,2003 )

O custeio em Processo geralmente é utilizado em empresas que fabricam produtos padronizados em massa, por exemplo, uma empresa fabricante de calçados, produz vários pares de um produto idêntico, o calculo deve ser baseado em custo médio, para obter o custo médio é só dividir o custo total do produto pela quantidade produzida.

Os produtos que estão em fase de processo devem de qualquer formar constar nos relatórios contábeis, então se deve saber á quanto equivale o produto em processo em relação a outro completamente acabado, para assim apropriar um valor adequado ao produto.

Produtos Prontos

Com os produtos em estado final de produção cabe ao administrador agregar o preço de vendas do produto, e entregar para o cliente ou expor na área de vendas se for o caso, devendo agora dar importância a demonstração e exposição do produto isso no caso caberia ao pessoal de vendas e marketing.

UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

Considera-se equivalente de produção toda transformação de um produto, em equivalência de unidades prontas, deve-se definir também á quanto equivale um produto que ainda esta em produção com um produto já acabado.

Os produtos parcialmente acabados são então convertidos em unidades equivalentes a produtos completamente acabados, sendo esse calculo feito para tornar possível a mensuração dos custos unitários. Ao utilizar esse conceito de unidades equivalentes é possível somar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com