TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação De Sistema De Custos

Trabalho Universitário: Implantação De Sistema De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

Implantação de um sistema de

apuração e contabilização de

custos da produção

A implantação de um sistema de apuração e contabilização de custos da produção deverá ser

efetuada observando-se o que segue:

Implantação de forma gradativa

A implantação do sistema requer um treinamento adequado de todo o pessoal envolvido, assim como todo sistema desenvolvido ou adquirido necessitará de ajustes que somente serão identificados na prática. Assim sendo, a implantação deverá ser efetuada:

. da parte para o todo: uma linha de produção ou um produto deverá ser escolhido para teste do sistema. Uma vez aprovado, outras linhas ou produtos serão incorporados;

. do simples para o sofisticado: quanto mais simples, mais fácil será o processo de implantação do sistema. Assim sendo, a princípio, somente os custos relevantes deverão ser apurados com precisão. À medida que o pessoal envolvido for se habituando ao sistema, outros custos passarão a ser apurados e controlados buscando-se o aperfeiçoamento do sistema.

Reações iniciais do pessoal da produção

Em princípio, o pessoal da produção tem por objetivo principal a produção, não se importanto com controles burocráticos. Considerando-se que a participação desse pessoal é fundamental para o sucesso do sistema, torna-se necessário um trabalho de conscientização da importância das informações geradas pelo sistema.

Os relatórios gerados pelo sistema deverão ser divulgados ao pessoal da produção para que eles possam constatar a importância e os resultados apurados com as informações que eles geraram.

Análise de custo benefício

A implantação de um sistema de apuração de custos, principalmente quando integrada à contabilidade geral, é onerosa para a empresa, pois requer pessoal especializado e envolve uma certa burocracia. Assim sendo, é necessário que haja uma análise dos resultados obtidos para ver se compensam os custos exigidos. Em períodos de alta inflação, os resultados apurados por um sistema de apuração de custos baseados em custos históricos ficam distorcidos e exigem ajustes extracontábeis para poderem ser analisados.

Por outro lado, o sistema de custeio por absorção engloba os custos fixos que são apropriados aos produtos através de critérios de rateio nem sempre adequados.

Assim sendo, pode ser mais interessante para a empresa manter um sistema de apuração de custos para fins gerenciais baseados no custeio variável, valorizado ao custo padrão atualizado e, para fins fiscais, valorizar seus estoques de acordo com os critérios estabelecidos pelo fisco, para as empresas que não mantenham sistema de apuração de custos integrado à contabilidade geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com