TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solução de exercícios de contabilidade

Exam: Solução de exercícios de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Exam  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

1. Toda operação realizada por pessoa física ou jurídica pode ser analisada de um duplo aspecto: origem e aplicação de recursos.

2. A parte da operação que reúne os valores representativos da origem de recursos é chamada de crédito, e os valores envolvidos são chamados de contas credoras.

3. A parte da operação que reúne os valores representativos da aplicação de recursos é chamada de débito, e as contas envolvidas são chamadas de contas devedoras.

4. Se, em operações isoladas, determinada conta pode funcionar ora como aplicação de recursos (débito), ora como origem de recursos (crédito), o certo é que o seu saldo será sempre da mesma natureza (devedor ou credor), conforme o valor representado pela conta seja tipicamente representativo de origem de recursos (saldo credor) ou de aplicação (saldo devedor).

5. São contas típicas de aplicação de recursos e, portanto, com saldo devedor: Bens, Direitos e Despesas.

6. São contas típicas de origem de recursos e, portanto, com saldo credor: Obrigações, Patrimônio Líquido e Receitas.

7. O Balancete constitui-se num demonstrativo que relaciona, de um lado, todas as aplicações de recursos feitas pela empresa em bens, direitos e despesas (saldos devedores) e, de outro, todas as origens de recursos que possibilitaram aquelas aplicações: obrigações, patrimônio líquido e receitas (saldos credores).

8. Confrontando, na Demonstração do Resultado, a origem de recursos representada pelas receitas do período com as aplicações feitas em despesas no mesmo período obtém o Resultado Líquido do Período, que tanto pode ser-excesso de origens (= lucro = saldo credor) como excesso de aplicações em despesas (= prejuízo = saldo devedor).

9. Transportando o resultado líquido do período para o grupo patrimônio líquido, teremos a representação do patrimônio: conjunto de bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido de uma entidade.

10. Para passar do conceito de patrimônio para o de Balanço Patrimonial, basta classificar e agruparmos as contas representativas das aplicações (saldos devedores) de um lado, chamado de Ativo, e as contas representativas das origens (saldos credores) de outro, chamado de Passivo.

Exercícios

1. Qualquer operação pode ser dissociada (separada) em dois aspectos: ...........................e...................de recursos.

2. Em linguagem contábil, ...........................corresponde à parte da operação que registra em que os recursos foram aplicados, e .........................................corresponde a parte da operação que registra a origem ou fonte desses recursos.

3. Na compra de escrivaninhas, à vista, a conta-devedora (aplicação) será:

a) Caixa;

b) Móveis e Utensílios;

c) Imóveis;

d) Títulos a Pagar.

4. Se a compra de escrivaninhas tivesse sido a prazo, a conta credora (origem) seria:

a) Caixa;

b) Móveis e Utensílios;

c) Imóveis;

d) Títulos a Pagar.

5. Na venda de um terreno a prazo, as contas devedoras e credoras serão respectivamente:

a) Caixa e Imóveis;

b) Imóveis e Caixa;

c) Títulos a Receber e Imóveís;

d) Imóveis e Títulos a Pagar.

6. Indique a operação que corresponde ao seguinte lançamento:

(débito ou aplicação) = Títulos a Pagar

(crédito ou origem) = Caixa

a) pagamento de despesa;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com