TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção - Descobrindo Os Caminhos Para A Sustentabilidade No Brasil

Artigos Científicos: Projeto De Intervenção - Descobrindo Os Caminhos Para A Sustentabilidade No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2014  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 7

O Projeto de Intervenção, intitulado “Descobrindo os caminhos para a sustentabilidade no Brasil”, durará 4 meses até a sua culminância, que será a de apresentação, em que os alunos a cada dia de uma semana de culminância, explanará sobre algumas curiosidades do país, com a exposição de cartazes, banners, maquetes, comidas típicas, etc.

Diante do exposto esse trabalho, visa descrever as etapas de operacionalização do projeto intitulado Descobrindo os caminhos para a sustentabilidade no Brasil. No seu primeiro capítulo, discorrerá sobre a sua operacionalização, seguindo dos objetivos e resultados pretendidos com o mesmo, uma breve reflexão crítica e por fim as considerações finais. O projeto será dividido da seguinte forma: na segunda-feira, os alunos abordarão a temática Sustentabilidade no Brasil; na terça-feira, sobre poluição no Brasil; na quarta-feira, comentarão sobre desmatamento; na quinta-feira, reciclagem, e se encerrará com a apresentação sobre como preservação e desenvolvimento sustentável, visto que, esse é um tema atual e que todos devem fazer a sua parte. O Brasil é um país com grande biodiversidade, e dessa forma, é imprescindível discutir sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, para assim, garantirmos que nosso planeta Terra seja sustentável.

1- PROJETO INTERVENÇÃO:PROCESSO DE OPERACIONALIZAÇÃO

O Projeto de Intervenção deverá ser explorado desde o início do primeiro semestre, do mês de fevereiro até o final do mês de junho, onde os docente irão comentar sobre a sustentabilidade, o mesmo terá as seguintes etapas:

1- Organizar os alunos em equipes para refletir sobre os problemas do nosso país, afim de se tornarem cidadãos ativos e participativos na construção da democracia, as equipes irão se unir periodicamente e contará com a apresentação de vídeos aulas, reportagens e leituras sobre os mais variados assuntos que acerca da sustentabilidade.

2- Pedir que os alunos façam registros extraclasse de paisagens que eles mais gostaram e que mais chamarão a sua atenção, afim de perceber quais problemas eles puderam observar durante os registros.

3- Fazer uma pesquisa sobre lixo reciclável, afim de discutir os grandes problemas ambientais e sociais.

4- Buscar parceria com agentes comunitários e ambientalistas afim de sensibilizar as famílias e a comunidade local para os problemas e algumas soluções enfrentados pela população brasileira. Como também, através de palestras, rodas de bate-papo, jogos e eventos para aproximá-los mais da escola, compreendendo assim, causas e consequências de suas ações na sociedade brasileira.

5- Elaborar e aplicar o Projeto de Intervenção Descobrindo os caminhos para a sustentabilidade no Brasil, contando com a participação e organização do corpo escolar, a fim de tornar o espaço aberto para a explanação dos problemas e soluções que o Brasil passa.

Cronograma de atividade

Etapas Envolvidos Período

Organizar os alunos em equipes para refletir sobre os problemas do nosso país. Corpo escolar

Pais Fevereiro a março de 2014

Registros extraclasse sobre as paisagens que mais chamarão a sua atenção. Professores

Discentes Março a abril de 2014

Pesquisa sobre o lixo reciclável. Professores

Discentes

Abril a maio de 2014

Buscar parceria com agentes comunitários, psicólogos e ambientalistas afim de sensibilizar os alunos e a comunidade local através de palestras sobre os problemas enfrentados pela falta da consciência sobre a preservação ambiental da população brasileira. Coordenação

Direção

Professores Maio a início de Junho de 2014

Culminância do Projeto de Intervenção, apresentação teatral sobre sustentabilidade, exposição de banners, fotos, maquetes, etc. Corpo escolar

Pais

Alunos 02 a 06 de junho de 2014.

2-PROJETO INTERVENÇÃO: OBJETIVOS E RESULTADOS

O Projeto de Intervenção a ser realizado na escola, foi idealizado para o despertar das crianças acerca dos problemas socioambientais que o Brasil vem passando ao longo de sua história. Ele tem como objetivo geral, difundir o conceito de sustentabilidade entre alunos e comunidade local e percebe-se integrante de um contexto sócio- histórico. Como também, compreender as transformações que o Brasil passou acerca da preservação ambiental; observar e registrar os vestígios do passado e do presente no Brasil. Espera-se que ao final do Projeto de Intervenção, os discentes e a comunidade escolar, entendam a importância de seus papeis na sociedade, pois ao discutirmos fatos, ideias, perspectivas das pessoas na sociedade, estamos refletindo e enfocando através das tensões e contradições a sua participação na construção de uma sociedade justa e democrática.

Diante dos pressupostos, esse projeto tem a intenção de realizar uma exposição, associada à uma análise histórica e social, diante dos quais, o Brasil vem passando e que o homem, tem seu papel primordial, transformar a sociedade no qual está inserido, e é através da educação, essa que nos dias atuais, deverá ser gratuita, leiga e estendida para todos, o homem encontra na escola a forma de educar-se para o mundo. O Projeto Político Pedagógico do Educandário Santa Terezinha, visa alcançar as metas e cumprir todas as propostas nele contidas, desta forma, sempre trabalhando através da gestão democrática, contando com a participação de toda comunidade escolar e buscando sempre analisar com profundidade as mudanças pelas quais a escola passou e as novas necessidades dos alunos, ao passar dos anos.

CAPÍTULO 3 – REFLEXÃO CRÍTICA

O Brasil é caracterizado pela grande biodiversidade na sua fauna e flora. Entretanto, enfrentamos grandes problemas ambientais e socioeconômicos, pois há uma grande desigualdade nas regiões brasileiras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com