TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade população sempre escuta

Resenha: Sustentabilidade população sempre escuta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Sustentabilidade

Em dias atuais é comum ouvir ou ler a respeito da sustentabilidade, a população sempre escuta a palavra sustentabilidade resta saber se realmente conhece e entende seu verdadeiro significado, ou que o desenvolvimento sustentável esta ligado ao seu futuro e de sua geração futura.

O assunto vem ganhando força, empresas já usam desse recurso para serem destaques, podemos ver mais noticiários na TV incentivando a cuidar do planeta, as escolas já praticam mais essa disciplina, para conscientizar mais o homem de uma futura catástrofe ambiental. De acordo com estudos avançados e em meio debate realizados em âmbito mundial foram estabelecidos que o desenvolvimento sustentável compõe-se de três dimensões. Em primeiro a dimensão ambiental, que trata de garantir um exemplo ou um modelo de produção para não agredir tanto os ecossistemas dando-lhes a chance de recuperação. Em segundo dimensão econômica, busca uma melhor distribuição, eficiência para produção e consumo de recursos naturais inovando em tecnologia nos levando a sair do ciclo fóssil de energia. Em terceira dimensão social, supõe que o ser humano alcance suas necessidades sem ameaçar outros, ou seja; implanta justiça social.

A quarta e quinta dimensão não é considerada essencial, foram ditas por alguns autores onde não poderia deixar de mencionar. Quarta dimensão política seria impossível falar e trazer mudanças sem que essa dimensão fosse envolvida, pois ela é fundamental para esse processo criando ideologias. Quinta dimensão cultura, o comportamento e o estilo de vida o que é correto? Ter mais, ter o melhor e a valorização desses bens como estão? Será que não precisamos melhorar nossa forma de consumir? O que esta sendo ensinado para as crianças de hoje, será o certo?

Com isso surgem perguntas e respostas para crise ambiental a primeira resposta é a tecnologia que dependera da capacidade humana de inventar a superação dos limites de recursos naturais ou fim desses recursos utilizando outros para sobreviver. A segunda resposta encontra-se no movimento intelectual, social e político mais conhecido como decrescimento sendo necessário consumir e produzir menos ou terá que abandonar o desenvolvimento trocando por uma melhor qualidade de vida. A terceira resposta encontra-se na possibilidade de catástrofe; seriam idéias de como sobreviver após essa catástrofe com a substituição desses recursos naturais como eliminar o dióxido de carbono.

Acredito que se governo implantar normas cobrando severamente não só de grandes empresas mais de pequenas empresas que utilizem maneiras para preservação do meio ambiente seria um dos primeiros passos, o incentivo maior para fabricação de carros menos poluentes ou produtos que direta ou indiretamente explorem de forma prejudicial o meio ambiente. Entre essas e outras atitudes estaríamos ajudando o planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com