TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Direito tributário - Estácio aula 1 a 8

Por:   •  17/4/2020  •  Artigo  •  2.976 Palavras (12 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA

ATIVIDADE AVALIATIVA

Ronaldo Francisco Flausino

AUDITORIA FISCAL E TRIBUTÁRIA (NPG1865)

                                                                  Tutor: MARINA TEIXEIRA DE SOUZA

Jaboatão dos Guararapes

2020

1. Faça uma breve síntese sobre cada aula apresentada, colocando o objetivo da aula, conteúdo apresentado e um exemplo prático dado em cada aula.

Aula 01

O principal objetivo desta aula é apresentar a auditoria, seus conceitos, objetivos, o papel do auditor e os reflexos da auditoria contábil na riqueza patrimonial.

Em síntese a auditoria contábil tem como objetivo assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras através da emissão de opinião “parecer de auditoria”. Existem outros tipos de auditoria, tais como a auditoria tributária que tem como foco a análise do cumprimento das obrigações tributárias.

A auditoria contábil não pode ser exercida por qualquer profissional, para exercer a função de um auditor é necessário que este seja formado no curso de ciências contábeis e possuir registro ativo no CRC.

O objeto do trabalho da auditoria é o conjunto de todos os elementos que controlam o patrimônio, sendo os registros contábeis, papeis, documentos, lançamentos, anotações que compravam a legitimidade dos atos da administração.

Exemplo prático de auditoria: Auditoria Fiscal e Tributária que resguarda a Companhia contra a falta ou erro de cumprimento das obrigações         fiscais e apuração de tributos.

 

Aula 02

Esta aula demonstra o papel e a responsabilidade do auditor, bem como apresenta os objetivos e os aspectos principais relacionados a auditoria fiscal e tributária.

Em relação ao papel do auditor, este deve ser elaborado com total independência. O trabalho do auditor permite que ele se posicione em relação a empresa para que ela seja digna de fé pública. A responsabilidade por este tipo de trabalho possibilita que o auditor seja acionado por causar prejuízo a terceiros, respondendo inclusive com os seus bens pessoais.

O ponto focal da aula foi em relação auditoria fiscal e tributária. Apresentando os trabalhos do auditor o conceito e os objetivos desta modalidade de auditoria.

Entre os trabalhos desenvolvidos pelo auditor tributário, que foram apresentados, o planejamento tributário e as formas de reorganização societária (fusão, cisão e incorporação) me chamaram especial atenção, pois são dois tipos de trabalhos que necessitam de profissionais altamente qualificados e podem além de trazer grandes retornos para a Companhia gerar grande valorização para o profissional da área.

O grande objetivo da auditoria fiscal e tributária, além de examinar e avaliar o planejamento tributário, é avaliar os procedimentos, as formas de controles a legalidade dos fatos patrimoniais e das obrigações tributárias, ou seja, tudo aquilo que poderá ocasionar algum tipo de ônus a empresa.

Um exemplo do trabalho da auditoria fiscal e tributária apresentada na aula, no contexto do planejamento tributário, são as revisões de cálculo dos tributos diretos IR e CSLL e indiretos ICMS,IPI,ISS observando se esses processos atendem a legislação vigente, a identificação de prováveis contingências trabalhistas e previdenciários e estudo de soluções para regularizações necessárias para que sejam realizadas de forma menos onerosas utilizando ferramentas legais disponíveis .         

Aula 03

Nesta aula é reforçado o conceito de auditoria e de auditoria tributária, lista os conhecimentos adequados para trabalhar com auditoria tributária e apresenta alguns métodos, técnicas e testes de observância além de apresentar os principais usuários das informações da auditoria tributária.

Em relação aos conhecimentos necessários importa destacar o óbvio conhecimento da legislação, dos tributos, dos tipos de tributação (Ex.: Lucro Real, presumido e simples) e a necessidade da prática de apuração de impostos, sejam eles diretos ou indiretos.

O objetivo principal desta aula foi destacar os métodos e testes utilizado pela auditoria. Neste tema destaco os testes de observância e os testes substantivos. Os testes de observância visam obter um nível razoável de segurança dos controles internos estabelecidos pela administração e para isto utilizam se das seguintes ferramentas: Inspeção, observação, investigação e confirmação; Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados, para isto utiliza-se de testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.

Um exemplo prático aplicado na aula podemos considerar um dos testes substantivos que é a “Avaliação e aferição”: verificar que os itens que compõem determinada transação/registro tenham sido avaliados e aferidos corretamente.

Aula 04

O objetivo principal desta aula foi o estudo a respeito de fraudes e sonegações, bem como o estudo dos tipos de riscos os quais a auditoria está sujeita, quando da realização de seu trabalho.

Foi demonstrado os crimes contra a ordem tributária de acordo com a Lei 8.137/90, vimos também a função da auditoria que é uma importante ferramenta na prevenção e detecção de fraudes dentro de uma empresa. Na aula também foi ensinado quais são normalmente os motivos de fraude, o qual menciono abaixo:

“As fraudes acontecem sempre que é verificado uma lacuna tanto na fiscalização, na facilidade de apropriação, excesso de comandos, e em razão da facilidade em apropriar, omitir, ou desviar com o intuito de obter proveito com prejuízo a terceiros.”

Da mesma forma que vimos os crimes contra a ordem tributária e os motivos de fraudes, vimos também alguns exemplos de prevenção de fraudes, tais como o monitoramento.

Como exemplo de crime da ordem tributária visto nesta aula destaco o seguinte:

Exemplo de fraude: fraude da fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos ou omitindo operação de qualquer natureza em documento ou livro exigido pela lei fiscal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com