TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.399 Palavras (26 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

Nomes: Joyce Ap. Almeida Rodrigues   RA: 3708600746             Ciências Contábeis 2° Sem

          Maria Ap. da Silva Dourado           3715644130      Sala 18

  Rafael Marquesini Filho                   4237815424

          Sérgio B. Prado                           3730732055        

             Wander Francisco Machado Moreno  3876733366

Etapa 1 - Aula - tema: Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação  Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis.

Etapa 2 – Aula – tema: Definição de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido; Receitas; Despesas; Perdas e Ganhos.

Etapa 3 – Aula tema: O Balanço Patrimonial (BP); A Demonstração do  Resultado do Exercício (DRE); A Demonstração dos Fluxos de Caixas (DFC)

Etapa 4 – Aula tema: Sociedades.

Relatório da Disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) sob a Orientação da Professora Antonia Teixeira Jairi

Campinas, 03 de Dezembro  2012

ETAPA 1

Passo 1:   O OBJETIVO DA CONTABILIDADE

Contabilidade: sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.

O objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. Ela deve contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma, mas antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

Existem dois pontos que devem ser observados:

  1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas as informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro.
  2. A contabilidade tem íntimo relacionamento com aspectos jurídicos os quais, não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar que a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.

   

A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas quanto à metodologia de mensuração reúne tanto o social quanto o quantitativo.        

Quanto às finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

Como metodologia é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza proveniente do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.

É parcialmente quantitativa, por materializa-se através da equação patrimonial básica (ATIVO = PASSIVO + PATRIMONIO LÍQUIDO).

ETAPA 1

Passo 2:  Semelhança existe na vida financeira particular e a empresa.

A semelhança entre a vida particular de uma pessoa física comparando a pessoa jurídica, visando o crescimento a estabilidade e o status, para alcançarmos o nosso objetivo devemos ter cuidado no que diz a respeito de controle, planejamento e organização.

Tanto como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica existe várias semelhanças conforme podemos ver alguns exemplos abaixo:

  1. Possuir uma Reserva financeira para cobrir os custos imediatos de ultima hora a PF é interessante ter esta reserva para a compra de um remédio, conserto do automóvel, já a PJ é interessante a reserva para uma rescisão de funcionário, oportunidade de compra de material com um valor acessível.  
  2. Possuir metas para compra de patrimônio, a PF quando quer comprar um imóvel ou veiculo deve verificar no seu orçamento se tem condições de pagar as parcelas em dia sem prejudicar-se, ou seja, o seu salário deve ser superior as despesas e muitas vezes temos que abrir mão de gastos desnecessários para atingir uma meta. Já a empresa quando quer comprar algum ativo também tem que ter um controle, uma previsão das Receitas para ver se terá condições de pagar as parcelas em dia e se for o caso também diminuir os seus custos e despesas.
  3. Um dos mais importantes são o controle e organização, se nós pessoa física não tivermos um controle de todos os gastos estaremos gastando sem parar e não daremos conta de efetuar os pagamentos, entrando em limite de banco pagando mínimo de cartão de créditos, pagando juros sobre juros, aí é que entra também a organização devemos ser organizados com nossas finanças, permitindo visualizar aonde que o nosso dinheiro esta entrando para pagar o que? Devo diminuir em que? , ou seja, fazer um planejamento financeiro com êxito. Já a PJ é essencial o controle e a organização, controle para pagamentos de fornecedores, custos fixos e variáveis na data correta, principalmente os impostos e funcionários, organizar-se para dar passo ao passo com cautela, visando sempre o bem estar de todos e lucratividade.

  1. Da mesma forma que uma Pessoa Jurídica deve apresentar seus relatórios quando vai buscar algum financiamento, empréstimo junto a algum banco nós como Pessoa Física também devemos apresentar documentos ao banco para provar a nossa capacidade de pagamentos, documentos estes comprovantes de rendimentos, extrato bancário, holerite entre outros.

 

ETAPA 1

Passo 3: Entrevista com empresários

Pergunta: Qual a visão sobre a importância da Contabilidade na Gestão de sua empresa?

Resposta: Empresário Marcos Andrade

Presidente da Empresa Nortel Suprimentos Industriais.

Não tenho dúvida que a contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial. Pois, ela atualmente, não está sendo encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de impostos. Cálculos contábeis quando bem utilizados vão muito mais além, eles fornecem dados que podem fazer a diferença entre decisões de sucesso ou de falência, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira não ponderada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44 Kb)   pdf (722.2 Kb)   docx (623.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com