TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE

Trabalho acadêmico: TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.814 Palavras (20 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 20

TEORIA DA CONTABILIDADE

Atividade Prática Supervisionada - Ciências Contábeis 2º Semestre

Trabalho correspondente a Atividade Prática Supervisionada relacionada ao conteúdo da disciplina de Teoria da Contabilidade ministrada pela Profª Lizandra Almeida de Menezes.

CAMPO GRANDE - MS

2013

SUMÁRIO:

Página

1. Introdução ..........................................................................................................................04

2. Objetivos da contabilidade, utilização da informação contábil e introdução aos relatórios contábeis ................................................................................................................05

2.1 Objetivos da contabilidade .....................................................................................05

2.2 As semelhanças existentes entre a vida financeira particular e de uma empresa....06

2.3 Entrevista ................................................................................................................06

3. Definição de: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido; Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos .....................................................................................................................................08

3.1 Conceitos sobre a teoria da Contabilidade .............................................................09

3.2 Exercícios – passo 2................................................................................................11

3.3 Análise e classificação das operações e contas ..................................................... 12

4. Conclusão ............................................................................................................................12

5. Referências Bibliográficas..................................................................................................13

INTRODUÇÃO:

Nosso objetivo na elaboração deste trabalho é enfocar de forma sistematizada, a importância da contabilidade hoje e no decorrer dos tempos. Iremos relatar nas próximas paginas estudos de autores consagrados, que abriram o caminho para que fosse possível vislumbrar a contabilidade de forma que a conhecemos hoje.

De antemão podemos desmistificar um pensamento que cerca o imaginário de muitas pessoas que a contabilidade é uma ciência única e exclusiva de uma empresa/entidade. No nosso cotidiano, quer seja em casa ou em outras tarefas diárias utilizamos a contabilidade para gerenciar,controlar e organizar nossas rotinas.

Ressaltamos que a contabilidade só têm valia dentro de uma organização, com ajuda da organização, pois um profissional capacitado somente poderá transferir seus conhecimentos para a entidade, se o responsável pela mesma tiver uma visão desta realidade, e assim formar uma equipe para controlar este patrimônio.

Para que seja possível ter uma visão esclarecedora sobre este assunto procurou-se demonstrar de forma eficaz o objetivo da contabilidade, trazendo em cada novo parágrafo a importância desta ciência em nosso viver diário.

ETAPA 1

Objetivos da Contabilidade, utilização da informação Contábil e introdução aos Relatórios Contábeis.

Objetivo da Contabilidade

A contabilidade é uma ciência social, pois suas finalidades se direcionam para a sociedade, mas no que tange aos dados analisados utiliza métodos quantitativos e qualitativos.

Sua principal função é a análise das informações para a elaboração das demonstrações e natureza econômica e financeira para os usuários, sendo estas informações o núcleo central da contabilidade, e as de natureza física e de produtividade são consideradas complementares às demonstrações.

O objetivo da contabilidade é possibilitar que os usuários possam avaliar sua situação financeira, de modo a planejar e se antecipar a possíveis mudanças que envolvam decisões importantes.

Para que a contabilidade contribua para o processo decisório nas organizações é preciso que as empresa divulguem as informações necessárias de maneira verdadeira de modo que os resultados patrimoniais apresentados sejam adequados, utilizando métodos complementares como as notas explicativas.

Segundo o autor do texto Luiz José, “a contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.” Em suma, é importante valorizar a essência de cada operação ao invés do que está descrito em um documento, nota fiscal ou contrato.

As semelhanças existentes entre a vida financeira particular e a de uma empresa.

As semelhanças existentes entre a vida pessoal e de uma empresa envolve principalmente o fluxo de caixa dos recursos financeiros, como forma de contas a pagar ou receber, tentando assim manter o controle financeiro, perante seus direitos e obrigações conforme a lei.

Poderíamos dizer que a pessoa física é um sujeito ativo, pois tem o direito de exigir que outro passivo “pessoa jurídica”, cumpra com as obrigações ou deveres.

Os principais direitos e deveres semelhantes entre pessoa física e jurídica são as personalidades de ambas, pois exercem atividades econômicas, no entanto a pessoa física pode atuar como autônoma ou como sócia de uma empresa

As receitas tanto para pessoa física como pessoa jurídica possui geralmente uma só fonte de renda, assim tende-se a vir de vários clientes sendo outras empresas ou até mesmo consumidores finais. As entradas se dão uma ou duas vezes ao mês para as pessoas físicas, já para pessoas jurídicas as entradas podem variar conforme acordos entre empresas que fornecem os produtos e serviços.

As pessoas jurídicas se equiparam as pessoas físicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com