TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG - Estudos Disciplinares I - Sinfonia Empresarial

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.897 Palavras (12 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Alunos:

Monyevelin Dayane de Souza Bezerra

RA: 1727041

Patricia Carolina Moreno

RA: 1707319

POLO

RIO CLARO

2017


RESUMO

Durante a disciplina Estudos Disciplinares I foi abordada a metáfora que relaciona a arquitetura de uma orquestra com a arquitetura de uma empresa. O objetivo deste trabalho é aprofundar as reflexões efetuadas nas Unidades I e II, ao comparar a arquitetura da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo com a da UNIP – Universidade Paulista, além de suas gestões.


SUMÁRIO

Introdução3

Desenvolvimento5

Fundamentos Teóricos5

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP6

Universidade Paulista – UNIP.......................................................................................7

Comparação de gestão entre OSESP e UNIP – “Sinfonia Empresarial”......................9

Conclusão.............................................................................................................................13

Referências...........................................................................................................................14


  1.  INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa aprofundar o tema proposto na disciplina Estudos Disciplinares I do curso de Ciências Contábeis. A referida matéria trouxe ao nosso conhecimento o tema “Sinfonia Empresarial”, que foi apresentado pela Professora Bernadete Lenza.

Para elaboração do trabalho utilizamos uma abordagem comparativa, escolhendo duas organizações de renome brasileiro, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Universidade Paulista. Ambas as organizações serão, a seguir, apresentadas, com fundamentação teórica e os métodos comparativos disseminados.

Buscamos fazer uma comparação não apenas da arquitetura/estrutura – como foi proposto – mas também da gestão de ambas, pois acreditamos que não basta comparar apenas as questões hierárquicas, e sim aprofundar no assunto e tratar de sua gestão institucional/corporativa.


  1.  DESENVOLVIMENTO
  1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Os fundamentos teóricos para este trabalho foram obtidos da aula “Sinfonia Empresarial” da professora da UNIP Interativa, Bernadete Lenza, e do artigo de Fábio Altman, “Sua empresa é uma orquestra? ”, da revista Época Negócios, 2007.

Em 1988, Peter Drucker, publicou um artigo inovador intitulado “O Advento da Nova Organização” na edição de janeiro e fevereiro da Harvard Business Review. Nele, pela primeira vez, Drucker comparava empresas a orquestras. O parágrafo inicial daquele texto, pela elegância e clareza, nunca mais deixou de ser reproduzido:

Dentro de 20 anos, a típica organização de grande porte - seja ela uma grande empresa ou um grande órgão público - não terá mais do que a metade dos níveis administrativos de sua equivalente hoje, e não mais de um terço do número de administradores. Em termos de sua estrutura, de seus problemas administrativos e das questões que lhe concernem, ela terá pouca semelhança com a típica empresa manufatureira dos anos 50 que os nossos livros ainda tomam como modelo. É muito mais provável que, ao contrário, ela se assemelhe a organizações a que hoje nem os gerentes profissionais nem os estudantes de administração dão muita atenção: o hospital, a universidade, a orquestra sinfônica. Pois, da mesma forma como essas organizações, a empresa - e cada vez mais os órgãos governamentais - será também fundamentada no conhecimento, também formada basicamente de especialistas que dirigem e disciplinam o seu próprio desempenho mediante um feedback organizado de seus colegas e clientes. Será, em suma, uma organização fundamentada na informação.

É importante salientar que a teoria de Drucker, ao mesmo tempo em que criou a metáfora da orquestra, imaginou também outro conceito: o do "trabalhador do conhecimento". Ele descreve uma nova classe de profissionais na qual os meios de produção já não são o capital, a terra ou o trabalho, e sim o uso produtivo do conhecimento – da mesma forma que os solistas de uma orquestra.

Drucker mostrou-se correto na sua teoria, pois atualmente vive-se a era do conhecimento. Ele se tornou o principal capital e gerador de riquezas, motor da inovação. Como exemplo, podemos citar casos de empresas que operam em internet como Yahoo, cuja qualificação e conhecimento de seus empregados lhes dão uma valorização impressionante (DANTAS, 2017).

Nas organizações do século XXI, na realidade apresentada pelo fenômeno da internet e da globalização, a inovação é obtida através da troca de conhecimento, de um constante e saudável processo de colaboração. Os novos líderes de empresas precisam se adaptar a esse novo cenário.

Assim sendo, procuram-se nas grandes corporações, menos camadas de comando, em estruturas claramente mais horizontais, com o objetivo de que a informação flua livremente. Salienta-se, entretanto, que ainda existe a figura da hierarquia, o CEO e o maestro, por exemplo, são figuras incontestáveis.

Um ponto forte da teoria de Drucker nos remete ao relacionamento entre o maestro e os instrumentistas. Cada um dos 200 músicos de uma orquestra é um especialista de alto nível. Porém, uma tuba sozinha não produz música – só a orquestra é capaz de fazê-lo. E esta toca somente porque todos os músicos têm a mesma parte. Todos subordinam suas especialidades a uma tarefa comum.

Como a organização moderna é uma organização de especialistas do conhecimento, ela precisa ser uma companhia de iguais, de colegas e associados. Nenhum conhecimento é considerado acima de outro. A posição de cada um é determinada por sua contribuição para a tarefa comum e não por alguma superioridade inerente.

A rigor, a ideia de uma área sintonizada com as outras é elementar. A postura das empresas caminha nessa direção. A questão, nos tempos modernos é saber como se obtém essa orquestração.

Assim como a orquestra, a empresa é feita de grandes talentos que precisam “executar” em sintonia e, ao mesmo tempo, com motivação interna e inspiração.

  1. ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – OSESP

        Sua história começa no ano de 1953, quando iniciou seu funcionamento, antes mesmo de ser criada pela Lei nº 2.733 de 13/09/1954 promulgada pelo então governador do Estado de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (277.2 Kb)   docx (68.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com